Nesse texto, abordaremos a alavancagem financeira. Ela pode ser entendida como uma estratégia utilizada pelas empresas para tentar maximizar sua rentabilidade. Assim, esse texto ficará divido nos seguintes tópicos para facilitar o entendimento do leitor:

  • Alavancagem financeira: entenda o conceito
  • Exemplo prático: calculando a alavancagem financeira da Klabin
  • Reflexões: a importância dessa informação para o investidor

Boa leitura!

Alavancagem financeira

Leia mais sobre análise fundamentalista:

Alavancagem financeira: entenda o conceito

Primeiramente, precisamos entender o conceito. Em suma, a alavancagem financeira ocorre quando uma companhia busca recursos através de terceiros a uma taxa menor do que a própria companhia consegue entregar.

Nesse sentido, a ideia é captar passivos onerosos que possuam taxas atrativas, para que a companhia reinvista e consiga aumentar sua rentabilidade. Porém, o efeito contrário também pode ocorrer quando o investimento que a companhia realizar não obtiver um retorno suficiente para cobrir a taxa.

Uma das maneiras para calcular a Alavancagem Financeira é através da seguinte formula elaborada por Matarazzo (2010):

 

Por outro lado, também podemos escrever a fórmula assim:

Exemplo prático: calculando a alavancagem financeira da Klabin

Para fins de exemplo, utilizaremos o caso da companhia Klabin S.A (#KLBN11), que tomou um empréstimo para melhoria nas suas atividades operacionais. É importante ressaltar que essa análise tem caráter educativo e não caracteriza recomendação de investimento.

Assim, conforme o quadro acima, observamos que a companhia ainda não obteve uma aceleração nos seus retornos. Dentre os motivos, podemos citar a forte demanda por investimentos do setor e o processo de construção demorado das plantas. Por exemplo, o Puma II, iniciado em 2019, tem prazo de encerramento apenas em 2021.

Reflexões: a importância dessa informação para o investidor

Sendo assim, nota-se que o grau de alavancagem financeira é um dos indicadores que podem ser utilizados para entender mais sobre o endividamento da empresa. Dessa forma, é possível entender que, caso esse endividamento seja realizado de forma correta, pode acarretar uma melhora operacional, consequentemente entregando mais retorno ao acionista.

Referências

DINIZ, Josedilton Alves; MARTINS, Eliseu; MIRANDA, Gilberto José. Análise didática das demonstrações contábeis. São Paulo: Atlas, p. 125, 2014.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise Financeira de Balanço. 7ª Edição. São Paulo: Atlas, 2010.:

Ígor Leite
Ígor Leite
Contador e Mestre em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC School

A sua escola como investidor

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.