O que é a necessidade de capital de giro das empresas?

O que é a necessidade de capital de giro das empresas?

igor-leite

15 OUT

2 MIN

O que é a necessidade de capital de giro das empresas?

Neste texto, falaremos sobre a necessidade de capital de giro, um indicador muitas vezes negligenciado pelos investidores, mas que possui um grande poder informacional. Sendo assim, para melhor apresentação, o texto está separado nos seguintes tópicos:

  • Conceitos: o que é a necessidade de capital de giro?
  • O que a necessidade de capital de giro representa?
  • Caso real: exemplo prático com a MDIA3
  • A importância dessa informação para o investidor

Boa leitura!

homem tentando entender o capital de giro da sua carteira

Leia mais textos sobre análise fundamentalista:

Conceito: o que é a necessidade de capital de giro

A Necessidade de Capital de Giro (NCG) é um indicador de suma importância para o investidor. Por meio dele, o investidor poderá identificar qual parte do ativo operacional de uma companhia não é financiada por seus passivos operacionais. Dessas forma, o ativo operacional será financiado por passivos financeiros, seja ele de curto ou longo prazo.

O ativo operacional, são ativos que estejam associados ao operacional da companhia. Como exemplo podemos citar: clientes, estoques, impostos a receber, entre outros.

Já o passivo operacional é o passivo que esteja associado ao operacional da companhia, sendo assim temos como exemplos: fornecedores, impostos a pagar, salários e encargos sociais.

Por fim, o passivo financeiro é aquele passivo na qual a companhia irá realizar algum tipo de desembolso de juros ou amortizações. Assim, também podemos chamar esse tipo de passivo de passivo oneroso.

Assim, para calcular a NCG de uma companhia, deveremos utilizar a seguinte formula.

Deve-se lembrar que além de ser utilizado de forma separada, a NCG também pode ser utilizada como um dos indicadores do modelo de Fleuriet.

O que a necessidade de capital de giro representa?

Com base nas informações da necessidade de capital de giro, o investidor poderá entender como está a NCG da companhia, que em virtude do cenário atual da Covid-19, é uma informação de suma importância para as empresas.

Pensando em valuation, quando uma empresa possui NCG negativa o impacto na Fluxo de Caixa Descontado da companhia é positivo. Caso a NCG seja positiva o impacto no Fluxo de Caixa Descontado da companhia é negativo.

Caso real: exemplo prático com MDIA3

Para fins de exemplo, utilizaremos os dados da M.Dias Branco.

Fonte: elaboração própria a partir dos dados coletados no site de relações com investidores da companhia

Assim, conforme a tabela acima, evidencia-se que a necessidade de capital de giro da companhia é estável, tendo sofrido um aumento no 1T20 mas depois retornando a números próximos aos apresentados nos anos de 2019 e 2018.
Deve-se ressaltar que a M. Dias Branco faz um trabalho forte na sua gestão de capital de giro, para que assim ela consiga ter uma melhor dinâmica no seu ciclo financeiro.

A importância dessa informação para o investidor

Assim, o estudo da necessidade de capital de giro se mostra importante, uma vez que, com base nela, podemos buscar informações sobre como está a gestão do capital de giro da companhia. Além disso, é importante entender os impactos desse indicador na mensuração do Fluxo de Caixa Descontado.

Contador e Mestre em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFPB.

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.