Metaverso: caminho natural ou moda passageira?

Metaverso: caminho natural ou moda passageira?

leonardo-bruno

25 JAN

3 MIN

Metaverso: caminho natural ou moda passageira?

Você já ouviu falar no Metaverso? Os novos conceitos de realidade virtual deram o que falar no mercado em 2021. 

Mas assim como toda boa “moda”, a novidade explodiu entre os principais nomes do mercado e está tomando forma rapidamente. No entanto, será o Metaverso o caminho natural da economia nos próximos anos ou apenas mais uma moda passageira?

  • O que é o Metaverso?
  • Caminho natural da economia
  • Concluindo

Boa leitura!

O que é o Metaverso?

Primeiramente, antes de falar mais a fundo das consequências do Metaverso na economia em geral, é claro que precisamos defirnir o Metaverso em si, não é mesmo?

O Metaverso é um universo virtual onde as pessoas vão interagir entre si por meio de avatares digitais. Esse mundo será criado a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoedas, etc.

A ideia é que o Metaverso seja uma espécie de Internet 3D, onde comunicação, diversão e negócios existirão de forma imersiva e interoperável.

A principal dificuldade para descrever esse universo está no fato de que ele ainda não existe — mas as gigantes de tecnologia estão investindo pesado para que isso mude em pouco tempo. Um bom exemplo disso é a iniciativa do Meta (ex-Facebook), que mudou de nome graças ao Metaverso, e já está se jogando de cabeça na ideia.

Caminho natural da economia

A premissa de uma realidade virtual me parece completamente utópica. Talvez por toda a “fantasia” criada atrás destes conceitos ao longo dos anos. 

No entanto, o Metaverso tem um potencial diferente do que vimos em filmes como Matrix.

Uma das minhas teorias econômicas favoritas, citada por Joseph Schumpeter, é a do desenvolvimento através da quebra de ciclos econômicos. Parece complicado? Mas a prática não é este monstro de sete cabeças. 

Empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços.”

Joseph Schumpeter.

Em outras palavras, segundo o economista, o grande segredo do mercado, é “quebrar” um ciclo produtivo, trazendo inovação. Acredito que você leitor, vai entender melhor com um conceito prático: por qual motivo compramos um novo Iphone todos os anos?

A resposta, provavelmente é: “este novo modelo é melhor que o antigo”. Ou apenas que a nova versão tem um novo recurso mais interessante. Mas se a Apple (e seus concorrentes) nunca tivesse inovado e criado versões, você provavelmente ainda estaria bem satisfeito com seu primeiro modelo de Iphone.

É a tendência natural dos ciclos econômicos, depender das inovações para quebrar estes ciclos, pelo menos é o que afirma Schumpeter.

A sociedade atual já vive uma realidade tecnológica. E os processos do Metaverso, me parecem como uma ótima ferramenta para romper o ciclo atual, e seguir construindo novas oportunidades para a economia.

Concluindo

Contudo, é claro que não iremos dormir e acordar numa realidade virtual (novamente no melhor estilo Matrix). Mas as mecânicas do Metaverso, tem o potencial de remoldar a maneira que usamos e vivemos na rede.

Um bom exemplo disso, são os jogos Blockchain! Estes jogos, desenvolvidos unindo uma série de novas tecnologias, são o primeiro “gostinho” do que podemos chamar de Metaverso.

As mecânicas unem redes sociais, jogos digitais e criptomoedas, trazendo uma nova maneira de entender e relacionar estas ferramentas que, até então, trilhavam caminhos separados.

Neste processo, foi criada uma demanda até então inexistente por NFTs, assim, criando uma nova e inusitada categoria de investimentos que já movimenta milhões de dólares todos os dias.

No site “Guia do Investidor”, tem uma lista com os games NFT mais lucrativos do momento! Portanto, não deixe de clicar aqui para conferir!

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Graduando em Ciências Econômicas | Redator de conteúdo

Aprenda tudo sobre criptomoedas

E-BOOK

Aprenda tudo sobre criptomoedas

Neste e-book — “Aprenda tudo sobre criptomoedas”, trazemos informações importantes que você precisa saber antes de investir no mercado de criptoativos, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.