Dívida líquida

Dívida líquida

O que é

Dívida líquida é o indicador que mostra o grau de endividamento das companhias em relação ao seu patrimônio. Ou seja, a diferença entre quanto ela deve e quanto tem disponível para a quitação. Porém, para as empresas, a contração de dívidas não é um sinal de problemas financeiros. Muitas vezes, algumas companhias enxergam no capital de terceiros a possibilidade de financiar seus próprios projetos. É claro que isso somente é uma saída inteligente, se o lucro gerado pelo projeto for maior que os juros cobrados pelo empréstimo.

Como identificar

Para fazer um gerenciamento mais completo e estratégico das dívidas, as empresas passam a investir no controle monetário e contábil, sendo que a dívida líquida é uma das ferramentas para entender o contexto financeiro da marca e projetar estratégias mais assertivas. Uma dívida líquida bem analisada e devidamente apontada nas demonstrações financeiras pode tornar as ações da empresa mais interessante para os investidores.

Como funciona

Com análises profundas e planejamento a curto, médio e longo prazos, a dívida líquida torna-se um trunfo para os projetos de uma empresa. Desde que os benefícios sejam maiores do que as perdas com os empréstimos, a utilização da dívida líquida como estratégia de crescimento da empresa pode render bons lucros e garantir ações vantajosas para os acionistas.

Termos relacionados:

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

School Categoria Glossario

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.