Cinco aplicativos para acompanhar suas finanças

A tecnologia pode ser uma boa aliada para a organização financeira. Existem diversos aplicativos de finanças pessoais para a gestão do orçamento.
Quem acompanha meus textos no blog do TC já deve percebido a importância que dou para as finanças pessoais. Para mim, essa é a base de tudo relacionado ao dinheiro de uma pessoa. Com um controle e boa gestão das finanças pessoais é que podemos ter a tranquilidade e a condição para investir e se planejar por toda a vida.
Sabendo dessa importância, falei algumas vezes sobre a necessidade de manter o controle dos gastos e dos ganhos. Citei a utilização de cadernos, planilhas ou aplicativos para baixar no smartphone Nesse último caso, existe uma vasta gama de opções para a utilização. Dos mais simples aos mais complexos. Dos grátis aos pagos.
Portanto, a ideia do texto a seguir é elencar algumas sugestões de aplicativos que podem nos ajudar nas finanças pessoais. Elencamos cinco exemplos de aplicativos que podem te ajudar no controle das finanças pessoais. Confira!
- Controle mais prático
- Integração
- Mobills
- Minhas Economias
- Organizze
- Guiabolso
- Fortuno
Boa leitura!
Controle mais prático
Pessoalmente, não tenho uma preferência grande por um dos meios para fazer esse controle mensal. Já usei caderno, planilha e agora estou com um aplicativo de finanças pessoais. O que me atrai é controlar minhas finanças, independente do meio que o faça.
Mas os aplicativos têm uma vantagem para quem sofre com a postergação.
Como estamos quase que 24 horas com o celular ao alcance das mãos, é mais simples e prático para adicionar as movimentações no orçamento mensal. Comprou, anotou. Recebeu, registrou.
Essa é uma boa vantagem para não deixar acumular informação, o que pode tornar a tarefa chata e confusa. Dois pontos que influenciam bastante para que o controle seja feito de forma pouco assertiva e, com o passar do tempo, deixado de lado.
Esse ponto da praticidade é um diferencial grande e um facilitador ainda maior para muita gente. Sem esquecer daquelas pessoas que têm dificuldade em usar o Excel, por exemplo.
No celular, fica mais prático. Além disso, praticamente todos os aplicativos têm uma versão web.
Integração
Mas não é só pela praticidade de poder cadastrar os dados em tempo real que os aplicativos levam vantagem. A tecnologia pode favorecer em outro ponto que gera ainda mais praticidade para o usuário: integração.
Muitos aplicativos têm uma integração com as instituições financeiras, o que permite a captura dos dados de movimentação da conta. Dessa forma, não é preciso lançar tudo o que faz.
Ao movimentar a conta, esta movimentação é lançada automaticamente no sistema do aplicativo financeiro. Bastaria ajustar o tipo de gasto ou receita para que o controle fique ainda mais preciso.
Essa integração é feita com base na senha inicial dos aplicativos das instituições financeiras. Com a senha do Internet Banking, o aplicativo tem acesso à conta no modo visualização. Isso significa que ele pode apenas ler os dados que lá estão, não pode ser feita qualquer movimentação com o dinheiro do usuário.
Essa integração deve ser ainda mais ampla e de forma mais direta com o avanço do Open Banking. Com ela, some aquela etapa que a pessoa precisa acessar o aplicativo para anotar as movimentações.
Se os apps já tinham a vantagem de facilitar o lançamento dos dados, ganha ainda mais vantagem com a possiblidade da integração com a conta corrente.
5 Aplicativos de Finanças Pessoais
Mas vamos agora ao que a maioria espera: as indicações de aplicativos de finanças pessoais.
Mobills
Onde encontrar: App Store e Google Play
É um dos mais completos aplicativos para o controle das finanças. Tem, inclusive, a possibilidade de lançar seus investimentos para que possa acompanhar.
Em relação às finanças, o Mobills permite detalhar receitas e gastos por meio de filtros. É possível criar categorias de receitas/despesas, forma de pagamento e período. Ele também permite faz um planejamento mensal com a possibilidade de acionar alertas ao atingir o valor estipulado.
Ele pode emitir notificações para te lembrar do vencimento de contas e da fatura do cartão de crédito.
Minhas Economias
Onde encontrar: App Store e Google Play
Assim como o Mobills, ele é bem completo, um pouco inferior em termos de funcionalidades, mas mais prático e didático. Com ele você pode avaliar os gráficos de receitas e despesas, fazer comparativos o fluxo, avaliar a evolução ao longo dos meses. Além de ter o saldo das contas que você cadastrar no sistema.
O Minhas Economias também permite que você planeje alguns objetivos. Ao planejar, ele vai te mostrar o quanto precisa economizar por mês durante o período determinado para atingir aquele sonho que foi cadastrado.
Um extra que o aplicativo oferece é a possibilidade de acompanhar notícias e dicas financeiras dentro do próprio sistema.
Organizze
Onde encontrar: App Store e Google Play
Seria repetitivo afirmar que o Organizze tem as mesmas funcionalidades básicas dos outros aplicativos. Mas ele tem um diferencial em relação aos concorrentes.
Com o Organizze é possível fazer a importação das notificações de SMS das movimentações financeiras dos bancos. Assim, fica mais fácil cadastrar as informações. É uma forma de integração com o sistema bancário.
Tem outro ponto que, quem acompanha meus textos, vai lembrar. Sabe aquela separação dos gastos? Ele permite que você separe suas despesas em essenciais e não essenciais.
GuiaBolso
Onde encontrar: App Store e Google Play
Sabe a integração do aplicativo com os bancos? O GuiaBolso é o mais completo nesse sentido. Ele possui a integração com Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Nubank, Santander, Caixa, Original e Banco Inter. É uma mão na roda ter os lançamentos automatizados pelo sistema.
No caso do GuiaBolso, a integração permite fazer ainda mais coisas, como pagamentos e transferências. E, obviamente, é possível utilizá-lo sem fazer a integração e cadastrar todos os dados manualmente.
Fortuno
Onde encontrar: Google Play
Dos aplicativos selecionados, o Fortuno é o único que está disponível apenas no sistema Android. Assim como os anteriores, ele permite o acompanhamento e controle das finanças. Sua vantagem é ter um modelo simples e prático para que tudo possa ser compilado em um único local.
Com o Fortuno é possível juntar diversas contas correntes e poupanças. Com os lançamentos ao longo do mês, o saldo de cada conta é alterado para mostrar a realidade financeira do usuário.

E-BOOK
Aprenda tudo sobre contabilidade
Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.
Artigos relacionados
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.