Insider trading

Insider trading

Para quem é trader, o insider trading é um termo comum. Você compreende o que é insider trading e quais as consequências dessa prática?

O que é Insider trading

Visando uma rentabilidade superior em curto tempo, alguns investidores acabando usando formas ilegais de gerar lucro em suas carteiras. Uma dessas práticas ilegais é o Insider Trading, que consiste em uma pessoa utilizar informações sigilosas, que não estão abertas ao mercado e nem são acessíveis a outros investidores para operar e obter rendimentos muito mais altos que os esperados.

Como identificar

Existem diversas formas de identificar a prática, mas geralmente fica evidente quando uma empresa lança uma notícia no mercado e a ação dessa mesma empresa sofreu uma forte movimentação nos dias anteriores à publicação. Isso é um forte sinal de que pode ter havido insider trading. Normalmente, quem compra ou vende os papéis não são os funcionários da empresa, pois dessa forma o crime ficaria muito evidente.

Como funciona

A prática é ilegal no Brasil e em diversos países do exterior. Por isso, na maioria dos casos, há alguém mediando essa ordem. Um insider fica sabendo de alguma informação privilegiada da empresa onde trabalha, coloca “laranjas” operando com o próprio dinheiro ou com capital de mandantes, para lançar as ações, vender ou comprar papéis. Dessa forma, tentam despistar as autoridades competentes sobre essa movimentação.

Artigos relacionados:

Confira também:

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

School Categoria Glossario

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.