Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis

Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis

tcschool

23 JUL

3 MIN

Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis

Neste texto, vamos falar sobre o livro: Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis (2007), do Alexandre Alcântara da Silva. Um livro que busca – e consegue – abordar, de forma objetiva, os principais insights na hora de ler uma demonstração contábil.

Assim, para facilitar a leitura, vamos separar o texto nos seguintes tópicos:

  • Quem é Alexandre Alcântara da Silva
  • Sobre a Obra – “Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis”
  • Análise das Demonstrações Contábeis
  • Quem mais deve se beneficiar com esse livro?

Boa leitura!

Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis

Alexandre Alcântara da Silva

Alexandre é formado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairú de Salvador, na Bahia, e mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC-PRODEMA). Além disso, é auditor fiscal concursado da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia e foi professor do Programa de Pós-Graduação nas áreas contábil, financeira e tributária.

“Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis”

A obra se trata de um livro de pouco menos de 300 páginas, o que o torna razoavelmente curto, sendo separado em quatro módulos:

  1. Introdução;
  2. Preparando-se para a análise;
  3. Análise das demonstrações contábeis;
  4. Estudos de caso; e
  5. Materiais complementares.

Ao todo, o livro contém 19 capítulos, os quais abordam: a evolução da contabilidade, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, de forma cronológica, através das principais normas contábeis de cada período; características fundamentais da contabilidade (CPC 00); estrutura dos demonstrativos contábeis; principais ferramentas e etapas da análise das demonstrações; e estudos dirigidos dos tópicos abordados ao decorrer do livro.

Assim, na minha visão, o livro busca preencher áreas que não vimos em outros livros focados em finanças corporativas, mas em áreas adjacentes à análise das demonstrações, como:

  • As principais ferramentas necessárias para se fazer uma análise (exemplo: sites, portais online e bancos de dados); e
  • Outros relatórios que são tão importantes como as demonstrações financeiras, como Relatório da Administração, dos Auditores Independentes e Parecer do Conselho Fiscal.

Análise das Demonstrações Contábeis

Olhando para a parte do livro voltada para a análise das demonstrações contábeis, temos tópicos bem curtos, os quais são abordados pelos principais temas da análise financeira, os quais são vistos em outros livros do gênero, como:

  1. Análise vertical e horizontal em todas as demonstrações financeiras;
  2. Indicadores e quocientes retirados das demonstrações;
  3. Alavancagem operacional e financeira; e
  4. Necessidade de capital de giro.

Assim, o autor busca, de forma sucinta, explorar as práticas mais comuns de mercado, com o auxílio de quocientes na hora da análise horizontal e vertical, buscando entender as principais alterações da situação econômica e financeira da companhia.

Para isso, ele utiliza múltiplos e quocientes, como: LPA, Dividend Yield, Margens, P/VPA, etc.

Como dito anteriormente, o “extra” do livro são as abordagens a respeito de temas adjacentes à análise, propriamente dita, como o uso de ferramentas no auxílio do cálculo dos indicadores (exemplo: Excel, portal da CVM, bancos de dados, etc.).

Além disso, o módulo de Estudo de Casos e Materiais Suplementares são de extrema valia para estudantes que estão começando a estudar análise das demonstrações contábeis.

Quem mais deve se beneficiar com esse livro?

O livro aborda temas introdutórios na análise de demonstrações contábeis. É interessante a forma de abordagem, simples e de fácil entendimento.

Desta forma, unindo a forma simples e direta da linguagem do autor, com materiais de apoio e casos práticos, a obra se encaixa perfeitamente para alunos da graduação – de administração e ciências contábeis – que estão dando os passos iniciais na análise crítica das demonstrações contábeis.

Daniel Santos
Daniel Santos
Assistente do TradersClub
Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRN. Ex-membro da Liga de Finanças e vencedor do 1º Campeonato de Análise Fundamentalista do TC.

A sua escola como investidor

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.