Índice Imobiliário (IMOB)

Índice Imobiliário (IMOB)

O que é índice imobiliário

Um grande trunfo para os investidores é conseguir “prever o futuro”. E o índice imobiliário (IMOB) é a ferramenta exata para isso. Com o acompanhamento de diversas características do mercado imobiliário e suas ações, o IMOB é um índice que permite visualizar a rentabilidade das ações desse setor e auxiliar os investidores a fazerem operações mais lucrativas.

Ilustração de prédios representando índice imobiliário

Como identificar 

Com informações numéricas, do qual o mercado se utiliza para fazer estimativas e projetar cenários. O IMOB é baseado em diversas atividades, como a taxa Selic, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB/m²), o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Assim, a análise dos indicadores imobiliários ajuda a embasar decisões empresariais, definição de políticas e funciona também como termômetro da dinâmica econômica.

Como funciona o índice imobiliário

Com a possibilidade de medir o comportamento das ações ligadas ao mercado imobiliário, o IMOB, consegue tornar visualizável as altas e baixas de diversos setores que envolvem esse mercado tão rentável.

Artigos sugeridos

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

School Categoria Glossario

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.