ROA (retorno sobre o ativo)

ROA (retorno sobre o ativo)

O que é ROA?

ROA  é uma sigla em inglês e significa “Return on Assets”, em português usamos o termo “Retorno sobre o Ativo” para designar o indicador que mostra como a empresa é rentável em relação ao total de ativos que ela possui. O retorno sobre ativo consegue mostrar a visão sobre o quão eficiente é a gestão da empresa na utilização dos ativos, com o intuito de gerar ganhos.

Ilustração de dinheiro com duas setas representando o ROA

Como identificar o ROA

Calcular o ROA é razoavelmente fácil, e todos os componentes da análise são encontrados nas demonstrações financeiras da empresa. A fórmula é a seguinte:

Retorno sobre o Ativo = Lucro Operacional / Ativo Total Médio

E, desse modo, o possível investidor pode analisar melhor a relação dos ativos que deseja adquirir e fazer uma compra mais exata.

Como funciona o ROA

Calcular esse retorno geralmente oferece uma visão sobre a alavancagem financeira da empresa, porque ele analisa a dívida na estrutura do capital para a compra de mais ativos. O termo “alavancagem financeira” é sobre o posicionamento da empresa de recorrer ao endividamento externo para financiar ativos, e analisar o returno sobre ativos nesses casos é fundamental para saber se é um investimento rentável ou não.

Leia mais em:

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

School Categoria Glossario

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.