Cadastro positivo do Serasa: o que é e como funciona?

Você deve saber que todas suas informações de crédito, todo o seu comportamento em relação às dívidas está armazenado e é utilizado – contra ou a seu favor -, não é? Esse histórico de comportamento, quase como um currículo financeiro, é o seu cadastro positivo. Tudo fica atrelado ao seu CPF, que leva em consideração sua pontualidade para pagamentos e comportamentos gerais em relação ao crédito.
O cadastro positivo é algo que existe desde 2011, mas que passou anos sem muita efetividade. Ativo desde 2013, ele teve uma transformação em janeiro do ano passado. Até então, era preciso fazer o cadastro para participar do programa. Uma Lei Complementar, no entanto, mudou o cenário. Autorizado pelo Banco Central, hoje o cadastro positivo pode ser operado por 4 agências de crédito — Boa Vista SCPC, Quod, Serasa Experian e SPC Brasil.
Apostando no viés da inércia, onde tendemos a não nos movimentar, foi feita uma simples alteração no texto: agora é preciso pedir para sair dele. Assim, sem a necessidade de fazer algo para ter a adesão, todos os brasileiros possuem o cadastro. E hoje vamos explicar um pouco mais como ele funciona, elencando o tema nos seguintes tópicos:
- O que é o cadastro positivo
- Como fazer o cadastro
- Vantagens
- Segurança das Informações
- Feirão Limpa Nome
Boa leitura!
O que é o cadastro positivo
O cadastro positivo reúne todo seu histórico de crédito. Quando falo todo, é todo mesmo. Vai desde a conta de energia, passando por água, telefone, luz, gás até empréstimos mais robustos. Ele funciona em sistema de pontuação, onde quem é melhor pagador tem melhor pontuação.
Basicamente é um ranking de melhores pagadores. Quitou empréstimo, subiu algumas posições. Pagou contas em dia, ganhou mais alguns pontinhos. É um campeonato de pontos corridos sem rodada final onde a ideia é honrar os compromissos para continuar bem na fita.
Ficam atrelados ao CPF de cada contribuinte o total financiado, valores das parcelas, pontualidade no pagamento etc. Tudo isso fica à disposição do mercado para avaliar na hora da análise de risco para conceder novos créditos ou alterar algum crédito vigente.
Cadastro positivo: como fazer
Desde a mudança na legislação, não é mais necessário aderir ao cadastro positivo. Seus dados já estão lá. Eles são administrados pelas empresas de crédito, como SPC, Serasa e Boa Vista. No entanto, você não tem toda a sua vida aberta às instituições.
Pelo sistema do cadastro positivo é possível acessar o score de cada cidadão, porém somente a pontuação referente ao comportamento dela em relação ao crédito. O detalhamento dos dados é liberado apenas se a pessoa concordar e autorizar. Inclusive, cada um pode consultar seu histórico.
Por outro lado, caso não queira ter seus dados no sistema, é possível pedir a exclusão. Para isso basta solicitar a uma das empresas de crédito o cancelamento através dos canais de atendimento. Em até dois dias os dados são excluídos de forma gratuita.
Cadastro Positivo: vantagens
O cadastro positivo é uma mudança na mentalidade que os brasileiros tiveram durante muito tempo. Não é difícil conhecer alguém que teve o nome negativado. Esse era um temor constante, ser punido pelos problemas financeiros. Com o cadastro, há uma mudança na lógica. Existe agora a possibilidade de ter o benefício por um bom histórico de pagamentos.
Outro ponto que pode ser favorável a quem adere ao cadastro positivo é a dispensa de comprovação de renda na hora de pedir um crédito. Isso vale muito para quem é autônomo e não tem a garantia ou não tem como comprovar a renda. Com o histórico de pagamentos, a instituição tem condições de avaliar a pontuação de cada pessoa para liberar ou não aquele pedido.
Quem já tem o costume de utilizar crédito pode, por sua vez, ter um outro benefício. Se você paga tudo certinho, honra os compromissos e não tem problema com atraso, pode ser beneficiado com a redução da taxa de juros, já que a instituição pode comprovar que, pelo histórico, não há problemas em relação ao pagamento. Nesse caso, sua taxa de juros deixa de ser feita com base em um risco geral e passa a representar mais fielmente o risco particular de calote.
Segurança das informações
As informações pessoais são passadas da seguinte maneira: as empresas ou operadores de crédito passam os dados para os chamados birôs de crédito gestores do Cadastro Positivo (como SPC e Serasa). A partir daí, empresas do comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviço podem ter acesso a essas informações. Isso para ajustar questões financeiras como falamos anteriormente.
Esse é o procedimento comum em uma operação do Cadastro Positivo. Não há (ou não deve haver) nada além disso. Você pode, inclusive, consultar suas informações e fazer ou pedir para que seja feita qualquer revisão que ache válida. Além da possibilidade de cancelamento da adesão ao serviço.
Feirão Limpa Nome
Como já falamos antes, o Cadastro Positivo é um ponto importante para quem tem e mantém boas práticas de pagamento. Para ter uma posição melhor na pontuação, basta pagar as contas em dia. Quem não tem dificuldade em fazer esse pagamento pode recorrer a renegociações para tentar melhorar a situação.
Nesse texto do ano passado, elencamos diversas dicas para renegociar dívidas com bancos. Uma delas é a ida ao Feirão Limpa Nome Serasa. Ainda não há um calendário disponível para a realização do mutirão em 2021, mas isso não quer dizer que você ficará sem a possibilidade de renegociar suas dívidas.
Através do site do Serasa é possível fazer a renegociação com empresas específicas. Então, releia o texto do ano passado, anote o que é preciso fazer em cada caso e aproveite para começar 2021 dando uma guinada em sua situação no Cadastro Positivo.
Educação Financeira
No TC School você encontra um material simples e descomplicado sobre educação financeira e finanças pessoais. Queremos o desenvolvimento de cada um, do seu jeito, com responsabilidade e segurança.
Olha só esse material bacana com dicas sobre educação financeira para crianças.
Você é capaz de aprender a investir. Estude e conheça mais sobre economia e investimentos. Se liga só, por exemplo, nesse artigo que fala sobre rendimento negativo em renda fixa. Acessa lá!

Jornalista
Planejador financeiro associado à Planejar

E-BOOK
Aprenda tudo sobre contabilidade
Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.
Artigos relacionados
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.