Indicador EBITDA

Indicador EBITDA

Quando falamos em avaliar os resultados de uma companhia, certamente o indicador EBITDA é considerado. Entenda melhor como ele funciona lendo o artigo abaixo.

Ilustração de homem com dinheiro representando ebtida

O que é o indicador EBITDA

EBITDA é um indicador de resultados que exclui custos que não necessariamente impactam na essência do negócio analisado. A sigla Ebitda, do inglês “Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, ou em livre tradução com a sigla LAJIDA (Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização). E, basicamente, mostra o lucro de uma companhia antes de serem descontados o que a empresa gastou em juros e impostos, e perdeu em depreciação e amortização.

Como Identificar

O indicador é muito utilizado para avaliar o desempenho das empresas de capital aberto. Ele permite ao investidor descobrir o quanto de caixa uma empresa gera com suas atividades operacionais. Geralmente, aplica-se a fórmula:

EBITDA = Lucro Líquido + Juros + Impostos + Depreciação + Amortização. 

Como funciona o indicador EBITDA

A análise EBITDA é utilizada por alguns analistas como indicador para mostrar a realidade financeira da companhia, se há alguma evolução operacional e qual eficácia disso ao longo do tempo.

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

School Categoria Glossario

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.