O que é uma corretora de criptomoedas?

O que é uma corretora de criptomoedas?

luisa-pires

18 FEV

3 MIN

O que é uma corretora de criptomoedas?

Infelizmente, ainda não é possível comprar criptomoedas através do aplicativo do seu banco. Talvez você até consiga comprar um ETF de criptoativos pela sua corretora do mercado de capitais. Mas uma vez que você decidiu que quer comprar Bitcoin, Ethereum ou outra criptomoeda, você precisará criar uma conta em uma plataforma de negociação, a famosa corretora de criptomoedas (ou exchange), para realizar o swap da sua moeda fiduciária para um criptoativo.

No artigo de hoje, vamos conferir alguns dos principais fatores que você deve considerar na escolha de uma corretora de criptomoedas.

Boa leitura!

O que é uma corretora de criptomoedas (exchange)?

Uma corretora de criptomoedas é uma plataforma na qual você pode comprar e vender criptoativos. Você pode usar exchanges para negociar um criptoativo por outro, por exemplo, convertendo Bitcoin em Ethereum, ou para comprar criptoativos utilizando moedas fiat, como o dólar americano.

As exchanges refletem os preços atuais que o mercado de cripto oferece. Você também pode converter cripto de volta para a sua moeda fiat, ou outra moeda em uma exchange para deixar como dinheiro dentro de sua conta (se você quiser negociar de volta em cripto mais tarde) ou retirar para sua conta do banco.

O que procurar em uma corretora de criptomoedas?

Acessibilidade

O primeiro ponto que você deve olhar na hora de escolher uma corretora de criptomoedas é a acessibilidade. Sua localização pode impedi-lo de comprar e vender criptos em determinadas exchanges devido a regulamentações estaduais ou nacionais. Alguns países, como a China, proibiram os cidadãos de acessarem uma corretora de criptomoedas. No Mercado Bitcoin, por exemplo, você não tem esse problema, pois ela é totalmente regularizada no Brasil.

Segurança

A segurança que uma corretora de criptomoedas pode oferecer também é fundamental na sua escolha. A cripto não é apoiada por nenhuma instituição central, e seu patrimônio em cripto não é protegido da mesma forma que o dinheiro no banco ou investimentos tradicionais. Por isso, certifique-se que a exchange que você vai utilizar cumpra com os pré-requisitos de segurança.

Taxas

As taxas de uma corretora de criptomoedas são mais um fator a se considerar, mas não necessariamente deixe sua exchange que é segura por qualquer outra, isso pode ser perigoso. O Mercado Bitcoin hoje tem taxa zero para suas negociações e conta com uma alta segurança.

Liquidez

Se você planeja comprar, vender ou negociar sua cripto, a exchange escolhida deve ter volume de negociação suficiente para garantir que suas participações sejam relativamente líquidas, o que significa que você pode vendê-las quando quiser. Mais uma vez, este pode ser um exemplo onde o tamanho importa. O Mercado Bitcoin é a maior corretora de criptomoedas da América Latina e conta com uma alta liquidez.

Tokens

Nem toda corretora de criptomoedas oferece cada uma das milhares de criptos que existem. Se você está interessado em uma cripto mais popular como o Bitcoin ou Ethereum, provavelmente você vai encontrar em qualquer exchange que está considerando. Contudo, altcoins com mais potencial, com uma capitalização de mercado muito pequena, ou até as moedas de meme, – as famosas “shitcoins” – você encontra em exchanges grandes que já têm seu espaço dentro do mercado.

Armazenamento

Uma corretora de criptomoedas que permite manter sua cripto dentro de sua conta online pode ser uma boa escolha, especialmente como iniciante. Considere isso na sua escolha.

Informações fiscais

À medida que a situação fiscal evolui em torno das criptomoedas, será muito importante que você certifique-se de que sua situação fiscal e da sua corretora estejam em dia.

Conclusão

Além disso, existem também fatores adicionais que você pode considerar com base em suas próprias preferências, como o suporte ao cliente de uma corretora de criptomoedas, o quão bem você gosta do aplicativo móvel da plataforma e como a troca é fácil de usar em geral.

Contudo, quando se trata de criptomoedas, tomar o tempo para aprender o máximo que puder antes de aplicar algum dinheiro em cripto é uma das coisas mais úteis que você pode fazer. Pense nas estruturas de taxas e medidas de segurança com as quais você está confortável, quais passos adicionais você tomará para armazenar suas moedas e seus objetivos.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil. Ah, e também temos cursos voltados para criptos, sabia? Clique aqui e conheça!

Por fim, também estamos no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

TC Cripto

Aprenda tudo sobre criptomoedas

E-BOOK

Aprenda tudo sobre criptomoedas

Neste e-book — “Aprenda tudo sobre criptomoedas”, trazemos informações importantes que você precisa saber antes de investir no mercado de criptoativos, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.