Average Directional Index (ADX) na Análise Técnica

Há algumas semanas tivemos um texto por aqui abordando o Índice de Força Relativa (IFR) criado pelo J. Welles Wilder. Hoje iremos falar sobre mais outro indicador criado por esse engenheiro que ficou conhecido pelos seus trabalhos na análise técnica, o Average Directional Index (ADX).
Neste texto iremos abordar o indicador para você aprender de forma simples e descomplicada como utilizar a Análise Técnica para obter maior rentabilidade nos seus investimentos. Elencamos o artigo nos seguintes tópicos:
- Average Directional Index (ADX)
- Como identificar sinais de compra e venda
Boa leitura!
Average Directional Index (ADX)
Em sua tradução literal, fica conhecido em português como Índice Direcional Médio, sendo um indicador utilizado para medir a força das tendências. Mas como poderemos implementar suas funções no nosso sistema de trades?
Antes de abordar essa questão, precisamos entender como se dá o funcionamento de outros indicadores que são essenciais em sua leitura. São eles: Índice Direcional Positivo (+DI) e o Índice Direcional Negativo (-DI).
Intuitivamente, conseguimos distinguir um do outro, o primeiro indicando uma tendência de alta e, o segundo, indicando uma tendência de baixa. Quando plotamos juntos, conseguimos visualizar qual força está dominando o mercado em certo período. Caso vejamos o +DI superior ao -DI, estamos com um viés altista. Vale o contrário, quando o -DI sobrepõe o +DI temos, nesse momento, uma tendência baixista e, quando eles se encontram, chamamos esse momento de reversão da tendência.
Entendido essa parte, conseguimos plotar os 3 indicadores juntos (+DI, -DI e ADX) onde, em algumas plataformas, encontrarão o nome de DMI, e ele fica dessa forma:

Fonte: TradingView
Como podemos ver acima, existem níveis nos indicadores, podendo oscilar entre 0 e 100. Com isso, utilizaremos o ADX para sua única função, categorizando seus níveis de força da seguinte forma:
- ADX abaixo de 25 e/ou abaixo das linhas +DI e –DI: Tendência fraca
- ADX a partir de 25: Tendência se fortalecendo
- ADX acima de 40: Tendência forte
Como identificar sinais de compra e venda
Além desses números, conseguimos identificar sua força de acordo com o que visualizamos. Mas Lucas, como assim? Simples, caso o ADX esteja ascendente, estará indicando que a tendência está ficando forte, o contrário também vale, se enxergar o ADX descendente, indica que a tendência está perdendo força.
Existem diversas formas de utilizá-lo para identificar sinais de compra e venda, mas nesse texto iremos abordar apenas uma:
- Compramos quando o +DI cruza de baixo para cima o -DI com ADX > 25; e
- Recuos numa tendência de alta dentro desse parâmetro.
Vejamos:

Fonte: TradingView
Vendemos quando o -DI cruza de cima para baixo o +DI com ADX > 25 e;
Recuos numa tendência de baixa dentro desse parâmetro.
Vejamos:

Fonte: TradingView
Espero que, com essa nova ferramenta em seu arsenal, você consiga atingir novos patamares em suas operações, buscando sempre a melhor relação risco x retorno nos seus investimentos.
Confira mais conteúdo sobre Análise Técnica no blog do TC School:

E-BOOK
Análise Fundamentalista
Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.
Artigos relacionados
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.