Quero ser Eufrásia (Mariana Ribeiro)

Quero ser Eufrásia (Mariana Ribeiro)

tcschool

26 JUN

2 MIN

Quero ser Eufrásia (Mariana Ribeiro)

Hoje trago a resenha do livro Quero ser Eufrásia, escrito pela Mariana Ribeiro. Comentarei sobre os pontos mais relevantes presentes no livro:

  • Eufrásia Teixeira Leite: a primeira mulher investir na Bolsa brasileira
  • Quero ser Eufrásia – o livro que toda mulher investidora precisa ler
  • Lição de Eufrásia para as investidoras

Boa leitura!

Quero ser Eufrásia

Leia mais resenhas de livros:

Primeira brasileira a investir em ações

O livro que toda mulher investidora precisa ler

Em quero ser Eufrásia, a autora conta, com riqueza de detalhes, a trajetória da primeira mulher brasileira investidora. Você sabia que a primeira mulher a operar na bolsa brasileira foi Eufrásia Teixeira Leite? A baronesa Eufrásia herdou grande patrimônio e foi investidora filantrópica. Nasceu em Vassouras, no Vale do Café – Rio de Janeiro, no dia 15 de abril de 1850 e faleceu dia 13 de setembro de 1930.

Voltando ao livro, a pesquisa da Mariana revelou que, em 1890, Eufrásia já operava nas principais Bolsas de Valores do mundo: Londres, Paris e Nova Iorque.

Como vocês podem imaginar, não era tão simples como nos dias atuais, pois as mulheres não eram consideradas capazes de gerir seu patrimônio. Você sabia que aqui no Brasil até 1962 as mulheres não podiam ter uma conta num banco, não tinham CPF e falar sobre dinheiro era coisa de homem? Pois é, mas Eufrásia Teixeira Leite não se conformou com os padrões da sociedade patriarcal do seu tempo.

Na época em que as mulheres não tinham permissão nem para votar, Eufrásia tornou-se financeiramente independente, por mérito do seu próprio trabalho e do seu espírito empreendedor. No livro, descobrimos que ela precisava de um intermediário para realizar as negociações em Bolsa. Ela morava em Paris e lá, por exemplo, as mulheres só podiam ficar na galeria, no segundo andar do prédio da Bolsa.

Assim, comunicação da Bolsa de Valores era feita através de um telégrafo e continha os preços dos ativos, as quantidades de compra e de venda, as ofertas, os negócios executados. Dadas as devidas proporções, o telégrafo era o home broker daquele tempo. E olha que fato curioso: no Brasil, Eufrásia Teixeira Leite tinha ações da Antártica e da Brahma. Trazendo para os dias atuais, ela teria ABEV3 na carteira de investimentos. Ela é das minhas!

Lição de Eufrásia para nós investidoras

Além disso, Mariana também explicou como foi difícil realizar a sua pesquisa. Ao se debruçar nos livros e manuscritos antigos para trazer com fidelidade os passos que Eufrásia percorreu, Mariana adoeceu e teve problemas de ordem respiratória. Mas, graças a Deus se recuperou e pôde concluir a investigação.

Por fim, a leitura é essencial para nós, mulheres investidoras, pois precisamos conhecer a história da precursora da atividade. É uma baita fonte de inspiração. Acima de tudo, Eufrásia Teixeira Leite ignorou todos os preconceitos da sociedade, as barreiras e ousou buscar os seus sonhos até alcançá-los.

Eu também quero ser Eufrásia! E você?

Lembramos que segundo estudo do IBGE, a mulher estuda mais, trabalha mais e ganha menos do que o homem. E certamente este é um dos muitos motivos pelos quais devem orientar suas economias para a bolsa em detrimento de investimentos mais conservadores.

Compre o livro pela Amazon.

*Caroline Daher é idealizadora do Blog Mulher na Bolsa. É professora, empreendedora e investidora, com a missão de propagar a consciência financeira e conectar mais mulheres ao mundo do Mercado Financeiro.

A sua escola como investidor

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.