O que é a certificação CGA e tudo sobre a prova

O que é a certificação CGA e tudo sobre a prova

tcschool

25 NOV

3 MIN

O que é a certificação CGA e tudo sobre a prova

Dentre as certificações nacionais, a Certificação de Gestores da ANBIMA (CGA), é a mais importante das certificações criadas pela AMBIMA. Então, quer saber mais sobre a CGA? Neste pequeno artigo, vamos apresentar o básico de como obter a certificação, o conteúdo programático e os custos do processo.

  1. O que é a certificação CGA
  2. Como conseguir a certificação CGA
  3. Inscrições e requisitos da prova para certificação CGA
  4. Estrutura e conteúdo da prova 
  5. Certificação CGA para quem já tem CFA
  6. Custo do exame
  7. Conclusão

O que é a certificação CGA

 A CGA objetiva certificar os profissionais que fazem gestão de recursos de terceiros. Ou seja, estamos falando de pessoas e asset managements que gerenciam os recursos de terceiros: bancos de investimento, fundos de investimento e demais serviços de gestão e alocação de recursos.

Como estes profissionais costumam gerir milhões (e até bilhões) de reais em recursos de terceiros, uma certificação foi criada para atestar o conhecimento do profissional e ajudar a garantir que ele tome as melhores decisões possíveis em favor dos clientes.

Note que esta certificação é diferente das outras certificações ANBIMA, como a CPA 10, CPA 20 e CEA, as quais são indicadas para profissionais que atuam em bancos de varejo e em setores de private banking. A CGA também é diferente da CFP®, por focar na gestão de investimentos institucionais e não exclusivamente em pessoas físicas. Ela difere das certificações CNPI, por lidar com a gestão de recursos, sejam de renda fixa ou variáveis. Neste último ponto, a CGA assemelha-se à CFA® por apresentar um conteúdo programático similar, porém sem o caráter internacional da CFA®.

Como conseguir a certificação CGA 

Para tornar-se um profissional certificado com a CGA, é necessário obter uma média de aproveitamento de 70% na prova. Diferente da certificação CFA, nesta prova não são feitas exigências quanto à atuação profissional ou referências profissionais para realizar a prova. A prova é composta por 60 questões, divididas em 21 temas e subdividida em dois módulos. O tempo máximo de duração é de 3 horas.

Inscrições e Requisitos da prova para certificação CGA

Diferente da prova da CFA®, a certificação CGA não apresenta pré-requisitos de escolaridade mínima. A prova para CGA pode ser realizada em alguns períodos do ano, já que a procura pela certificação não é tão alta.

Estrutura e conteúdo da prova

A prova da certificação CGA é dividida em dois módulos. Abaixo apresentamos a separação atual dos conteúdos em cada um dos exames aplicados e os pesos atribuídos por conteúdo.

Dentro de cada um dos conteúdos exigidos nos dois módulos do exame, existem assuntos que a ANBIMA julga mais importantes para o candidato. Abaixo, temos um resumo dos principais conteúdos cobrados em cada um dos tópicos apresentados anteriormente.


CGA para quem já tem a CFA®

Sabendo que muito profissionais já possuem a certificação CFA®, a ANBIMA decidiu adaptar a prova da CGA para os já certificados com a CFA®. Logo, o profissional que já tem a CFA® pode optar por fazer a Certificação de Gestores ANBIMA para profissionais CFA, que certifica exclusivamente os profissionais que possuem a certificação internacional CFA.

A diferença entre a prova CGA completa e a prova CGA para quem possui a CFA® está no conteúdo. O programa da CGA-CFA é composto por 10 grandes temas: Economia; Análise de Relatórios Financeiros; Finanças Corporativas; Mercados; Renda Variável; Renda Fixa; Derivativos; Ética; Legislação e Regulação; e Investimentos Alternativos.

Neste caso, a prova apresenta 50 questões e 2 horas e 30 minutos de duração máxima. Vale lembrar que o Módulo 2 da CGA é desconsiderado nesta versão.

Custos do exame

A CGA apresenta o maior custo dentre as certificações nacionais. A ANBIMA cobra uma taxa de R$ 549,00 para os associados e de R$ 659,00 para os não associados.

Conclusão

A certificação CGA busca certificar os profissionais que desejam atuar como gestores de recursos em fundos de investimento e gestoras. A CGA é a principal certificação nacional oferecida pela ANBIMA, e apresenta uma ampla quantidade de assuntos cobrados em seus dois módulos de exame.

Similar ao CFA®, a certificação CGA é um salto para os profissionais que desejam comprovar conhecimento em tópicos de economia e métodos quantitativos, avaliação de ações e títulos, finanças corporativas e, principalmente, gestão de carteiras de investimento.

Leia também:

Para potencializar seus rendimentos acesse nosso APP:

Lucas Nogueira
Mestre em Finanças pelo PPGA/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC SChool

A sua escola como investidor

Aprenda tudo sobre contabilidade

E-BOOK

Aprenda tudo sobre contabilidade

Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.