Economia: entenda o que é Copom e quais as suas atribuições

Neste texto, falaremos sobre um dos órgãos que mais influenciam a vida dos investidores, o Comitê de Política Monetária do Banco Central ou simplesmente Copom. Assim, para facilitar o entendimento, o texto está dividido nos seguintes tópicos:
- Copom: quais as atribuições desse comitê?
- O que é Selic?
- Próximas reuniões do Copom
- Conclusão
Boa leitura!
Leia mais sobre economia:
- Entenda os conceitos econômicos essenciais
- O tamanho da dívida do governo é preocupante?
- O que é inflação?
Copom: o que é?
De acordo com o Banco Central, o Comitê de Política Monetária (Copom) é um órgão do Banco Central, formado por seu Presidente e diretores, que define a taxa básica de juros da economia, a Taxa Selic, a cada 45 dias. Esse conselho é regulamentado pela Circular n° 3.868 de 19/12/2017 do Banco Central a qual define as principais atribuições desse órgão.
Dessa forma, é possível perceber a importância das decisões do Copom no mundo dos investimentos, já que esse órgão define nada mais nada menos que a taxa de juros básica da economia brasileira: a Taxa Selic.
O que é SELIC?
Primeiramente, gostaria de fazer uma pergunta: você sabe o que a sigla SELIC? Apesar de ser um termo comum no mercado financeiro “Selic para lá, Taxa Selic para cá” muitas pessoas nunca pararam para pensar sobre o que essas cinco letras significam
Dessa forma, o Sistema Especial de Liquidação e Custódia, ou apenas SELIC é um sistema para registro e custódia de transações com títulos públicos federais (títulos do Tesouro e do Banco Central) e depósitos interfinanceiros (Carvalho et al.). Assim, a Taxa Selic, conhecida como taxa de juros básica da economia é definida pela Circular n°2900, de 24 de junho de 1999 como “a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC) para títulos federais”.
Assim, a Selic é a taxa de referência para os bancos no momento de conceder empréstimos e financiamentos. Esse valor indica a taxa média de juros que o Governo brasileiro paga por empréstimos. Dessa forma, quando a Selic está alta, existe incentivo por parte dos bancos para emprestar ao Governo. Com uma Selic mais baixa, os bancos precisam assumir mais riscos para manter a rentabilidade, procurando o consumidor final.
Vale destacar que quanto menor a taxa Selic, menor ficam os rendimentos de aplicações de renda fixa. Assim, os investidores que desejam manter o padrão de rentabilidade precisam assumir mais riscos, principalmente ingressando no mercado de renda variável. Se você ainda não investe, temos um curso gratuito que pode ser acessado aqui.
O que influencia a decisão do Banco Central na hora de definir a Taxa Selic?
Você pode estar pensando: o que influencia o Banco Central a definir o nível da Taxa Selic? Por exemplo, será que o objetivo principal da definição da taxa básica de juros é aumentar o PIB do país?
A resposta é não!
A alteração (para cima ou para baixo) na Taxa Selic visa primeiramente atingir a meta de inflação proposta pelo Banco Central. Apesar de levar vários fatores macroeconômicos em conta, a principal missão do Banco Central é “Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente”. Perceba a parte da estabilidade do poder de compra da moeda, isso significa que o Banco Central deve combater a inflação, ou pelo menos proteger a economia brasileira desse fenômeno econômico.
Próximas reuniões do Copom
De acordo com as informações disponibilizadas pelo site do Banco Central, o calendário de reuniões de 2020 e 2021 já está disponível, é possível encontrar as datas reservadas abaixo. As reuniões acontecem em dois dias, geralmente terças e quartas-feiras, e ao final do último dia de reunião (18h da quarta-feira) os comunicados das decisões são disponibilizados ao público

Fonte: site do Banco Central
Atas de reunião do Copom
Às 8h da terça-feira da semana posterior a cada reunião, uma ata é disponibilizada informando ao público geral os detalhes que levaram o Banco Central a tomar aquela decisão sobre a taxa de juros básica da economia. Por exemplo, a ata da reunião passada está disponível neste link.
Conclusão
Por fim, espero que esse texto tenha ajudado a entender o que é Copom, Selic e como eles influenciam a vida dos investidores. Fiquem ligados que em breve teremos mais textos da série “Economia para investidores”!
Referências
CARDIM DE CARVALHO, F. et al. Economia Monetária e Financeira: teoria e política. Ed. Campus: Rio de Janeiro, 2001.

Analista de conteúdo TC School. Graduando em Economia pela UFPB
Membro do Projeto Quantum e vencedor do Prêmio Calouro Destaque em 2018.

E-BOOK
Aprenda tudo sobre contabilidade
Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.
Artigos relacionados
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.