Como o Bitcoin pode se beneficiar com a guerra entre Rússia e Ucrânia?

Como o Bitcoin pode se beneficiar com a guerra entre Rússia e Ucrânia?

luisa-pires

25 FEV

3 MIN

Como o Bitcoin pode se beneficiar com a guerra entre Rússia e Ucrânia?

O Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas provavelmente irão desempenhar um papel em ambos os lados do conflito depois que a Rússia lançou uma invasão em larga escala da Ucrânia.

Uma série de novas sanções estão a caminho dos aliados da OTAN, como disse Joe Biden em seu discurso ontem, e já começou a acontecer. O governo britânico bloqueou negócios de dois bancos estatais da Rússia e cinco pessoas ligadas a Putin.

Assim, as restrições bancárias mútuas já estão levando a compra de cripto para cima. Ontem o Bitcoin zerou as perdas da guerra e fechou o dia no positivo, tomando como base as últimas 24 horas.

Bitcoin pode ser uma reserva de valor?

Trazendo reservas e comparando com o ouro, o Bitcoin ainda não pode ser considerado como reserva de valor pelo devido aspecto: o institucional entrou recentemente, então muitos ainda não entendem a função do Bitcoin em si. Nesses momentos, eles consideram o Bitcoin como um ativo de high risk, o que é completamente sem fundamento. Com o tempo, vamos perceber a vol do Bitcoin caindo cada vez mais e a massa entendendo porque o protocolo da cripto deveria se comportar como reserva de valor em momentos de crise.

O impacto das sanções no Bitcoin

Com mais sanções quase certamente a caminho nas próximas horas por parte dos EUA, o New York Times sugeriu que a Rússia poderia recorrer a cripto, ransomware e o rublo digital em uma tentativa de evitar sanções.

Como um rublo digital ainda está muito longe de um lançamento, a cripto convencional é uma avenida muito mais provável, particularmente considerando o fato de que grande parte do hashrate de mineração cripto do mundo está localizado na Rússia. A nação também poderia desviar mais de suas reservas de energia para a mineração cripto.

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia pediu que a Rússia fosse duramente atingida por sanções e fosse cortada da rede bancária SWIFT. Isso praticamente obrigaria a Rússia a utilizar plataformas descentralizadas (DeFi), podendo trazer um pump ainda maior para as criptos. De fato, os dados do Google Trends da Rússia e da Ucrânia mostraram pequenos, mas não insignificantes aumentos nas buscas por “Bitcoin” nas últimas horas.

Além disso, com uma série de medidas temporárias destinadas a salvar a economia ucraniana, o banco central decidiu limitar os saques em dinheiro de contas bancárias a cerca de 100.000 UAH (USD3.390) por dia. O Banco Nacional da Ucrânia ainda fixou a taxa de câmbio, e a bolsa de valores foi interrompida.

Fonte: ABC NEWS

Com todos esses eventos continuando a minar as moedas em toda a região, o Bitcoin foi tendência em vários estados da Europa Central e Oriental nas primeiras horas da última quinta-feira (24/02), como indicado pelos dados de pesquisa do Google para Letônia, Lituânia, Polônia, Rússia e Ucrânia. No entanto, em todo o mundo, o interesse também aumentou nos últimos dias.

Ucrânia

Rússia

Lituânia

Polônia

Mundo

Fonte: Google trends

Conclusão

Cada vez mais, eles entenderam a necessidade da descentralização, principalmente neste período de estresse extremo. O mais importante agora é ter a consciência de que o investimento em criptoativos é para longo prazo, e, por mais que passemos por momentos complicados para nossa “economia real”, agora vemos que nem a guerra acaba com as criptomoedas. Ou seja, isso traz cada vez mais força para esse novo ecossistema econômico que está apenas começando.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil. Ah, e também temos cursos voltados para criptos, sabia? Clique aqui e conheça!

Por fim, também estamos no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe

TC Cripto

Aprenda tudo sobre criptomoedas

E-BOOK

Aprenda tudo sobre criptomoedas

Neste e-book — “Aprenda tudo sobre criptomoedas”, trazemos informações importantes que você precisa saber antes de investir no mercado de criptoativos, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.