Misbehaving: A construção da economia comportamental

Olá investidor! Você já ouviu falar em economia comportamental? É um tema relativamente novo dentro da ciência econômica, e bastante interessante para quem investe no mercado financeiro.
Aliás, a própria ciência econômica é relativamente nova quando comparada a outras ciências como a matemática, por exemplo. No entanto, a área apresentou forte desenvolvimento ao longo das últimas décadas, e continua evoluindo cada vez mais.
Diante disso, no livro “Misbehaving: A construção da economia comportamental“, Richard Thaler aborda a construção do debate teórico em torno do tema.
- Quem é Richard Thaler?
- Economia tradicional e o Homo Economicus
- Estrutura lógica
- A história do pensamento econômico
Boa leitura!
Quem é Richard Thaler
Richard H. Thaler é um economista reconhecido por suas contribuições no ramo da economia comportamental. Seu trabalho possui tal notoriedade que em 2017 foi agraciado com o Prêmio Nobel de Economia.
Thaler possui diversas publicações em periódicos de impacto abordando seu tema central: economia comportamental. Professor de ciências comportamentais e economia na Universidade de Chicago, Thaler também é reconhecido por suas obras e publicações.
Além de Misbehaving, o autor também é reconhecido por criar juntamente como o seu parceiro de estudos, Cass Sustain, o termo “nudge” que é amplamente abordado no livro “Nudge: Como tomar as melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade”.
Economia tradicional e o Homo Economicus
A economia tradicional foi desenvolvida com base nos modelos matemáticos e assumindo a hipótese dos agentes racionais. Não é à toa que ao falarmos em economia, logo imaginamos os modelos estatísticos, fórmulas matemáticas e muitos e muitos cálculos. Além disso, outra importante hipótese postulada para os estudos sobre teoria econômica, é a plena racionalidade dos indivíduos.
A economia tradicional leva em consideração um ser humano idealizado, totalmente racional e livre de qualquer desvio de racionalidade para fazer as análises econômicas. Na microeconomia, por exemplo, leva-se em consideração que os indivíduos estão sempre em busca de maximizar sua utilidade.
Em partes, essa hipótese explica de forma razoável o comportamento dos indivíduos frente às decisões. Ninguém em sã consciência prefere pagar um valor maior por um produto quando há a possibilidade de comprar o mesmo bem, sem nenhuma diferenciação, por um preço menor.
Entretanto, em alguns momentos nós, seres humanos, apresentamos alguns comportamentos não tão racionais assim. Você já parou para pensar o porquê segurar um produto por um tempo aumenta as chances de você adquiri-lo? Foi diante desses questionamentos e observações, dos desvios de racionalidade verificados, principalmente no mercado financeiro que a economia comportamental surgiu.
Estrutura lógica da economia comportamental
Diante do exposto, no livro “Misbehaving: A construção da economia comportamental”, como o próprio título sugere, Richard Thaler apresenta a ordem cronológica da construção da economia comportamental. Como quase tudo que é novo causa grande impacto, com a economia comportamental não foi diferente.
Janelas temporais
O livro segue uma estrutura cronológica dos fatos, e está estruturado em 8 capítulos.
No primeiro capítulo, intitulado de “Primórdios: 1970-78”, Thaler inicia a jornada de descrição de como ele vivenciou, verificou e contribuiu para a construção da economia comportamental.
Ao longo do livro, Thaler apresenta uma série de exemplos que demonstram os desvios de racionalidade dos seres humanos e vai apresentando a construção da economia comportamental em explicitar que tais desvios supostamente irrelevantes são relevantes.
A história do pensamento econômico
Um ponto interessante destacado ao longo do livro é a resistência por partes dos estudiosos neoclássicos frente às novidades apresentadas pela disciplina em questão. Embora tenha ocorrido tal embate, principalmente com o início do desenvolvimento da economia comportamental, fica evidente a sua importância e consolidação nas últimas décadas.
Diante desse cenário, Misbehaving antes de tudo, é uma contribuição de grande valia para todos aqueles que possuem interesse em entender um pouco sobre a história do pensamento econômico no que compete especificamente a economia comportamental.
Além disso, uma das mensagens importantes do livro é deixar claro que a economia comportamental busca justamente entender o comportamento humano com suas imperfeições com o objetivo de desenvolver melhor as teorias e análises diante dos fatos econômicos.
Por fim, consideramos “Misbehaving: A construção da economia comportamental” uma boa indicação de leitura para quem busca entender o processo de desenvolvimento da economia comportamental com uma linguagem acessível e com muitos exemplos que vivenciamos diariamente.

Estagiário do TradersClub
Graduando em Economia pela UFPB. Membro do Projeto Educação Financeira Para Toda a Vida.

E-BOOK
Aprenda a investir o seu dinheiro
Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.
Artigos relacionados
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.