Como se tornar um Conselheiro de Administração certificado

Como se tornar um Conselheiro de Administração certificado

felipe_pontes

03 FEV

8 MIN

Como se tornar um Conselheiro de Administração certificado

Atualmente, para ser Conselheiro de Administração de empresas listadas, em bolsa ou não, basta que você tenha experiência em uma área específica. Além disso, é importante que as pessoas ou empresas que precisam de conselheiros saibam que você existe e que pode contribuir com a empresa. Pelo menos teoricamente.

Contudo, se você for um Conselheiro de Administração certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), ou por outra entidade que tenha o respeito do mercado, suas chances de sucesso na obtenção de uma vaga aumentam.

Mas antes de mais nada, você sabe qual é a função e as habilidades exigidas dos Conselheiros de Administração?

Após a resposta às perguntas acima, o texto ainda é dividido nas seguintes seções:

  • Quais as habilidades exigidas dos Conselheiros de Administração no Brasil?
  • Qual é a remuneração dos Conselheiros de Administração no Brasil?
  • Instituições que emitem certificados para Conselheiros de Administração no Brasil
  • Como é o curso de formação de Conselheiros de Administração do IBGC?
  • Como é a prova para a certificação de Conselheiros de Administração do IBGC?
  • Quais são principais vantagens de ser um conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC?

Boa leitura!

Entenda a função do Conselheiro de Administração nas empresas

O Conselho de Administração (ou Board of Directors) é o órgão máximo da governança corporativa das empresas e, junto com a Diretoria, é um dos órgãos da administração da empresa. Sendo assim, as principais decisões da empresa devem ser discutidas e aprovadas pelo Conselho de Administração, para que a Diretoria, juntamente com os seus colaboradores, possa executar a estratégia definida.

Os Conselheiros de Administração devem, ainda, defender os interesses da companhia, buscando sempre maximizar a aplicação dos recursos, sejam financeiros ou não, além de proteger a empresa contra tomada de decisões que impliquem riscos em geral, inclusive reputacionais.

É importante destacar também que os Conselheiros de Administração não são executivos da empresa. Às vezes eles podem até ser, mas não necessariamente.

Com relação ao funcionamento e escopo dos Conselhos de Administração, cada estatuto social deverá apresentar esta definição. Vamos a dois exemplos?

Conselho de Administração das Lojas Renner:

O Conselho da Lojas Renner (LREN3) pode, por exemplo, conforme seu estatuto social:

  • Fixar a orientação geral dos negócios da Renner (artigo 19)
  • Eleger e destituir os Diretores (artigo 19)
  • Fiscalizar a gestão dos Diretores (artigo 19)
  • Aprovar os orçamentos (artigo 19)
  • Escolher e destituir os auditores independentes (artigo 19)
  • Aprovar o aumento do capital social (parágrafo 1º do artigo 6º)
  • Aprovar a emissão de bônus de subscrição (parágrafo 2º do artigo 6º)
  • Outorgar opções de compra, conforme definido pela Assembleia Geral, aos colaboradores da empresa (parágrafo 3º do artigo 6º)
  • Presidir a Assembleia Geral, na pessoa do presidente (chairman) ou pessoa indicada por ele (artigo 11)
  • Entre outros, que poderão ser conferidos no estatuto social da Lojas Renner (LREN3).

Conselho de Administração do TC Traders Club S.A. (TRAD3):

O outro exemplo é o do TC Traders Club S.A. (TRAD3), empresa da qual eu faço parte do Conselho de Administração. 

As funções são parecidas com aquelas que vimos na Renner (LREN3). Então, vou destacar aqui algumas funções do Presidente do Conselho de Administração (chairman), conforme definidas pelo Estatuto Social do TC (TRAD3):

Perceba que de fato é uma responsabilidade muito grande. Por isso, é importante que o Presidente do Conselho de Administração tenha experiência suficiente para poder suportar estas responsabilidades – inclusive com fortes implicações legais, caso algo saia dos trilhos.

Conheça a composição do Conselho de Administração do TC (TRAD3) no site de Relações com Investidores.

Quais as habilidades exigidas do Conselheiro de Administração?

Segundo levantamento feito com 3 mil empresas listadas no Russel 3000, as 7 principais habilidades dos Conselheiros de Administração são as seguintes:

Uma pesquisa realizada por Artur Carlos das Neves, Paulo Urbani Carvalhinha, Patricia Morilha Muritiba e Sergio Nunes Muritiba, publicada na Revista de Administração de Empresas (RAE) destaca as seguintes habilidades, conforme as “opiniões” de vários pesquisadores e instituições:

Habilidades e competências técnicas e comportamentais dos Conselheiros no Brasil

A pesquisa dos mesmos autores ainda traz quais são as competências técnicas e comportamentais que são mais importantes para os Conselheiros de Administração do Brasil:

Características que prejudicam o desempenho dos Conselheiros de Administração no Brasil

Por fim, os autores ainda destacam quais são as características técnicas e comportamentais que prejudicam o desempenho dos Conselheiros de Administração no Brasil:

Qual é a remuneração do Conselheiro de Administração no Brasil?

Os Conselheiros de Administração normalmente são muito bem remunerados, dada a responsabilidade do cargo e experiência da pessoa.

Veja, por exemplo, a remuneração para empresas do setor de bens industriais, em pesquisa realizada por Luana Cristina Kahl e Letícia Goulart dos Santos Tessmann:

Em 2020, o IBGC divulgou uma pesquisa que mostra a remuneração média anual de R$ 568.943,18 e R$ 47.411,93 por mês.

Houve, inclusive, um forte aumento na remuneração dos Conselheiros de empresas listadas na Bolsa de Valores Brasileira (B3), entre 2016 e 2018, conforme o gráfico abaixo.

Como é composta a remuneração do Conselheiro de Administração?

Ainda conforme a mesma pesquisa do IBGC, a maior parte dos Conselheiros de Administração é remunerada apenas com o “salário” fixo. 

Instituições que emitem certificados ou fornecem formação para Conselheiro de Administração no Brasil

Eu conhecia apenas a certificação do IBGC, mas pesquisando para escrever este texto, encontrei outras instituições que fornecem treinamento para Conselheiros de Administração – mas ressalto que não as conheço:

  • IBGC: fornece tanto o curso de formação de Conselheiros de Administração, como também tem dois tipos de certificações – uma para Conselheiros mais no início da carreira (CCA) e outra para Conselheiros experientes (CCA+). Para fazer a prova de certificação, é necessário ter feito o curso antes (ou um equivalente aprovado pelo IBGC). Na primeira tentativa de passar na prova, não precisa pagar pela inscrição da prova. Particularmente, não gosto da ideia de ter, obrigatoriamente, que fazer o curso para fazer a prova.
  • Fundação Dom Cabral: acredito que este seja o segundo mais conhecido, após o do IBGC. 
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV): tem a marca da FGV em seu curso de Formação para Conselheiros e é basicamente metade do preço do curso do IBGC. 
  • PUC-PR: particularmente, achei bem legal a divisão dos módulos (ou núcleos, como eles chamaram) do curso de Formação de Conselheiros de Administração. São eles: Operacional, Comportamental e Estratégico.
  • Celint: oferecem o Programa de Formação de Conselheiros (PFC), cujo diferencial, segundo o próprio site, é mostrar como buscar oportunidades de atuação, além da formação do Conselheiro.
  • Certificação Internacional de Conselheiros de Administração (PRO.DIR): segundo o site, esta é uma certificação com validade internacional e é composta por 5 módulos.
  • Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS): esta é uma certificação mais voltada para Conselheiros de Entidades Fechadas de Previdência Complementar. A prova pode ser realizada presencialmente ou online.

Como é o curso de formação de Conselheiros de Administração do IBGC?

O curso é muito bom. Valeu cada centavo investido. Muito prático, com Professores muito experientes e a minha turma era cheia de pessoas também muito experientes, que passaram pela Vale (VALE3), Petrobras (PETR4), Banco do Brasil (BBAS3), entre diversas outras empresas importantes de capital aberto.

Eu fiz a versão online, por causa da pandemia, mas não acho que tenha perdido nada para uma versão presencial. Além disso, só consegui fazer o curso porque foi online, dado que eu estava no meio do road-show do IPO do TC.

Como é a prova para a certificação de Conselheiro de Administração do IBGC?

As informações sobre a prova do IBGC podem ser encontradas no site oficial da certificação. É bastante assunto para ser estudado e o curso não prepara necessariamente para a prova, porque o foco do curso é mais prático para a formação do Conselheiro de Administração – então é recomendável que o candidato realmente se prepare para a prova, caso não conheça muito bem os detalhes dos assuntos que são exigidos.

Eu fiz a prova sem estudar. Apenas me inscrevi e fiz, mas fiquei com receio de não passar por causa das questões mais burocráticas e normativas, mas acabou dando certo. Eu estou neste mercado há muitos antes e sou professor de contabilidade e finanças, o que me ajudou bastante.

Na minha prova caíram muitas questões sobre estratégia, análise SWOT, auditoria interna e empresas familiares. Sobre contabilidade, análise financeira e finanças corporativas, eu esperava que caíssem mais questões, mas foram poucas.

Para quem estudou o suficiente, a prova é relativamente fácil e sem pegadinhas. Porém não é muitíssimo bem elaborada, com frequentes erros de português e algumas questões que poderiam ter duas respostas.

No nosso blog nós temos muito material gratuito para quem quiser estudar. Dá uma checada nos nossos materiais! 

Vantagens de ser um Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC

O networking é uma grande vantagem, porque existem comunidades no Linkedin, eventos específicos, sem contar com grupo de Whatsapp entre as pessoas da sua turma. 

Além disso, uma outra vantagem é que existe um banco de currículos. Eu até já usei este banco de currículos para fazer uma pesquisa por alguns nomes para uma questão específica. Mas ainda não fui convidado para nenhum Conselho a partir do Banco de Certificados IBGC.

Por fim, gostaria de destacar também que um Conselheiro certificado pelo IBGC passa um ótimo sinal de qualidade do Conselho de Administração. No futuro, eu já ouvi falar que alguns órgãos reguladores estudam exigir a certificação de forma mais generalizada.

Baixe nosso app grátis! No TC, você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

Além disso, também estamos no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Diretor Educacional do TradersClub

Aprenda tudo sobre contabilidade

E-BOOK

Aprenda tudo sobre contabilidade

Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.