Filme "Trocando as Bolas" (Trading Places), de John Landis

Filme "Trocando as Bolas" (Trading Places), de John Landis

tcschool

22 OUT

7 MIN

Filme "Trocando as Bolas" (Trading Places), de John Landis

Já imaginou como seria estar no auge da sua carreira como um corretor da bolsa de valores e, de repente, se ver completamente desestabilizado por perder tudo que tinha?

Melhor ainda, já pensou como seria estar nas ruas sobrevivendo do jeito que consegue e, de repente, tornar-se um corretor da bolsa de valores com uma mansão, mordomo e limusine e tudo mais à disposição?

Esta é a história de Louis Winthorpe III (Dan Aykroyd) e William Raymond Valentine (Eddie Murphy) em Trading Places, ou na tradução brasileira, “Trocando as Bolas”, filme de 1983, produzido por Aaron Russo e dirigido por John Landis.

Vítimas de uma aposta, os dois trocam de vida em uma reviravolta que poderia ser coisa do destino, mas definitivamente não é. Em meio a armações, trades, toucinho e laranja, os dois vão descobrir que serem ricos enquanto marionetes, pode sair mais caro do que eles pensam e vão precisar unir forças para sair por cima de uma vez por todas.

No texto abaixo você irá encontrar:

  • As vidas opostas de Louis e Valentine
  • Mendigo e Corretor da Bolsa se encontram pela primeira vez
  • A aposta – produto das circunstâncias ou herança biológica?
  • As consequências
  • Vidas apostadas?
  • O troco!
  • Onde eu posso assistir Trocando as Bolas “Trading Places”?

Boa leitura!

As vidas opostas de Louis e Valentine

O filme “Trading Places” começa acompanhando a rotina de Louis, um corretor da bolsa de valores que está no auge da sua carreira na Duke & Duke – uma corretora de commodities de sucesso na Filadélfia – sem poupar o quanto sua vida é repleta de regalias e pompa, com direito a mansão, limusine e mordomo.

Em contrapartida, William Valentine aparece pela primeira vez pedindo esmola aos irmãos Duke, enquanto tenta aplicar um golpe ao fingir ser um veterano do Vietnã que perdeu as pernas e a visão na guerra. Valentine é completamente ignorado e Mortimer fica completamente avesso à presença do mesmo.

Logo em seguida, é possível ver que Louis é um dos corretores preferidos dos irmãos Duke e, apesar de notar uma irregularidade ao prestar contas, nem pensa duas vezes em verificar uma vez que os irmãos se apressam em dar conta do dinheiro, demonstrando logo de cara o quanto Winthorpe confia nos seus chefes. Afinal, por que pessoas que já são ricas cometeriam algum crime, certo?

Mendigo e Corretor da Bolsa se encontram pela primeira vez

Ao contrário do que demonstra com seus chefes, assim que encontra Valentine pela primeira vez em um esbarrão, Louis é rápido ao acusá-lo de tentativa de roubo quando William tenta apenas entregar a mala que Winthorpe havia deixado cair.

Após uma pequena confusão, que se segue dentro da empresa com Valentine tentando escapar da polícia, os irmãos Duke – vendo Louis e William no mesmo lugar – têm uma ideia de imediato.

A aposta – produto das circunstâncias ou herança biológica?

Enquanto Randolph (Ralph Bellamy) pensa de acordo com a teoria ambientalista, que segue o pressuposto de que uma pessoa é produto do ambiente (condições e vivências são o que desenvolvem o comportamento do indivíduo), principalmente se tratando da sua capacidade intelectual, Mortimer (Don Ameche) acredita mais na teoria nativista, que trata das características básicas de uma pessoa como herança biológica, afirmando que – já no seu nascimento – personalidade, inteligência e habilidades estavam impressas no DNA do indivíduo.

Mortimer, que se mostra um personagem extremamente racista, fala que apenas por William ser negro, ele já teria uma predisposição para o crime e para a pobreza.

Dessa forma, os irmãos apostam a respeito do que aconteceria se Winthorpe e Valentine tivessem suas vidas trocadas. Então, decidem sabotar Louis na empresa levando-o à cadeia e tirando tudo o que é dele, deixando-o como mendigo.

Enquanto Louis passa a noite na cadeia e percebe aos poucos que nem mesmo seu mordomo o deixará entrar em casa, William é acolhido pelos irmãos, que oferecem a mansão, limusine, mordomo e emprego de Winthorpe na tentativa de dar início à sua experiência.

As consequências

Louis, além de perder todos os seus bens, acaba perdendo também seu noivado com Penelope, a sobrinha-neta dos irmãos Duke, quando Clarence Beeks (a pessoa que estava recebendo os pagamentos extraoficiais dos irmãos) paga Ophelia – uma prostituta que estava saindo da cadeia – para fingir ser amante e compradora de drogas de Louis.

O que Clarence não contava era que Ophelia seria a pessoa que estenderia sua mão para Winthorpe e o ajudaria nessa jornada. Ophelia é, na verdade, bastante controlada. Ela poupa seu dinheiro e faz logo um negócio com Louis a fim de ajudá-lo em troca de um pagamento quando ele reaver seus bens.

William aproveita a vida que lhe foi oferecida, enquanto aprende mais sobre o mercado e seu trabalho na corretora. Inclusive demonstrando conhecimento ao falar sobre o preço do toucinho com seus chefes, a partir de sua experiência a respeito do comportamento das pessoas.

Os irmãos seguem observando como os dois homens estão se saindo tendo suas vidas trocadas, mas não esperavam pelo que estava por vir.

Vidas apostadas?

William acaba ouvindo uma conversa dos irmãos no banheiro, após Louis entrar na empresa e tentar incriminá-lo para ter sua vida de volta em plena véspera de Natal. Randolph vence a aposta, acreditando que Louis se tornou um criminoso e Valentine um bom corretor, e então Mortimer paga o dólar que devia da aposta.

Embora estejam decepcionados com o comportamento de Louis e o que ele estava se tornando a seus olhos, ambos deixam claro que jamais deixariam William continuar na empresa, simplesmente pelo fato de ser negro.

Louis está na casa de Ophelia, onde estava morando temporariamente, quando Valentine e seu mordomo chegam para contar sobre a aposta. Os quatro começam a elaborar um plano para que os irmãos paguem por tudo que fizeram. É quando – unido informações – Winthorpe e William, com a ajuda de Ophelia, se dão conta de quem é Clarence Beeks e qual é o plano dos irmãos.

O troco!

Após descobrirem que os irmãos estavam comprando informação privilegiada de Clarence Beeks (o mesmo fornecia relatórios secretos antes de vir a público) para ficarem com o monopólio de suco de laranja congelado, os quatro entram em ação para trocar o relatório por um falso.

Quando os irmãos põem as mãos nas informações, falam para seu empregado comprar todas as ações, acreditando que o preço subiria de acordo com o que estava nos papéis. Depois disso, temos uma visão de como funcionava a bolsa de valores nessa época, antes da tecnologia inovar no modo como eram feitas as transações.

Louis logo explica a William que na bolsa eles negociam de tudo – desde ouro a cacau e açúcar. As ordens eram recebidas a partir de telefonemas do mundo todo e, depois disso, os corretores entregavam as instruções aos agentes.

Uma vez que os irmãos Duke começam a comprar, nossos protagonistas esperam o preço das ações subir e quando já estão lá em cima, começam a vender e o pandemônio se instaura, pois o preço começa a cair.

A situação piora quando o secretário da agricultura explica que de acordo com as estimativas da colheita das laranjas, as mesmas não foram afetas pelo inverno. Os irmãos Duke acabam se dando mal após as negociações encerrarem, tendo uma dívida de 394 milhões de dólares, os irmãos perdem seus lugares na bolsa, bem como sua empresa e todos os seus bens pessoais.

Louis e William finalizam mostrando aos irmãos Duke que também haviam feito uma aposta de que enriqueceriam enquanto tornavam-nos pobres, tudo isso apostando um dólar.

Onde eu posso assistir “Trocando as Bolas” (Trading Places)?

O filme “Trocando As Bolas” (Trading Places), pode ser assistido no Telecine Play!

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Referências

PINHEIRO, Marta. Comportamento humano: interação entre genes e ambiente. Educar, Curitiba, n. 10, p. 53-57, Dez, 1994.

Luana Bárbara
Cursando Ciências Contábeis na UFPB
Analista Administrativo do TC School.

A sua escola como investidor

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.