Operar vendido

Operar vendido

Operar vendido ou em short é uma modalidade utilizada por alguns investidores do mercado. Você sabe o que isso significa?

O que é

A prática de “Operar vendido”, também conhecida como “venda a descoberto” ou “short”, é quando um investidor vende uma ação sem tê-la comprado ainda. E com isso, ele lucra com a queda do valor dessa ação, porque assim, ele venderá pelo valor ofertado no momento, mas comprará no futuro por um valor mais baixo. 

Como funciona

Esse tipo de ação é muito comum no Day Trade, quando um investidor acredita que uma ação começará o dia com um valor alto, e com o passar das horas, desvalorizará. Desse modo, ele “vende” a ação no começo do dia para outro investidor, mas apenas comprará esse ativo no final do dia, quando o preço já estiver mais baixo. Desse modo, o investidor que realmente adquiriu a ação no começo do dia e não a vendeu, terminará a operação no prejuízo, mas o investidor que “operou vendido” estará no lucro.

Como identificar

Para poder operar vendido, ou a descoberto, o investidor precisa verificar a disponibilidade da ação para aluguel no mercado BTC. Dessa forma, ele precisa contatar a corretora e avaliar a disponibilidade da ação que deseja por um período, e paga uma taxa livremente negociada.

Esse tipo de operação é arriscado, pois, além da taxa cobrada pela corretora, ainda existe a possibilidade da ação em questão subir, e nesse caso, o investidor precisa arcar com a compra dela da mesma forma e vendê-la pelo valor inicial que foi ofertado. 

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

School Categoria Glossario

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.