Taxa de payout

Taxa de payout

O que é taxa de payout

Para os investidores que buscam o rendimento através de dividendos ou juros sobre o capital próprio, é fundamental compreender o que significa a Taxa de payout. Essa taxa, basicamente, representa o percentual de lucros que uma empresa destina a dividendos e/ou juros sobre o capital próprio para os seus acionistas. 

Como funciona

Existe um cálculo para definir a taxa payout onde os investidores, normalmente, levam em conta os últimos 12 meses de distribuição de dividendos e de lucro líquido reportado ou o ano de exercício fiscal de uma empresa. A Lei das Sociedades Anônimas garante o percentual mínimo de 25% de payout a ser distribuído em cada período fiscal, podendo a empresa, a seu critério, definir percentuais de payout mais elevados. 

Como identificar

O índice de payout é calculado da seguinte forma: 

Payout = Total de dividendos distribuídos no período/ lucro líquido no período.

Quanto maior o payout, menor será a proporção de retenção de lucros da empresa para utilizar em sua atividade. Do lado oposto, quanto menor o payout, maior a retenção de lucros para que uma empresa invista no financiamento da sua atividade.

Leia também:

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

School Categoria Glossario

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.