Filme "Moneyball" (O Homem que Mudou o Jogo), de Bennett Miller

Filme "Moneyball" (O Homem que Mudou o Jogo), de Bennett Miller

lucca

03 DEZ

5 MIN

Filme "Moneyball" (O Homem que Mudou o Jogo), de Bennett Miller

Moneyball (2011), de Michael Lewis ou “O Homem que Mudou o Jogo” conta a história da equipe de beisebol Oakland Athletics comandada por de Bennett Miller. Na época, uma das equipes com um dos menores orçamentos da MLB – Major League Baseball, que conseguiu vencer 20 partidas seguidas em 2002. Veremos adiante como isso aconteceu.

  • Perdendo os principais nomes
  • Contratações baseadas em evidências
  • Dificuldades
  • Desfecho
  • Sabermetrics
  • Conclusão

Boa leitura!

Perdendo os principais nomes

O filme Moneyball se inicia contando a história do ex-jogador de beisebol, Billy Beane. Considerado uma grande promessa, Billy teve de tudo para construir uma carreira brilhante, no entanto, ele levou o jogo a sério o suficiente, não atingindo as expectativas como jogador.

Apesar de não ter sido um grande sucesso como jogador, Billy atuou por grandes equipes da Major League Baseball, encerrando a carreira no Oakland Athletics. Clube o qual se tornou olheiro e posteriormente gerente-geral (manager).

Dessa forma, Moneyball mostra Billy já gerente do Oakland, enfrentando problemas na preparação de sua equipe para a temporada de 2002. Além de ter pouco orçamento para contratações, ele perde os principais nomes da sua equipe para equipes maiores, tendo que fazer uma verdadeira reestruturação do elenco. 

Contratações baseadas em evidências

moneyball filme

Billy então começou a procurar atletas para contratar sabendo das restrições orçamentárias de seu clube.

Em uma viagem para Cleveland, conheceu o economista Peter Brand que o surpreendeu afirmando que as grandes equipes não sabiam encontrar jogadores de valor de verdade.

Como teste, Billy perguntou se Brand o contrataria (na época de jogador), já que ele estava vindo de um bom colégio, tinha boa reputação e boas exibições. Brand então disse que não contrataria Billy até o fim do nono round do draft, o que impressionou o manager.

Com isto, Peter então se tornou assistente geral e começou uma verdadeira revolução no departamento do clube. Esta é a grande sacada da trama de Moneyball. Os jogadores que antes eram contratados por conta de afeição ou “feeling” por parte dos olheiros, passaram a ser contratados com base em suas estatísticas.  

As estratégias em Moneyball

brad pitt em moneyball

Dificuldades

Gerir uma equipe esportiva não é uma tarefa fácil. Com o exemplo (mais próximo) de clubes de futebol no Brasil, vemos a dificuldade de um gestor profissional implementar sua filosofia de trabalho.

Como podemos observar no filme Moneyball, com Billy e Brand a história não foi diferente. Isso porque parte dos membros da equipe começaram a criticar abertamente as indicações e contratações promovidas pelo modelo do economista.

Todo o time de jogadores tradicionais foi substituído por jogadores “esquisitos” que apareciam na base de dados após o screening. A torcida e a imprensa também não apoiaram a ideia, colocando uma pressão imensa na equipe, principalmente após um início com resultados negativos. 

Desfecho de Moneyball

Depois de serem massivamente criticados pela imprensa e por ex-funcionários, a equipe engatou uma sequência de vitórias quase que do “nada”, chegando a vinte vitórias consecutivas, quebrando o recorde da liga americana.

Apesar de terem conseguido o título da American West League em 2002, eles perderam nos playoffs para a equipe do Minnesota Twins. Esta sequência de vitórias em conjunto com a criação de uma metodologia de contratação de jogadores chamou muita atenção.

No final do mesmo ano, Billy Beane ofereceu proposta do poderoso Boston Red Sox, o convidando para a posição de gerente-geral (manager). Billy por sua vez preferiu ficar no Oakland, e assistiu dois anos depois o Red Sox se tornar campeão utilizando o método que ele e Brand criaram.

Sabermetrics

Sabermetrics é o nome dado para a análise empírica do beisebol, apesar de ter sido popularizada pelo método exposto em Moneyball, foi criada em 1971 por Bill James.

A ideia por trás da “Sabermetrics” de Billy Bean e Peter Brand (Paul Depodesta na vida real) era encontrar atletas subvalorizados baseado em variáveis estatísticas que eram ignoradas na época. Foi criado então um modelo onde o número de vitórias da equipe (variável dependente) era explicado por uma série de variáveis independentes, como:

  • Corridas permitidas (RA)
  • Corridas anotadas (RS)
  • Porcentagem/média na Base (OBS)
  • Porcentagem de Rebatidas (SP)
  • Porcentagem de Acerto (BA)

Calculado também o número de vitórias necessárias, o trabalho de Billy e Peter foi então encontrar jogadores que os ajudassem a bater o número necessário de corridas, rebatidas e acertos para que o time conseguisse vitórias e consequentemente chegasse aos playoffs.

Moneyball – trecho do filme

O grande insight dado por Peter Brand (Paul Depodesta) foi que a maioria dos analistas estavam preocupados com a variável errada.

A maioria contratava jogadores pela média de rebatidas ignorava outras variáveis importantes como a porcentagem que os atletas chegam a base (OBS). Encontrados os jogadores, era testado se aquele grupo de atletas teria o valor esperado de vitórias necessárias para a temporada (95).

Como é possível conferir no filme Moneyball, ao final do campeonato, a equipe do Oakland Athletics acabou com 103 vitórias na temporada, creditando o modelo de Brand e Beane. 

Conclusão

Embora não possamos afirmar com certeza que o método de Billy que fez estas duas equipes terem sucesso, temos que reconhecer a importância que o “sabermetrics” teve não só para o baseball, como para outros esportes.

Várias equipes passaram a estudar ainda mais o jogo, e a decisão de alguns gestores passou a ser menos baseada em “achismos” e preferências pessoais e mais baseada em premissas de um modelo.

Por fim, Moneyball é um filme não apenas para quem gosta de baseball, ou de estatística, é um filme importante para todos que enfrentam escolhas e decisões complexas.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram e no TikTok. Acompanhe!

Estudante de Economia na UFPE

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.