Independência financeira é mais do que você imagina

Independência financeira é mais do que você imagina

tcschool

20 ABR

2 MIN

Independência financeira é mais do que você imagina

Independência financeira: essa é a busca de dez entre dez investidores iniciantes. É, também, a busca de grande parte dos brasileiros, mas que não sabem muito bem qual é esta independência financeira que buscam.

O que é independência financeira?

Vamos testar.

Pense por dez segundos: para você, o que é independência financeira?

Não sei se vai ser a sua resposta específica, mas muitas pessoas pensam independência financeira como a busca por juntar patrimônio suficiente para parar de trabalhar e viver apenas dos rendimentos.

Acertei?

Mas a independência financeira, aquela que no fundo lhe dá liberdade, não é apenas isso. O conceito muda um pouco. Vamos lá!

Tendemos a achar que atingir a independência financeira é ganhar dinheiro suficiente para parar de trabalhar por toda a vida. Foi também meu pensamento durante muito tempo. Mas, no fundo, a ideia de atingir a independência  é ter a liberdade para escolher o que fazer, quando fazer e como fazer.

Isso, de fato, é ter independência e liberdade plena!

Liberdade financeira

Para entendermos melhor o conceito

Gosto sempre de utilizar exemplos reais porque fica mais fácil o entendimento. Seguindo nesta lógica da liberdade, vemos diversos milionários e bilionários na ativa.

Quantas vezes você não se pegou falando ou ouviu alguém dizendo algo do tipo: “Fulano tem tanto dinheiro que não sei por que ainda continua trabalhando…”?

Não que eles não tenham dinheiro. Muito pelo contrário. Às vezes, eles têm mais dinheiro do que muitos países, mas continuam trabalhando. Cada um com seus objetivos, cada um com sua inspiração.

Contudo, essas pessoas com a liberdade financeira trabalham por vontade própria. Eles têm a liberdade para falar o que querem e o que não querem fazer.

Dessa forma, como eles têm independência financeira, podem, inclusive trabalhar uma semana sim, duas não. Caso decisão adotar esse regime de trabalho, não mudaria o orçamento de nenhum deles. Mas, no lugar de enxergar isso, muitas pessoas preferem ter preconceito com dinheiro.

Veja mais sobre isso no vídeo abaixo:

Considerações finais

Liberdade para fazer o que quiser deve ser o plano de quem quer no fundo a independência financeira. Poder escolher qual trabalho aceitar e quando fazer.

Desta maneira, a ideia é que você continue trabalhando, mas não seja dependente desse trabalho para pagar as contas mensais.

Suas contas mensais chegarão com certeza, mas com a independência vem também a certeza de que haverá dinheiro suficiente para pagá-las, quer você trabalhe ou não.

Educação Financeira

O TC School tem um material simples e descomplicado para te ajudar com a sua educação financeira e finanças pessoais. Queremos o desenvolvimento de cada um, do seu jeito, com responsabilidade e segurança.

Olha só esse material bacana falando sobre educação financeira.

Você é capaz de aprender a investir. Estude e conheça mais sobre economia e investimentos. Se liga só, por exemplo, nesse artigo que fala sobre rendimento negativo em renda fixa. Acessa lá!

E não deixe de conferir também nossos textos sobre fundos de investimentos!

Raphael Carneiro
Jornalista e investidor
Trabalha com educação e planejamento financeiro. Possui certificação em Gestão de Finanças Pessoais e atua no mercado financeiro brasileiro há cinco anos

A sua escola como investidor

Aprenda tudo sobre contabilidade

E-BOOK

Aprenda tudo sobre contabilidade

Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.