Trader Al Brooks e sua técnica

Trader Al Brooks e sua técnica

tcschool

27 AGO

4 MIN

Trader Al Brooks e sua técnica

Neste texto, você conhecerá a história do trader Al Brooks e suas estratégias vitoriosas com exemplos práticos envolvendo análise técnica. Para facilitar o entendimento, o texto está dividido nos seguintes tópicos:

  • Al Brooks: conheça a história
  • Técnica de Al Brooks: os principais aspectos
  • Exemplos práticos
  • Reflexão: Al Brooks e o quebra-cabeça

Boa leitura!

Ilustração de homem em cima de livros representando o trader Al Brook

Leia mais sobre análise técnica:

Al Brooks: conheça a história

Al Brooks é médico, especialista em cirurgiã oftalmológica e matemático. Ele vem ajudando milhares de traders de todo o mundo desde 2009 através dos seus livros. Apesar de ser pouco conhecido, ele tem conseguido bastante sucesso e tem um interesse genuíno em ensinar as pessoas sobre análise técnica.

Técnica de Al Brooks: os principais aspectos

Nesse sentido, a visão de Al brooks é muito semelhante a maioria dos traders profissionais que atuam na pessoa física ou como institucionais. Al Brooks fala que o trader profissional (ou que quer ser profissional) deve estudar como se de fato estivesse fazendo uma graduação formal: praticando, revisando e simulando suas operações e estratégias. Isso porque, no mercado, você estará negociando contra as pessoas mais inteligentes e bem treinadas do mundo. Boa parte dos operadores institucionais dos grandes bancos têm pós-graduações das melhores escolas do país e mais tempo de experiência que você, sendo assim, você deve seguir o exemplo e está bem preparada, aprendendo, praticando e revisando estratégias para que possa sempre estar em evolução.

Price action

A análise de Al Brooks é o price action, no entanto, é importante deixar claro que o price action comum não é o price action de Al Brooks, no qual o segundo seria entendido como um subgrupo do primeiro. Price action é qualquer representação de movimento de preços, de qualquer instrumento financeiro, em qualquer tipo de gráfico e em qualquer tempo gráfico.

Todos nós temos um bom entendimento de como comprar e vender coisas, e de como determinar um preço justo. Fazemos isso toda vez que compramos algo em uma loja ou vendemos algo a alguém. Nosso comportamento é lógico e faz parte do nosso instinto de sobrevivência, que foi aprimorado por milhões de anos, portanto, fazemos isso naturalmente. Dessa forma, o price action busca identificar onde os indivíduos estariam disposto a pagar ou oferecer cada vez mais caro ou barato, respectivamente, por meio da ação do preço vista nos gráficos.

Nesse contexto, o mercado nada mais é que um ambiente em que compradores encontram os vendedores e definem a que preço estão dispostos a comprar e vender, e são totalmente controlados por comportamento humano, que por sua vez é controlado por nossos genes, segundo Al Brooks.

Exemplos práticos

Nesse contexto, traremos alguns exemplos práticos para ilustrar e explicar quatro movimentos iniciais que Al Brooks utiliza.

Rompimentos: são movimentos fortes, claros e direcionais para alta ou baixa em um papel. Outro aspecto é a ausência de correções nesses movimentos.

Gráfico com movimento rompimento de acordo com o trader Al Brooks

Fonte: TradingView

Canais estreitos: é um movimento que também é direcional e agressivo, no entanto, com algumas pequenas correções. Ele pode ser visto como o movimento de rompimento em tempos gráficos maiores, ou seja, no gráfico de 5 minutos você verá ocorrer o um rompimento, mas no gráfico de 15 minutos você poderá observar vários rompimentos em um canal estreito.

Gráfico com movimento canais estreitos de acordo com o trader Al Brooks

Fonte: TradingView

Canal amplo: também é um padrão de tendência, no entanto, as correções são bem mais profundas. A vantagem desse cenário é que se abre a oportunidade de operar tanto as pernadas a favor da tendência quanto as pernadas de correção dela. Observe que não temos um direcionamento rápido, mas o mercado mostra que está indo do ponto A ao ponto B, nesse caso, em tendência de baixa.

Gráfico com movimento canal amplo estreitos de acordo com o trader Al Brooks

Fonte: TradingView

Lateralidade: é um movimento em que o mercado não traz definição. É interessante reiterar que para Al Brooks, a lateralidade pode ser uma ou múltiplas barras. Nesse exemplo abaixo temos múltiplas barras, mas um doji poderia ser considerado uma lateralidade.

Gráfico com movimento lateralidade estreitos de acordo com o trader Al Brooks

Fonte: TradingView

Reflexão: Al Brooks e o quebra-cabeça

Al Brooks enxerga a ação do preço de maneira diferente da maioria dos traders. Isso ocorre porque ele acredita que há um significado para cada pequeno movimento que ocorre durante o pregão. Nada do que acontece é ruído. Há uma quantidade gigante de informações embutidas em gráficos de cada período de tempo. Ele acredita que cada uma das grandes empresas está relacionada umas com as outras, como as várias peças do quebra-cabeça. Mas, muito do quebra-cabeça é realmente invisível para todos.

Ninguém precisa ver todas as peças para ganhar dinheiro de forma consistente. Porém, quanto mais o trader enxerga, mais oportunidades ele tem de lucrar. Não afirmo ver o quebra-cabeça inteiro. Mas, pelo menos acho que é muito mais complexo e fascinante do que todos fazem parecer. Além disso, umas das partes mais interessantes é descobrir todos os dias mais uma pequena parte do quebra cabeça.

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

A sua escola como investidor

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.