Ação nominativa

Ação nominativa

O que é ação nominativa?

Ação nominativa, como o próprio termo indica, é a ação que consta o nome do proprietário. Ao contrário das ações escriturais, nessa modalidade, os ativos indicam nominalmente o dono de cada uma delas ou do conjunto. 

Ilustração de homem escrevendo representando ação nominativa

Como identificar uma ação nominativa

Identificar uma ação nominativa, é bem simples. Além de ser o único tipo aceito nos registros de titularidade, essas ações exigem apresentação de documentação da pessoa física e registro expresso através de cautela ou certificado no Livro de Registro de Ações Nominativas. Em circulação no mercado, ainda existem outros tipos de ações relacionadas aos registros de documentação, como as ações escriturárias.

Como funcionam ações nominativas

O investidor envia uma ordem de compra da ação. A partir daí, é feito o registro de titularidade, a emissão do certificado ou cautela e o registro no Livro de Registro de Ações Nominativas da empresa, onde é esperado que a marca mantenha um inventário atualizado de quem são os cotistas ativos, assim como a quantidade de cotas de cada um, além de outras informações relevantes relacionadas aos investidores e posses da empresa.

Artigo sugerido

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

School Categoria Glossario

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.