Ação ordinária (ON)

Ação ordinária (ON)

O que é ação ordinária?

A ação ordinária é uma parcela do capital social da empresa. Podem ser adquiridas, de forma nominal, com o registro no Livro de Registros de cada companhia. São utilizadas tanto nas companhias de capital fechado, quanto nas de capital aberto. O grande diferencial das ações ordinárias é que essas dão direito a voto aos seus titulares, e assim, podem ter participação nas decisões da empresa e na escolha de quem as administra.

Ilustração de pessoa com símbolo de certo para representar ação ordinária

Como identificar uma ação ordinária

As ações ordinárias, assim como as ações preferenciais, são uma categoria de ações organizadas pelo nível de participação dos titulares. No mercado financeiro, a ação ordinária é geralmente reconhecida por levar o sufixo 3 em seus códigos. Por exemplo, o código PETR3 designa todas as ações ordinárias da Petrobrás. 

Como funciona a ação ordinária

A compra desse tipo de ação é diferente nas empresas de capital aberto e fechado. No caso das empresas de capital aberto, é preciso ter conta ativa em uma corretora para efetuar a ordem de compra e finalizar o processo.

Já no caso do capital fechado, a dificuldade para adquirir pode ser maior ou menor, dependendo do relacionamento entre vendedor e comprador. Isso acontece porque cada acionista tem autonomia para negociar as suas ações diretamente, dentro das regras da organização.

Artigos sugeridos:

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

School Categoria Glossario

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.