Arbitragem nas ofertas de FII's: como funciona?

Arbitragem nas ofertas de FII's: como funciona?

artur-losnak

17 JAN

3 MIN

Arbitragem nas ofertas de FII's: como funciona?

No artigo de hoje, vamos apresentar a definição de arbitragem e como ela funciona nas ofertas. Em suma, seria a obtenção de lucro sem risco.

Mas, antes de tudo, deve ser ponderado que em ações temos uma arbitragem bastante conhecida: arbitrar preço entre bolsas. Desse modo, a ação da Vale negociada nos EUA (NYSE) é basicamente a mesma ação da Vale negociada no Brasil (B3).

Isso significa que, supondo dólar constante, se a ação da Vale na NYSE estiver caindo e a ação da Vale na B3 estiver subindo, há oportunidade de arbitragem: comprar o ativo mais barato e vender o mais caro. Em algum momento deverá ocorrer uma correção e ambas irão cair/subir o mesmo montante. 

A princípio, essa é uma arbitragem de fácil identificação, muitas pessoas já programaram robôs para monetizar essas oportunidades.

  • Em ofertas de FII’s, como isso funciona?
  • Mas há algum risco relacionado a isso?
  • E se a oferta for cancelada?
  • O que é flipagem?
  • Concluindo

Boa leitura!

Em ofertas de FII’s, como isso funciona?

Nas ofertas de fundos imobiliários é comum o investidor ter preferência na compra das novas cotas. E, para viabilizar a oferta, o preço costuma ser abaixo do que está sendo negociado no mercado. 

Então, você pode participar da oferta a um preço mais baixo que consegue vender a mercado, gerando uma oportunidade de lucro ao arbitrar esses preços. 

Mas há algum risco relacionado a isso? 

De antemão, quando você entra em uma oferta, você adquire direitos, não a cota em si. Em algum momento, caso a oferta seja bem-sucedida, o direito vira efetivamente a cota. Em consequência, enquanto isso, você deixa de receber os rendimentos que os cotistas atuais irão receber.

No entanto, quando você vende as cotas você pode ter de pagar imposto de renda pelo ganho de capital auferido.

Então há imposto de renda sobre o ganho de capital das cotas e passar uns meses sem receber rendimentos. Para efetivamente descobrir se há oportunidade de lucro na arbitragem é necessário levar esses dois fatores em conta. 

Existe o risco de o gestor comprar ativos que não necessariamente gerem valor ao fundo, o que pode ser prejudicial ao investidor no longo prazo. Por isso focamos mais na geração de valor do que na possível arbitragem ao recomendar participação nas ofertas. 

E se a oferta for cancelada? 

Porém, a oferta é cancelada por momento adverso do mercado e/ou o fundo não conseguir captar o suficiente para atingir o seu montante mínimo.

Se isso ocorrer, provavelmente o preço do fundo imobiliário caiu muito e você deve conseguir recomprar a um preço mais baixo que tinha vendido anteriormente. 

O que é flipagem?

Do outro lado, flipagem seria participar de uma oferta e vender assim que possível para auferir lucro. 

Contudo, o grande risco da flipagem é todo mundo querer fazer isso, termos muitos vendedores no início das negociações do papel e o preço cair muito. O lucro em potencial acaba se transformando em um prejuízo.

Concluindo

Por fim, devemos compreender que há estratégias de curto prazo para a obtenção de ganho de capital no mercado de capitais que podem ser perfeitamente aplicadas nos fundos imobiliários.

No entanto, há riscos que a envolvem. Logo, a recomendação é que sejam realizadas por investidores mais experientes ou, então, com a ajuda de um profissional.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Head de Fundos Imobiliários na TC Matrix.

Aprenda tudo sobre Fundos Imobiliários

E-BOOK

Aprenda tudo sobre Fundos Imobiliários

Quer saber como investir em fundos imobiliários? Neste ebook vamos fazer uma introdução aos fundos imobiliários, os chamados FIIs.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.