Beta

O que é Beta

O beta (β ou coeficiente beta) indica se um investimento – pode ser uma ação, um título, uma carteira etc – é mais ou menos volátil que o mercado. Quanto maior o beta, maior a exposição à volatilidade. É utilizado pelo investidor como uma medida de risco.

Como funciona Beta

Se o investidor quiser ações ou fundos com menores exposições ao mercado, deverá buscar betas mais baixos, se quiser aumentar sua exposição às variações do mercado, deverá manter ativos ou portfólios com betas mais altos. Um beta abaixo de 1 pode indicar um investimento cujos movimentos de preço não são altamente correlacionados com o mercado.

Como identificar Beta

Tomemos como exemplo o título do Tesouro dos Estados Unidos, cujo preço não sobe ou desce muito; ou seja, esse instrumento tem um beta baixo. Um beta maior que 1 geralmente significa que o ativo é volátil e tende a subir e descer mais rapidamente que o mercado. Betas negativos são possíveis para investimentos que tendem a diminuir quando o mercado sobe e vice-versa. Existem poucos investimentos fundamentais com betas negativos consistentes e significativos.

Termo relacionado

Artigo sugerido

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

School Categoria Glossario

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.