A renda diminuiu com o Covid-19? Veja formas de economizar durante o isolamento

A renda diminuiu com o Covid-19? Veja formas de economizar durante o isolamento

tcschool

06 ABR

2 MIN

A renda diminuiu com o Covid-19? Veja formas de economizar durante o isolamento

O isolamento forçado pode ter nos livrado de uma grande avalanche de infectados com a COVID-19, mas, por outro lado, nos causa preocupação na parte econômica.

Muitos estão sem trabalhar, outros tiveram os ganhos reduzidos, principalmente após a MP do governo que permite a redução da jornada e do salário em 25%, 50% ou 75%.

Contudo, há também os que continuam com os mesmos salários, mas têm de trabalhar de casa. Esses últimos (em situação mais favorável) e todos os outros têm um desafio em comum: evitar o aumento dos gastos em casa.

 

Como economizar com o home office no isolamento social

Fazer home office é o normal neste momento. Se quem tem o salário garantido precisa se preocupar em não gastar demais, imagina quem sofreu algum baque em suas receitas mensais.

Por isso, preparei algumas dicas para te ajudar a economizar neste momento. Um pouco a cada dia pode fazer uma boa diferença durante toda essa quarentena.

Dicas gerais de economia gastos em casa

Boa parte das dicas são aquelas que sabemos do nosso dia a dia. 

  • Apagar luzes ao sair dos cômodos
  • Evitar banhos demorados
  • Fechar torneira ao: escovar dentes, lavar pratos, se barbear

Dicas específicas de economia para o isolamento social e home office

Vamos entrar agora em algumas dicas incidem diretamente neste novo momento, principalmente para quem faz home office:

  • Procure um lugar da casa arejado e com boa iluminação. Assim evita que tenha que ligar lâmpada e/ou ventiladores/ar condicionado
  • Se tiver que acender lâmpadas, procure as fluorescentes ou LED, elas consomem entre 60% a 80% menos que as incandescentes
  • Estar em casa aumenta a frequência com que vamos na geladeira. Evite abrir a porta toda hora e também verifique a vedação das borrachas
  • Tem filhos em casa? Nada de deixar a televisão ligada o tempo todo. Regula horários e tenta fazer uma rotina. Passa atividades pela casa, leitura, brincadeiras no chão.

Não há como manter o consumo de energia, água e gás normais. Eles vão aumentar, é fato. Mas podemos controlar esse aumento. Acredito que essas dicas poderão ajudar a amenizar o baque quando as contas chegarem.

Evite gastos desnecessários

Além das dicas gerais e específicas, como estamos em um período de incerteza, principalmente sobre muitos empregos, evite gastos desnecessários.

Mantenha só aquelas compras essenciais. Nada de ver uma promoção na internet (se as lojas estão fechadas, só resta o e-commerce), e sair comprando porque está barato. 

Apenas compras essenciais, afinal não sabemos quanto tempo isso tudo vai durar e como será cada emprego daqui para frente. Melhor se precaver.

Ah, e se for sair para comprar algo, dê preferência ao comércio local. Esses comerciantes serão os que mais sofrerão e precisam de nossa ajuda!

Boa sorte!

 

isolamento
Raphael Carneiro
Jornalista e investidor
Trabalha com educação e planejamento financeiro. Possui certificação em Gestão de Finanças Pessoais e atua no mercado financeiro brasileiro há cinco anos

A sua escola como investidor

Aprenda tudo sobre contabilidade

E-BOOK

Aprenda tudo sobre contabilidade

Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.