Livro "Do Mil ao Milhão", de Thiago Nigro

Livro "Do Mil ao Milhão", de Thiago Nigro

danilo-hadek

25 JUN

6 MIN

Livro "Do Mil ao Milhão", de Thiago Nigro

“Do Mil ao Milhão – sem cortar o cafezinho”

Resenha e resumo do livro de Thiago Nigro, O Primo Rico.

O livro “Do Mil ao Milhão – sem cortar o cafezinho”, de Thiago Nigro, criador da plataforma O Primo Rico, tornou-se uma obra de referência para jovens investidores. O livro encontra-se no ranking da Amazon de livros mais vendidos no Brasil.

Com o objetivo de manter o texto organizado e facilitar a leitura, dividimos a resenha do livro “Do Mil ao Milhão – sem cortar o cafezinho” nos seguintes tópicos:

  • “Do Mil ao Milhão – sem cortar o cafezinho”, de Thiago Nigro
  • Conhecendo o Primo Rico
  • Frases de Thiago Nigro
  • Análise e resumo do livro
  • Gastar bem, investir melhor e ganhar mais
  • Conclusão

Boa leitura!

“Do Mil ao Milhão – sem cortar o cafezinho”, de Thiago Nigro

Com a 1ª edição lançada em novembro de 2018, o livro “Do Mil ao Milhão – sem cortar o cafezinho”, de Thiago Nigro, o projetou nacionalmente como um guru sobre poupar dinheiro e investir com inteligência. O livro vendeu mais de 200 mil exemplares e está esgotado.

Do que fala o livro? A obra apresenta a ideia de que ser rico é possível, mas dá trabalho! Dessa forma, o primeiro livro de Thiago Nigro aborda o tema sob três fundamentos essenciais para quem deseja ficar rico: gastar bem, investir melhor e ganhar mais.

Eu gostei do livro no começo da leitura. Muitas dicas são engenhosas, e outras bastante simples. Eu não conseguia parar de ler, também quero ser um milionário, sem cortar o cafezinho, algo que aprecio muito.

Algo bastante interessante no livro do Primo Rico é a proximidade com o leitor. Com histórias pessoais e algumas referências, Thiago Nigro aponta que é possível obter riqueza e aumentar o patrimônio, porém deixa evidente que é preciso ter disposição e estar sempre aberto a aprender e se dedicar a adquirir novos conhecimentos.

Conhecendo o “Primo Rico”

Thiago Nigro sempre se interessou pelo mercado financeiro. Ao completar 18 anos, o jovem ganhou cinco mil reais de seus pais como presente de aniversário. Sem muito conhecimento, começou a investir na bolsa de valores e perdeu praticamente todo o dinheiro em apenas uma semana.

Com o prejuízo, decidiu estudar e fez alguns cursos de análise técnica e fundamentalista no prédio da B3, além de cursos de preparação para certificados como: CPA-20 da ANBIMA, Operador de Mercado de Ações e Agente Autônomo de Investimentos da ANCORD.

Dessa forma, com mais conhecimento e disposto a ajudar outros investidores iniciantes, fundou em 2015 a M. Nigro Investimentos. A companhia chegou a ter 55 funcionários e alguns anos mais tarde, Thiago vendeu a sua parte por um milhão de reais, tornando-se “O Primo Rico” aos 26 anos de idade. Atualmente, é um dos influenciadores financeiros mais relevantes do Brasil, com mais de 4,88 milhões de inscritos no YouTube.

Frases de Thiago Nigro

Preço é o que você paga e valor é o que você recebe. Enquanto não aprendermos que essa diferença existe, estamos fadados a viver uma vida onde jogamos diamantes no lixo, para colocar os restos em cima da mesa.”

Sucesso é nunca ter pressa, mas sempre andar em alta velocidade. Não seja impaciente. O sucesso é um processo, e não algo imediato. Você não pode ter pressa para que as coisas aconteçam rápido, mas, isso não te impede de procurar, sempre que possível, apertar o passo.”

Se você fecha a porta para os erros, automaticamente fecha também para os acertos. O fracasso é uma bênção: ele sempre ilumina o caminho que não deve ser seguido.”

Como conquistar a liberdade financeira

Um dado curioso apresentado no livro é que 99% dos brasileiros, após a aposentadoria, não conseguem manter o seu padrão de vida após deixar de trabalhar. Além disso, 65% da população brasileira investe somente na poupança. Ou seja, os dados corroboram que há um longo caminho a percorrer no que tange às finanças pessoais e educação financeira dos brasileiros, jovens e adultos.

Para Thiago Nigro, a falta de informação sobre o mundo dos investimentos é o grande empecilho para que o brasileiro possa adquirir a sua independência financeira. Dessa forma, é este o propósito do livro, que também virou curso e trata sobre diversos temas:

  1. Diagnóstico estratégico orçamentário
  2. Tomada de decisões do investidor inteligente
  3. A estratégia de investimentos que sobrevive às crises
  4. ARCA: Caixa
  5. ARCA: Ações Brasileiras
  6. ARCA: Ativos Internacionais
  7. Análise de Negócios
  8. ARCA: Real Estate
  9. Como negócios crescem e se perpetuam
  10. Longo Prazo: Como fazer para que seus investimentos se perpetuem por gerações

Gastar bem, investir melhor e ganhar mais

Como diz o autor, “é natural que o tamanho da nossa carteira seja menor do que os nossos sonhos.” No entanto, isso deve ser encarado como um desafio e algo a ser conquistado.

Contudo, muitas pessoas não estão preparadas para atingir este objetivo, seja pela falta de conhecimento em finanças ou até por questões culturais, o brasileiro criou o hábito de parcelar todas as compras sem antes calcular e entender os custos dos juros.

Confira algumas atitudes que podem impedir que você se torne uma pessoa mais rica:

  • Comprar um carro novo e financiado;
  • Ter filhos sem um planejamento familiar adequado;
  • Financiar a maior parte de um imóvel; e até
  • Fazer aquela viagem dos sonhos sem planejamento.

Portanto, é evidente que não será apenas cortando o cafezinho que o jovem conseguirá atingir a meta de ter um milhão de reais. Mas sim financiar mais de 50% de bens de alto valor, como carros e imóveis.

Para Thiago Nigro, é imprescindível que o investidor analise muito bem, sob vários pontos de vista, qualquer tomada de decisão de investimento com grande impacto financeiro nas finanças pessoais. Desse modo, é preciso alguns sacrifícios para seguir o caminho da riqueza:

  • Conforto presente;
  • Equilíbrio;
  • Mediocridade;
  • Vontade de ser querido;
  • Fragilidade; e
  • Perfeccionismo.

Para o empreendedor, para que possamos alcançar a independência financeira, devemos seguir um caminho que pode ser dividido em fases, em uma constante de crescimento e evolução patrimonial:

  • Endividado;
  • Pequeno investidor;
  • Foco no longo prazo; e
  • Liberdade financeira.

Um ponto fundamental no livro “Do Mil ao Milhão – sem cortar o cafezinho”, de Thiago Nigro, é sobre o confronto entre investir e especular. Afinal de contas, você quer ganhar dinheiro investindo ou especulando?

O Primo Rico alerta para os perfis de pessoas que atuam no mercado, como:

  • Aspirante, aquele que costuma deixar o dinheiro na poupança ou na renda fixa, como o Tesouro Direto;
  • Especulador iniciante, aquele que compra ações sem pensar no valor e acaba ficando “viciado” nesse jogo do home broker;
  • Investidor, aquele que compra ações em função dos fundamentos da companhia, faz aportes constantes e pensa na aposentadoria.

Para quem quiser ter na biblioteca, dá para comprar online pela Amazon. O preço é R$ 14,90.

Conclusão

O livro “Do Mil ao Milhão” é uma leitura fácil e interessante para todos que sonham em ficar ricos com investimentos, mas com trabalho, estudo e dedicação. A obra nos ajuda a entender o que são gastos de alto impacto, como analisar se vale a pena alugar ou comprar um imóvel, como investir em ações em função dos fundamentos da empresa, e claro, saber calcular a rentabilidade real de um investimento.

Portanto, se você tem alguma curiosidade sobre como investir na bolsa de valores para aumentar o seu patrimônio ou deseja aprender mais sobre mercado financeiro, o livro é uma boa dica!

Redator de conteúdo

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.