O que é Bitcoin? Vale a pena investir?

O que é Bitcoin? Vale a pena investir?

andre-musso

19 NOV

2 MIN

O que é Bitcoin? Vale a pena investir?

Neste texto, vamos falar sobre a criptomoeda mais conhecida, o bitcoin. Para um melhor entendimento desta criptomoeda, o texto está estruturado da seguinte forma:

  • O que é bitcoin?
  • Vantagens frente às moedas fiduciárias
  • Vale a pena comprar bitcoin hoje?
  • Quais os principais fundamentos?
  • Afinal, vale ou não vale a pena investir?

Boa leitura!

bitcoin

O que é o bitcoin?

O bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e independente do atual sistema financeiro. Pense no bitcoin como uma moeda de troca, a qual pode ser usada como meio de pagamento e também reserva de valor. O bitcoin foi a primeira criptomoeda do mercado e funciona a partir do blockchain, uma rede computacional descentralizada e segura.

Mercado Bitcoin

Vantagens frente às moedas fiduciárias

O bitcoin por ser uma moeda descentralizada, não depende dos bancos centrais para a sua circulação e sustentação. Com isso, consegue apresentar características superiores frente às moedas tradicionais, como:

  • Ser deflacionário por definição. Ou seja, existe uma oferta máxima de bitcoin a serem minerados, não podendo existir mais oferta a partir desse ponto;
  • Ser descentralizado e não depender de instituições financeiras;
  • Não sofrer interferência de políticas monetárias por parte dos bancos centrais;
  • Não está sujeito a interferências do governo

Vale a pena investir em bitcoin hoje?

Após a recente alta do bitcoin, muitos investidores têm se perguntado se vale ou não vale a pena investir neste ativo. Uma coisa importante é nunca tomar decisões de investimento com base na variação de preços, principalmente no curto prazo. É interessante sempre tomar sua decisão de investimento com base em fundamentos.

Sendo assim, com base em fundamentos, é possível sim comprar bitcoin para compor uma carteira de investimentos. Porém, acredito que seja um ativo ainda muito arriscado, necessitando um maior gerenciamento de risco ao adicioná-lo na carteira.

Quais os principais fundamentos? 

É interessante pensar no investimento em bitcoin como um investimento em reserva de valor. Este não é um ativo que vai te gerar caixa e distribuir dividendos, mas pode ter uma grande apreciação com o aumento da demanda no longo prazo. Os principais pilares que sustentam os fundamentos do bitcoin são:

  • Descorrelação com os demais ativos
  • Ativo deflacionário por definição
  • Ativo descentralizado e independente do sistema financeiro

Afinal, vale ou não vale a pena o investimento?

Isto é uma resposta que só você pode dizer. O bitcoin pode sim fazer parte de uma carteira de investimentos, mas sempre gerenciando o tamanho da posição pelo risco que você aceita correr. Caso você tenha interesse em comprar bitcoin, dado os fundamentos apresentados, é aconselhável que você comece com uma posição pequena e vá aumentando ao par que se sentir mais confortável.

Além disso, esta criptomoeda é um ativo extremamente volátil, tome cuidado com isso e nunca faça movimentos bruscos. Se quiser comprar este ativo, é interessante que você compre um pouco todos os meses, assim não corre o risco de ter uma grande variação negativa após investir e não ter a possibilidade de comprar mais barato para abaixar seu preço médio.

TC Hub Cripto

Descubra como aproveitar as oportunidades exponenciais e potencializar ainda mais seus investimentos com o TC Hub Cripto, o novo lançamento do TC! Teste 7 dias grátis com 50% de desconto.

Analista do TC Matrix

Aprenda tudo sobre criptomoedas

E-BOOK

Aprenda tudo sobre criptomoedas

Neste e-book — “Aprenda tudo sobre criptomoedas”, trazemos informações importantes que você precisa saber antes de investir no mercado de criptoativos, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.