Tese de investimento: o que é e principais parâmetros

Tese de investimento: o que é e principais parâmetros

gustavo-marques

28 ABR

3 MIN

Tese de investimento: o que é e principais parâmetros

Onde você quer investir? Qual retorno você deseja ter? Qual segmento de mercado é seu preferido? Todas essas questões podem ser esclarecidas quando o investidor montar a sua tese de investimento.

Não adianta apenas ter uma plataforma de investimento e conhecimento básico de aplicações. Para ser assertivo e atingir bons resultados é necessário pensar nos detalhes. Dessa forma, o investidor pode seguir uma linha de raciocínio que caminhe lado a lado com seu perfil de investidor para ter sucesso no mundo dos investimentos.

O que é uma tese de investimento?

Uma tese de investimento é um conjunto de parâmetros usado para definir uma linha de ação de um investidor. Com uma tese de investimentos bem estruturada, o investidor pode encontrar os ativos mais indicados para o seu perfil e alcançar os resultados esperados.

Ao montar uma tese de investimento, o investidor define o tipo de ativo, o nível de risco que deseja assumir, qual segmento de negócio ou investimento que ele prefere escolher para cada um de seus objetivos.

Após o processo, os investimentos passam a ser galgados não só por perfil, mas por argumentos que ajudem a identificar oportunidades de negócio. Com isso, é possível dar direcionamento aos investimentos para obter melhores resultados.

Quais são os parâmetros essenciais de uma tese de investimento?

Elaborar uma tese de investimento é importante para definir os objetivos no curto, médio e longo prazo. Existem alguns parâmetros que devem ser considerados ao montar a sua tese, confira quais são os principais abaixo:

Tamanho do Negócio

Um dos fatores a se considerar é o tamanho do negócio. Deve ser analisado por diversos tipos de investidores, principalmente pelos que investem em renda fixa ou são investidores-anjo.

Geralmente, o tamanho de um negócio é medido pelo faturamento mensal e anual da empresa. Dessa forma, se você procura por ações de empresas, fundos de investimentos ou aplicações em startups, você precisa considerar este parâmetro para montar a sua tese de investimento.

Capital a ser investido

Outro parâmetro importante é definir o valor mínimo e máximo para ser investido. É fundamental entender qual valor você poderá investir e como irá alocar os seus recursos em diferentes aplicações.

Segmento de mercado

Também é importante considerar quais são os melhores segmentos de mercado para o seu perfil. Dessa maneira, você deve dar preferência a segmentos que você já esteja familiarizado ou aos mais acessíveis ao seu perfil de investimento.

Risco

Qualquer investimento conserva níveis de risco. Por isso, é importante compreender qual deles você está disposto a aceitar. Deve-se considerar que quanto maior o potencial de retorno, maiores são as ameaças. Esse entendimento facilita a compreensão do tema.

Gestão

Como e por que seus investimentos serão geridos? Avaliar o nível da administração de possíveis investimentos é essencial para escolher os melhores ativos do mercado. Além de procurar por aplicações com gestão responsável e que se encaixem no seu perfil de investimentos.

Tese de investimento x perfil de investidor

Muitos podem achar o conceito parecido, mas uma tese de investimento é algo muito mais completo do que a definição de um perfil de investidor. Em termos básicos, o perfil de investidor é uma forma de definir o risco e a rentabilidade buscada pelo investidor.

Já uma tese de investimentos é uma estratégia aprofundada da atuação como investidor no mercado. Tanto que são envolvidas uma série de parâmetros definidos não só pelo perfil do investidor, mas também por seus objetivos e conhecimento de mercado.

Agora que você já sabe que uma tese de investimento pode ser uma forma crucial de melhorar seus investimentos, é hora de montar a sua. Considere os principais parâmetros, entenda-se como investidor e delimite sua tese com assertividade para alcançar os seus objetivos.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Redator SEO

Aprenda tudo sobre contabilidade

E-BOOK

Aprenda tudo sobre contabilidade

Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.