Carteira de Criptomoedas: como começar a sua

Carteira de Criptomoedas: como começar a sua

luisa-pires

18 MAR

3 MIN

Carteira de Criptomoedas: como começar a sua

Quando se trata especificamente de uma alocação de carteira de criptomoedas, isso significa dizer as porcentagens de suas participações globais de portfólio que estão em diferentes moedas.

No artigo de hoje, vou dar minha opinião pessoal sobre a alocação de portfólio. Mas, tenha em mente que não há maneira certa ou errada de fazer isso. Tudo se resume às suas preferências pessoais.

Quanto do seu portfólio global de investimentos deve entrar em criptoativos?

A verdade é que ainda estamos muito adiantados no ciclo geral de mercado de criptomoedas. E muitas pessoas não entendem isso. Ou estão com medo, devido a alta volatilidade.

Contudo, muitas vezes nem sabem como comprá-lo, porque ele não (ainda) aparece em suas contas de corretagem como algo para adquirir. Então, a maioria das pessoas não possuem criptomoedas, o que seria uma alocação de 0%.

No entanto, acredito que estamos em um ponto agora onde é simplesmente inteligente manter pelo menos uma pequena parte da alocação do seu portfólio em criptoativos. Agora, quanto a isso você precisa decidir. A maioria diz para mantê-lo pequeno, talvez algo entre 1 a 5% do seu portfólio global em criptomoedas.

Jim Cramer disse recentemente em seu programa Mad Money que ele recomenda cerca de 5% em ouro e cerca de 5% em Bitcoin.

A maioria das pessoas que são investidores, gestores e planejadores financeiros, por algum tempo normalmente não recomendarão mais do que cerca de 5% de exposição aos mercados cripto. O suficiente para ser capaz de lucrar com isso, mas pequeno o suficiente para respeitar a volatilidade e imprevisibilidade do mercado sem potencialmente deteriorar seu portfólio global.

Então, estou muito confortável concordando com pessoas como Cramer em dizer que você pode ter cerca de 5% da sua carteira de criptomoedas. Se você é mais jovem, mais confortável com o risco, então talvez vá mais alto do que isso. No final, você tem que ir com o que você está confortável. Nunca invista mais dinheiro do que poderia vir a zero.

Como começar a montar sua carteira de criptomoedas?

Quão tolerante ao risco você é?

Em primeiro lugar, é preciso uma certa tolerância ao risco para se sentir confortável em ter uma carteira de criptomoedas. A classe de ativos é nova, certamente tem algumas lombadas à frente, e é bastante volátil. Se você prefere a abordagem lenta e constante, e a ideia de perder algum dinheiro só te deixa doente, recomendo 1% do seu patrimônio.

Para investidores de cripto menos tolerantes ao risco, recomendo que sua carteira de criptomoedas fique apenas com Bitcoin e Ethereum. Ambos os projetos são bastante comprovados. Embora ninguém possa garantir nada, acho que a adoção no mercado dessas duas moedas lhe dará tanta estabilidade quanto você pode esperar no mercado de criptomoedas.

Agora, alguns investidores de cripto são mais tolerantes ao risco. Quanto maior a sua tolerância ao risco, mais você pode querer dedicar sua carteira de criptomoedas às altcoins. Normalmente essas altcoins são mais novas e têm market cap mais baixos. Mas, alguns têm potencial para serem grandes projetos e transformar pequenas quantidades de dinheiro em quantias maiores.

O ponto é que eles também poderiam se transformar em um belo nada. Então, você precisa fazer a sua lição de casa nessas moedas antes de decidir colocá-las na sua carteira de criptomoedas. Fiz um artigo sobre as altcoins que acho interessante para esse ano, você pode conferir quando terminar esse artigo.

Assim, como ficaria a carteira de criptomoedas desse investidor?

Dentro das suas escolhas de altcoins é importante ter esses segmentos: DeFI, Metaverso, NFT e Web3. São temas que veremos muito no futuro e que podem alavancar os seus ganhos mesmo com uma porcentagem pequena no portfólio.

Conclusão

Portanto, como você escolhe fazer isso tem muito a ver com sua estratégia e quão tolerante ao risco ela é. Não há maneira certa ou errada de fazer isso. Espero ter dado alguns caminhos mais simples pelos quais você pode montar sua própria carteira de criptomoedas.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil. Ah, e também temos cursos voltados para criptos, sabia? Clique aqui e conheça!

Por fim, também estamos no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

TC Cripto

Aprenda tudo sobre criptomoedas

E-BOOK

Aprenda tudo sobre criptomoedas

Neste e-book — “Aprenda tudo sobre criptomoedas”, trazemos informações importantes que você precisa saber antes de investir no mercado de criptoativos, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.