"Start Where You Are" - o livro que inspirou o filme À Procura da Felicidade

"Start Where You Are" - o livro que inspirou o filme À Procura da Felicidade

danilo-hadek

06 AGO

7 MIN

"Start Where You Are" - o livro que inspirou o filme À Procura da Felicidade

Na resenha crítica de hoje vamos falar sobre uma história real que virou livro e inspirou o filme “The Pursuit of Happyness” (2007), com o título em português “À Procura da Felicidade”, da diretora Gabriele Muccino.

Start Where You Are: Life lessons in getting from where you are to where you want to be”, (2006) é um livro escrito pelo empresário e gestor financeiro Chris Gardner. Em tradução livre, “Comece de onde está: Lições de vida para ir de onde você está para onde deseja estar”. O executivo foi interpretado por Will Smith nas telas do cinema no filme À Procura da Felicidade. O ator recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro por sua atuação.

Comprei o livro em um sebo em Nova York. Foi um achado. Li durante a viagem. Com sutileza, Chris Gardner nos mostra como romper os ciclos e pensamentos que limitam nosso potencial. Quem assistiu o filme À Procura da Felicidade certamente envolve-se com a determinação do personagem. Para facilitar a leitura, elencamos a resenha em partes:

  • Quem é Christopher Paul Gardner
  • À Procura da Felicidade
  • Comece onde você está – “Start Where You Are”
  • Lições de vida para ir de onde você está para onde você deseja estar

Boa leitura!

Christopher Paul Gardner

Christopher Paul Gardner nasceu no dia 9 de fevereiro de 1954, nos Estados Unidos. A infância de Chris foi marcada pela pobreza e violência. O menino Gardner nunca conheceu o pai biológico e passou boa parte da infância em orfanatos e lares adotivos.

Após o Ensino Médio, Gardner ingressou na Marinha e mudou-se para San Francisco. Na Califórnia, trabalhou com pesquisa médica, sendo distribuidor de suprimentos hospitalares. O tal do aparelho hospitalar que Chris Gardner vendia no filme À Procura da Felicidade.

Em 1981, disposto a encontrar uma carreira que fosse lucrativa e gratificante, Gardner se inscreveu em programas de treinamento em corretoras do mercado de capitais.

Dean Witter Reynolds

Com esforço e dedicação, Gardner ganhou uma vaga no programa de treinamento voluntário (sem remuneração) na Dean Witter Reynolds. Entretanto, durante o estágio chegou a ficar sem-teto, indo morar em abrigos por deixar de pagar o aluguel da casa onde morava com o filho.

Em seguida, Gardner trabalhou na Bear Stearns & Co, de 1983 a 1987, onde obteve excelentes resultados. Em 1987, ele fundou a corretora Gardner Rich, em Chicago, com um capital inicial de apenas US$10 mil.

A Gardner Rich tornou-se uma corretora especializada na execução de transações de dívida, ações e produtos financeiros para instituições governamentais, como planos de pensão.

À Procura da Felicidade

Com um roteiro baseado em fatos reais, o filme À Procura da Felicidade de imediato nos emociona e nos dá ensinamentos importantes sobre persistência, perseverança e autoestima.

E é apenas uma pequena amostra da trajetória emocionante de superação, perdas e conquistas de um homem negro tentando a vida em Wall Street. E muito mais do que o próprio filme, cada lição dada no livro nos inspira e motiva. É uma leitura bacana para quem está disposto a lançar-se no mundo do empreendimento pessoal e profissional.

Entretanto, ressalvo minha crítica ao sonho americano de exaltar o esforço como um dos únicos meios para se atingir o sucesso. E, apesar de nos emocionar e realmente ser uma história incrível, nem sempre o esforço alcança o sucesso.

As lições do livro

A seguir, elencamos algumas das principais lições e ensinamentos do livro “Start Where You Are: Life lessons in getting from where you are to where you want to be”, que inspirou o filme À Procura da Felicidade (2007).

Na introdução, Chris Gardner nos propõe uma reflexão: “Por que não deixamos o mundo ser a nossa verdadeira sala de aula? Afinal, é ele (o mundo) que oferece tudo de que precisamos para alcançar todas nossas aspirações e desejos.”

Para Gardner,

sempre que me perguntam o que é felicidade, minha primeira resposta é que é a capacidade de olhar para onde estou no momento, onde quer que esteja, para lembrar de onde vim… e poder dizer – que vida linda é esta, estou muito grato por estar aqui. Mais do que tudo felicidade é poder apreciar tudo e saber – nossa, eu criei isso!

Acredito ser uma das grandes mensagens do livro e do filme À Procura da Felicidade. Esse estado de graça que tanto nos falta. A felicidade muitas vezes é sutil, está nos pequenos detalhes, basta ter essa capacidade de olhar ao redor e admirar-se. Não é esforço que vai te tornar um vencedor. A beleza da vida depende de como enxergamos o mundo.

Comece onde você está

Viva a sua vida para que sempre que a perder esteja à frente.” – Will Rogers

Sem um plano, um sonho é apenas um sonho

Para Gardner, a Marinha lhe forneceu educação com fundamentos para buscar essas possibilidades – “disciplina, caráter e iniciativa, todas as habilidades transferíveis que me serviriam em todas as buscas que viriam.

Qual é o ingrediente mais importante para uma busca bem-sucedida? Um plano!

De preferência um plano com foco no “Complexo dos 5 C´s”: claro, conciso, cativante, comprometido e consistente.

Todos nós temos o poder de escolha

Apesar de não ser tão simples manter, é importante tomarmos as rédeas de nossas vidas, sabermos que temos esta capacidade. E claro, de que poder nem sempre é querer. Mas é uma boa lição para ter em mente — essa autonomia que devemos buscar para determinar quem nos tornamos.

Como diz o autor na lição seguinte, “De 9 em 10 vezes, cheguei à conclusão de que, onde quer que esteja, cheguei lá por escolha própria.”

Comece com o que tem nas mãos

Acredite em si mesmo e na infinita abundância de recursos que já tem à sua disposição.

É uma lição para inspirar. O começo de todo plano em execução é árduo, mas com confiança em si, e criatividade em saber utilizar os recursos que dispomos, poderá torná-lo possível.

Faça amigos antes de precisar de amigos

É sempre melhor fazer amigos antes de precisar de amigos“.

Ter uma rede de relacionamentos é fundamental para atingirmos o sucesso. Precisamos do outro, e as pessoas que conseguem ter um bom networking podem ter mais facilidade e oportunidades para atingir um objetivo.

Saia da zona de conforto

Muitas vezes é muito mais fácil ficar em nossa zona de conforto e procrastinar. Simplesmente porque é preciso menos esforço para ficar onde não queremos estar do que reunir a energia necessária para criar a mudança para ir onde preferimos estar.

Complexo, né? Nos faz pensar. Leia novamente o parágrafo e reflita sobre as zonas de conforto — onde você está e onde deseja estar!

A mudança é necessária para o crescimento e se não buscarmos a mudança que desejamos para nós mesmos, o status quo acabará mudando por conta própria – de maneiras que podem tornar a adaptação ainda mais difícil

O livro, acredito assim como no filme À Procura da Felicidade, segue com uma série de lições que nos faz pensar e refletir sobre os valores das coisas, os esforços que fazemos para chegar lá.

Como ele cita na décima terceira lição:

Desenhe a linha de sua vida

Desenhe uma linha e ilustre eventos e escolhas importantes ao longo do caminho. Marque um X nos pontos de decisão críticos. Você verá que são suas decisões conduzindo sua linha e não o contrário!

E segue na próximas lição sobre a importância de reconhecer a sua identidade, sintetizada na frase de JFK:

Perdoe seus inimigos, mas nunca esqueça seus nomes.

Por fim, ao final das mais de 40 lições de Chris Gardner, a última nos diz assim:

– Busque a felicidade sempre!

Reivindique a propriedade de seus sonhos: – A felicidade é uma responsabilidade.

Como a música de BB King, “Paid the price to control the dice, paid the cost to be the boss.”

Como está hoje Chris Gardner?

Atualmente, Gardner é defensor de iniciativas de combate aos sem-teto, ajudando na autoestima de famílias de sem-teto que estão empregados, mas ainda não conseguem sobreviver. Há dados de que boa parte da população sem-teto nos Estados Unidos possui algum tipo de emprego.

Gardner é também palestrante motivacional e filantropo, tendo desenvolvido ações sociais especialmente no continente africano.

Baixe nosso app grátis!

No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram e no TikTok. Acompanhe!

Redator de conteúdo

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.