
A Vamos (VAMO3) é uma companhia de locação de longo prazo de caminhões, equipamentos e máquinas. Ao todo, a Companhia possui uma rede com 42 lojas de concessionárias de caminhões, lojas de máquinas e equipamentos agrícolas com cobertura nacional.
Neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa Vamos (VAMO3), elencando os seguintes pontos:
- História da Vamos (VAMO3);
- O que faz a companhia;
- Modelo de Negócios;
- Governança Corporativa;
- Gráfico das ações VAMO3 na Bolsa de Valores; e
- Como analisar a empresa.
História da Vamos (VAMO3)
A companhia Vamos (VAMO3) cresceu dentro do Grupo JSLG3 nos anos de 1950. Seus negócios começam a partir do transporte de cargas em geral. Apenas na década de 1990, a companhia faz seu primeiro contrato de locação e passa a atuar com contratos de locação de Caminhões e Equipamentos.
Em 2015, a companhia foi constituída como uma sociedade limitada sob a denominação de JSL Locação de Máquinas e Veículos Pesados Ltda., tendo como atividade principal a locação de máquinas, veículos e equipamentos pesados, com ou sem condutor, além da prestação de serviços de gerenciamento, gestão e manutenção de frota, tanto preventiva quanto corretiva.
Em 2016, a JSL Locação de Máquinas e Veículos Pesados Ltda faz a aquisição de duas companhias, a J.P. Tecnolimp e a incorporação de ativos e passivos oriundos da cisão parcial da Movida Gestão com a Terceirização de Frotas S.A.
Em 2017 a companhia é parcialmente cindida, alterando sua denominação social para Vamos Locação de Caminhões, Máquinas e Equipamentos, além da mudança do tipo societário, se transformando numa sociedade por ações. Finalmente, em 2019, a empresa obtém registro de companhia aberta perante a CVM.
O que faz a Vamos (VAMO3)
A Vamos (VAMO3) é líder nacional no setor de locação de caminhões, máquinas e equipamentos, com uma frota de 14.015 ativos em 30 de setembro de 2020. O prazo médio dessas locações é de 60 meses de duração.
As atividades da companhia envolvem:
- Compra e venda de ativos;
- Locação de ativos; e
- Manutenção dos ativos.
Das 42 lojas espalhadas pelo Brasil (majoritariamente Sudeste e Centro-Oeste), 14 são concessionárias de caminhões e ônibus da marca VW/MAN (responsável por 29% do market share no mercado nacional), 15 concessionárias de máquinas e equipamentos da marca Valtra e 2 concessionárias da marca Komatsu (9,4% de market share), além de 11 lojas de seminovos.
No 3T20, a companhia contava com 270 clientes em sua carteira e 600 contratos de locação ativos, o que representa uma alta de 84% e 54%, respectivamente, comparado à 4T19.
Modelo de Negócio da Vamos (VAMO3)
O modelo de negócios da Vamos conta com:
- Serviço de locação de caminhões; máquinas e equipamentos e serviço de manutenção;
- Venda de caminhões, ônibus, equipamentos e máquinas através de concessionárias e lojas de seminovos.
O segmento de Locação da Companhia foi responsável por 92% do EBITDA gerado em 3T29. Sua frota conta com 11.680 caminhões e similares, além de 2.335 máquinas e equipamentos, totalizando 14.015 ativos. Esse serviço é prestado de forma exclusiva pelo “Portal do Cliente”. O hotsite também funciona como um hub para agendamento de serviços de manutenção, controle de frota por região, quilometragem rodada, custo de avaria, etc.
Atualmente, dos 600 contratos de locação, 39,4% é destinado ao setor do Agronegócio, 14,8% ao setor de Energia, 9,1% ao setor de Limpeza Urbana, 19,2% ao setor de Transporte e 17,5% para Outros.
Já no segmento de venda, a Vamos conta com 42 lojas e concessionárias, as quais foram responsáveis pela venda de 1.454 seminovos, 3.003 caminhões novos vendidos pelas lojas VW/Man e 595 Máquinas e Equipamentos vendidos nas lojas Valtra.
As duas frentes de negócio da Vamos (VAMO3), permitem gerar “sinergia”, pois a companhia consegue comprar os ativos a um valor descontado – devido a quantidade, prestar o serviço de locação e depois, ao fim do ciclo de contrato, vendê-los em suas lojas de seminovos, o que permite uma alta rotação para seu estoque (vale a pena analisar a Demonstração de Fluxo de Caixa para identificar quanto da Captação de Capital de Terceiras está financiando a Compra de Ativos para destinar a Locação).
Estratégia da Companhia
Atualmente, a companhia Vamos possui estratégias que visam:
- O crescimento orgânico através da expansão de sua base de clientes e áreas de penetração;
- O crescimento não-orgânico através de aquisições estratégicas; e
- Potencializar a sinergia (cross-selling) entre os segmentos de negócio.
Governança Corporativa
Gráfico das ações VAMO3 na Bolsa de Valores

Fonte: TC Matrix
Como analisar a empresa
Receita
A Receita Contratada da Vamos (VAMO3) possui uma baixa concentração por cliente. Os 5 maiores representam 12% da Receita Contratada, seguido por 10 maiores com 19%, 20 maiores com 29%, 30 maiores com 35% e 50 maiores com 44% da Receita Contratada.
O segmento de Locação de caminhões, máquinas e equipamentos representou 55,38% da Receita Líquida da Companhia em 2020. Sendo o restante (44,6%) referente ao segmento de Concessionária (venda de ativos).
Já no Lucro Líquido, o segmento de vendas ficou com apenas 11,71% do total, mostrando o quanto a margem nesse segmento é inferior ao segmento de serviços.
Custos e Despesas
Apesar de possuir um Imobilizado significativo, como a empresa o utiliza para o serviço de locação para posterior venda do ativo, seus custos são majoritariamente Variáveis, o que diminui a Alavancagem Operacional da companhia e a torna menos arriscada.
Ativos – Balanço Patrimonial
A Companhia mantém um saldo em Contas a Receber insignificante, haja visto o prazo e valor dos contratos de longo prazo. A maioria está em Aplicações Financeiras, o que implica dizer que a Companhia deve fazer a gestão do seu Capital de Giro de forma eficiente.
Além disso, no Não-Circulante, a conta de Imobilizado é mais presente, com cerca de 62% do Ativo total da empresa.
Passivos – Balanço Patrimonial
A conta de Fornecedores da Vamos (VAMO3) mais que dobrou no último período de balanço, o que se justifica pelo aumento da frota da companhia nos últimos anos.
Além disso, o perfil da dívida melhorou, diminuindo a obrigação de curto prazo e levando para o longo prazo. Cerca de 73% do Capital da empresa é financiado por terceiros, o que pode significar um risco caso a empresa venha a não honrar com suas obrigações.
Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

E-BOOK
Tudo o que você precisa saber sobre IPOs
Neste e-book — "Tudo o que você precisa saber sobre IPOs", trazemos todas as informações que você precisa saber para entender sobre a abertura de capital de uma empresa no mercado financeiro.
Empresas relacionadas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.