Mercado a termo

Mercado a termo

Operar na bolsa sem dinheiro, é possível? Com o Mercado a termo, é! Saiba como lendo o artigo abaixo.

O que é o mercado a termo

Imagine que você deseja operar na bolsa e garantir a compra de uma determinada ação, porém, não quer desembolsar o valor total da ação no dia ou está programando uma alavancagem. Com o Mercado a Termo, o investidor pode firmar o compromisso de efetuar a transação financeira para adquirir um ativo com data de vencimento futura. 

Como identificar

O Mercado a Termo, basicamente, é uma operação de compra ou venda de um derivativo com o vencimento em data futura. Por exemplo, hoje é firmado que o derivativo X será vendido ao investidor Y pelo valor que está sendo comercializado no dia presente acrescido de juros, porém, a transação será feita apenas no próximo mês. Isso pode ser uma sacada inteligente se usada de maneira estratégica, e muitos investidores utilizam para garantir a compra de ações que acreditam que estarão valorizadas no futuro.

Como funciona o mercado a termo

A Operação a termo ou Mercado a termo pode ser vantajosa ou desvantajosa, visto que quando firmado o compromisso, não pode ser quebrado. Então, mesmo que o comprador esteja arrependido da compra do ativo no caso de uma desvalorização, ele terá que efetuar o pagamento acordado. Da mesma forma, mesmo que a ação seja valorizada, a empresa precisa vendê-la no preço acordado previamente para o comprador.

Termos relacionados:

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

School Categoria Glossario

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.