Average Directional Index (ADX) na Análise Técnica

Average Directional Index (ADX) na Análise Técnica

jose-lucas

23 JUN

2 MIN

Average Directional Index (ADX) na Análise Técnica

Há algumas semanas tivemos um texto por aqui abordando o Índice de Força Relativa (IFR) criado pelo J. Welles Wilder. Hoje iremos falar sobre mais outro indicador criado por esse engenheiro que ficou conhecido pelos seus trabalhos na análise técnica, o Average Directional Index (ADX).

Neste texto iremos abordar o indicador para você aprender de forma simples e descomplicada como utilizar a Análise Técnica para obter maior rentabilidade nos seus investimentos. Elencamos o artigo nos seguintes tópicos:

  • Average Directional Index (ADX)
  • Como identificar sinais de compra e venda

Boa leitura!

Average Directional Index (ADX)

Em sua tradução literal, fica conhecido em português como Índice Direcional Médio, sendo um indicador utilizado para medir a força das tendências. Mas como poderemos implementar suas funções no nosso sistema de trades?

Antes de abordar essa questão, precisamos entender como se dá o funcionamento de outros indicadores que são essenciais em sua leitura. São eles: Índice Direcional Positivo (+DI) e o Índice Direcional Negativo (-DI).

Intuitivamente, conseguimos distinguir um do outro, o primeiro indicando uma tendência de alta e, o segundo, indicando uma tendência de baixa. Quando plotamos juntos, conseguimos visualizar qual força está dominando o mercado em certo período. Caso vejamos o +DI superior ao -DI, estamos com um viés altista. Vale o contrário, quando o -DI sobrepõe o +DI temos, nesse momento, uma tendência baixista e, quando eles se encontram, chamamos esse momento de reversão da tendência.

Entendido essa parte, conseguimos plotar os 3 indicadores juntos (+DI, -DI e ADX) onde, em algumas plataformas, encontrarão o nome de DMI, e ele fica dessa forma:

Fonte: TradingView

Como podemos ver acima, existem níveis nos indicadores, podendo oscilar entre 0 e 100. Com isso, utilizaremos o ADX para sua única função, categorizando seus níveis de força da seguinte forma:

  • ADX abaixo de 25 e/ou abaixo das linhas +DI e –DI: Tendência fraca
  • ADX a partir de 25: Tendência se fortalecendo
  •  ADX acima de 40: Tendência forte

Como identificar sinais de compra e venda

Além desses números, conseguimos identificar sua força de acordo com o que visualizamos. Mas Lucas, como assim? Simples, caso o ADX esteja ascendente, estará indicando que a tendência está ficando forte, o contrário também vale, se enxergar o ADX descendente, indica que a tendência está perdendo força.

Existem diversas formas de utilizá-lo para identificar sinais de compra e venda, mas nesse texto iremos abordar apenas uma:

  • Compramos quando o +DI ­cruza de baixo para cima o -DI com ADX > 25; e
  • Recuos numa tendência de alta dentro desse parâmetro.

Vejamos:

Fonte: TradingView

Vendemos quando o -DI cruza de cima para baixo o +DI com ADX > 25 e;

Recuos numa tendência de baixa dentro desse parâmetro.

Vejamos:

Fonte: TradingView

Espero que, com essa nova ferramenta em seu arsenal, você consiga atingir novos patamares em suas operações, buscando sempre a melhor relação risco x retorno nos seus investimentos.

Confira mais conteúdo sobre Análise Técnica no blog do TC School:

Graduando em Ciências Econômicas pela UFPB | Estagiário de Análise Técnica do TC

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.