Análise Técnica x Análise Fundamentalista

Análise Técnica x Análise Fundamentalista

tcschool

07 AGO

1 MIN

Análise Técnica x Análise Fundamentalista

Será que a compra por análise fundamentalista, no exemplo abaixo estava errada ou equivocada?

Não!

A recomendação foi dada baseada em uma análise de múltiplos da empresa, balanços, etc. onde o analista chegou à conclusão de que a empresa estava barata e valia mais do que estava sendo negociada naquele momento.

Com a AT, pode-se perder parte do movimento de alta ou baixa, mas teremos uma entrada numa região mais segura, onde a probabilidade de que os preços se movimentem é muito maior.

Temos também que ter um conceito claro de que VALOR <> PREÇO.

O fato da empresa estar barata e de que DEVERIA VALER mais do que valia naquele momento não quer dizer que os preços vão se movimentar na mesma direção.

Lembre-se de que:
1) O mercado não é lógico.
2) Se o mercado fosse eficiente e racional, ajustando esses eventos, o mercado seria flat o tempo todo. Não haveria momentos de excitação ou pânico.

Sendo assim, no exemplo citado com as ações ABEV3, o analista de fundamentos estava correto. A empresa realmente estava barata. Mas quanto tempo os preço demoraram para romper a região de resistência? DOIS ANOS!

Assim, o grande diferencial da AT é que nós poderemos entrar tendo um timing muito mais apurado que a análise fundamentalista.

Nesse período de dois anos, o trader poderia fazer uma série de outras operações, seja na compra (LONG) ou na venda (SHORT), para multiplicar seu capital e quando finalmente ABEV3 rompeu a região de consolidação de preços, poderíamos entrar com muito mais assertividade para conseguir surfar o movimento dos preços.

A AT também é muito menos subjetiva que a AF (análise fundamentalista), pois, com a ajuda de uma série de indicadores podemos mapear a probabilidade de um movimento, seja de alta ou de baixa, se iniciar em um determinado ativo.

Concluímos então que a AT não é uma ferramenta antagonista à AF, mas sim complementar, e que auxilia e muito no timing de entrada numa operação.

 

A sua escola como investidor

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.