Um dos temas que os investidores podem vir a se questionar é a diferença entre o caixa, equivalentes de caixa e as aplicações financeiras. Pensando nisso, abordaremos no texto de hoje, conforme o CPC 03, os conceitos e as diferenças entre esses itens que compõe o Balanço Patrimonial.

O conteúdo está dividido nos seguintes tópicos:

  • Conceitos e diferenças
  • CPC 03: importância para o investidor

Conceitos e diferenças

Vamos começar pelo conceito mais simples. O caixa, segundo o CPC 03, nada mais é que aquele valor que a companhia deixa na sua conta corrente. Nesse sentido, por não estar rendendo, geralmente acaba sendo um saldo bem “baixo” quando comparado a outros itens do balanço.

O Caixa, geralmente, é composto por dinheiro e cheque, e podem ser:

  • Em mãos;
  • Recebidos e ainda não depositados;
  • Conversíveis em dinheiro imediato.

Já os equivalentes de caixa, segundo a norma do CPC 03, são itens do Balanço Patrimonial que possuem as seguintes características:

  • Conversibilidade imediata do montante em caixa;
  • Risco insignificante de mudança no seu valor;
  • Finalidade de atender compromissos de caixa de curto prazo;
  • Vencimento de até três meses;

Sendo assim, para que uma aplicação financeira seja considerada equivalentes de caixa, ela precisa ter essas quatro características acima.

Abaixo, o exemplo do saldo de Caixa e de Equivalentes de Caixa da Lojas Renner S.A. (LREN3):

Nota-se que a maior parte do saldo da companhia está em equivalentes de caixa e apenas uma pequena parte se encontra em caixa e banco, ou seja, na conta corrente.

Agora, quais são os tipos de aplicações financeiras que não são classificadas nem como caixa e nem como equivalentes de caixa? Simples! São todas as aplicações financeiras que não se enquadram nas características citadas acima.

Além disso, deve-se ressaltar que no caso das aplicações financeiras podem existir as aplicações de curto prazo – que vão ficar no Ativo Circulante – e as de longo prazo – que vão ficar no Ativo Não Circulante.

Abaixo, um exemplo do Iguatemi S.A. (IGTI11), na qual a companhia possui diversas aplicações financeiras que não se enquadram como caixa e equivalentes de caixa e faz a abertura e explicação de cada um desses itens.

Observa-se que em cada um dos tipos temos pelo menos uma das características que faz com que os itens não sejam enquadradas como caixa ou equivalentes de caixa.

CPC 03: importância para o investidor

Neste artigo, apresentamos aos investidores os conceitos de caixa, equivalentes de caixa e das aplicações financeiras. Também buscamos apontar quais são as diferenças entre esses conceitos, algo extremamente necessário já que eles podem ser confundidos.

Conforme o CPC 03 afirma, é de total interesse dos usuários saber como a companhia gera e utiliza o caixa e equivalentes de caixa. Além disso, também permite que os usuários avaliem as mudanças nos ativos líquidos da empresa e sua estrutura financeira.

Esse é mais um conteúdo que ajudará e guiará aos investidores no entendimento dos itens que compõe um Balanço Patrimonial das empresas, contribuindo com aqueles que estão estudando ou avaliando determinada companhia.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

Além disso, também estamos no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Contador e Mestre em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFPB.

Aprenda tudo sobre contabilidade

E-BOOK

Aprenda tudo sobre contabilidade

Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.