Depende: sua melhor companheira nas finanças

Depende: sua melhor companheira nas finanças

Depende: sua melhor companheira nas finanças

Durante minha atuação como planejador financeiro, já encontrei muitos cenários diferentes, muitas necessidades diferentes e diversas realidades distintas. Seja no trabalho em conjunto com uma pessoa ou um casal ou nas redes sociais, uma das coisas mais comuns é a procura por ajuda nas finanças.

Muitas vezes, a pessoa já sabe o que quer fazer, mas busca apenas o aval de alguém “especialista” na área. Em outros casos, a pessoa está completamente perdida e busca alguém que possa jogar uma luz sobre a situação. Nesses momentos, inclusive, a palavra do “especialista” é levada em consideração na íntegra. O que for dito será feito do começo ao fim.

Não irei nem entrar na questão da responsabilidade desses casos. Ficarei no que vem antes e que, na maioria das vezes, frustra as expectativas de quem chega com o pedido de uma solução rápida, direta e que possa ser aplicada com ela, mas também com o vizinho, o primo, a irmã e qualquer outra pessoa.

A resposta em todas as vezes é uma só: “Depende”

Isso mesmo. Se tratando de finanças, não há como dar uma resposta definitiva só tendo a pergunta como informação. Compra ou alugar um apartamento? Carro por assinatura, transporte por aplicativo ou carro próprio? Fazer ou não fazer uma festa de casamento?

A lista sobre as dúvidas financeiras nesse tipo é grande. Pode incluir a sua na sequência. A expectativa (e o que se vê muito pela internet) é uma resposta pronta sobre “o que é melhor”. Mas isso não existe. O melhor para mim pode não ser o melhor para você. Isso porque o melhor financeiramente nem sempre é o melhor a ser decidido.

A principal coisa a se levar em consideração são as particularidades de cada pessoa. Estado civil, momento, perspectivas de futuro, planos, capacidade de gasto e de poupança… São muitas variáveis que justificam e reforçam o tão malquisto “Depende”. Pensando nisso, nesse texto você vai encontrar uma discussão sobre:

  • Lado racional
  • Lado emocional

O lado racional

O primeiro ponto observado nas decisões financeiras geralmente é o dinheiro. Na maioria das vezes, a pergunta a ser respondida é “como gastar menos?”.

Entretanto, erroneamente, muita gente responde a responde de forma isolada, toma uma decisão e depois se arrepende. Nesse sentido, como disse acima, o melhor financeiramente nem sempre é o melhor para cada pessoa.

Para decidir sobre o que é mais vantajoso financeiramente entre comprar ou alugar imóvel, fazer festa de casamento ou investir no futuro do casal, ter ou não ter um carro e outras dúvidas deste tipo não é algo muito complicado. Quem tem familiaridade com o Excel consegue montar uma planilha e chegar à decisão de maneira rápida, prática e certeira. Por outro lado, quem não tem essa familiaridade, pode buscar na internet que o que não faltam são exemplos.

Mas essa resposta é apenas uma parte do quebra-cabeça que precisa ser montado. O lado das finanças é importante? Claro. Sem ele não há pagamento. Mas é tudo? Não.

O horizonte financeiro é importante para que você tenha conhecimento do que vai ser gasto, investido ou recuperado em cada cenário possível.

Certamente, é fundamental ter essa noção, pois ela vai te ajudar bastante a chegar à decisão. Sobretudo, você também precisa ponderar outro lado.

O lado emocional

Toda decisão que envolve as finanças carrega consigo um peso emocional. Volte às perguntas que utilizei como exemplo nesse texto. Elas envolvem o imóvel da pessoa/família, o deslocamento diário, os sonhos de uma vida. Não dá para decidir sobre nada disso tendo apenas a planilha como base. O que a planilha nos mostra é uma etapa, mas não a palavra final.

É fundamental que se leve em consideração os desejos de cada um. Quem não se sente confortável em uma casa alugada pode até optar pelo aluguel porque é vantajoso financeiramente, mas dificilmente se sentirá feliz ao longo da vida assim. Claro que desde que a pessoa tenha condição de fazer um financiamento, por exemplo.

Isso pode ser levado para o casamento também. A festa custa um dinheiro absurdo. Mas há quem cresça com aquele sonho de ter uma cerimônia, de achar que o casamento precisa daquele momento para fazer sentido. Não há julgamento, mas sim particularidades.
Elas precisam sempre ser levadas em consideração. Não quer dizer também que a decisão será tomada somente pelo desejo ou pelo sonho de infância. Como falei, trata-se de um quebra-cabeça. A ideia é juntar as duas pontas para ver qual pesa mais na balança.

O peso da subjetividade nas finanças

Não há certo ou errado nesse caso. Esqueça se o influencer disse que você deve fazer isso ou aquilo. O que você precisa é ter clareza dos prós e contras de cada cenário. No caso de um apartamento, o aluguel faz sentido se você reinvestir a diferença dele para a prestação do financiamento. Você terá essa disciplina ao longo dos anos? Terá essa condição financeira?

Deu para perceber que as respostas vão ser sempre individuais? Não há um padrão. Fuja de quem diz que o certo é isso ou aquilo. A partir de agora, adote o “depende” em suas decisões financeiras.

Avalie os dois lados, coloque os pontos fortes e fracos do racional e do emocional e encaminhe sua decisão ciente do que vai ganhar e do que vai perder. Mas acima de tudo, tome a decisão que fará com que você tenha o melhor proveito em cada momento de sua vida.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Jornalista e planejador financeiro

Aprenda tudo sobre contabilidade

E-BOOK

Aprenda tudo sobre contabilidade

Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.