Lançador da opção

Lançador da opção

Entenda como são feitas as negociações em opções: Quem é o lançador da opção?

O que é

Investir no mercado de opções é uma escolha que requer muita atenção, pois é um tipo de ativo que oferece risco elevado. Porém, quando bem feito, é altamente lucrativo e pode tornar a carteira do investidor mais segura. 

Quando falamos do mercado de opções, existem alguns termos que precisam ser levados em consideração, como o “lançador da opção”.  O lançador de uma opção é aquele que disponibiliza ao mercado os direitos sobre um ativo. Dessa forma, a opção é negociada mediante preço fixado para uma data futura. O objeto, negociado em pregão, pode ser um ativo financeiro ou uma mercadoria. 

Como funciona

O lançador da opção pode ser um lançador de compra ou de venda. Quando é um lançador de venda de um contrato, ele recebe do comprador um valor monetário a vista, e este valor, é chamado de prêmio no mercado de opções. Porém, caso seja um lançador de compra, ele é obrigado a vender o ativo/objeto para o comprador pelo preço do exercício, que é chamado de strike, até uma data pré-definida. 

Como identificar

O Lançador da opção atua com uma venda a descoberto (ou de forma a operar vendido), e com isso, precisaria arcar com um possível prejuízo caso o lançamento se concretizasse de forma não lucrativa para ele. 

Artigo relacionado:

Confira também:

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

School Categoria Glossario

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.