Compra e Venda - Setup 9.1 de Larry Williams

Compra e Venda - Setup 9.1 de Larry Williams

jose-lucas

25 JAN

3 MIN

Compra e Venda - Setup 9.1 de Larry Williams

Olá, investidor! Hoje daremos início a uma série de textos sobre os Setups de Larry Williams. Existe uma controvérsia sobre quem é o “pai” dos Setups que utilizam a média exponencial de 9 como principal trigger para entrada e saída de operações. Contudo, aqui no Brasil, esses Setups ficaram conhecidos por Larry Williams, um trader, escritor e político americano.

A partir da média exponencial de 9 períodos, foram originados 4 setups. No texto de hoje, abordaremos um pouco mais a fundo sobre o setup 9.1 na ponta da compra e da venda. Trata-se de uma estratégia muito simples e de fácil compreensão e execução.

Para quem gosta de aprender através de outros formatos, também publiquei um vídeo falando como funciona o Setup 9.1:

O que é o Setup 9.1?

Basicamente, o Setup 9.1 consiste em um modelo de reversão de tendência. É possível surfar o primeiro momento na mudança de viés do papel, buscando operações no momento em que a média móvel muda de direção.

Ponta da compra

Na ponta da compra, procuramos por operações em ativos que estejam com sua média exponencial de 9 períodos (MME9) caindo. A partir do momento em que um candle consegue virá-la para cima, temos armado o 9.1 de compra. Sua entrada se dá na superação da máxima desse candle e o stop loss é plotado logo abaixo de sua mínima. Assim, o mesmo é conduzido pela MME 9 onde, quando ela vira para baixo, posicionamos o stop abaixo da mínima do candle que fez essa mudança.

No caso das ações, podemos usar 0,01 ou 0,02 centavos acima da máxima e abaixo da mínima para ativar o gatilho de entrada e de stop. Já em futuros de índice ou dólar, usaremos um tick para acionar esses gatilhos.

No caso em que o candle seguinte não consiga ativar o setup, a entrada continua válida. Isso desde que a MME9 continue virada para cima, sendo anulado a partir do momento que ela apontar para baixo novamente.

Podemos ver um exemplo de Setup 9.1 de compra no gráfico da Vale (VALE3) na imagem logo abaixo:

Fonte: TradingView

Ponta da venda

Quando falamos da ponta da venda, é exatamente o contrário. Procuramos por operações em ativos que estejam com a MME9 ascendente. Em determinado momento, um candle consegue virá-la para baixo, armando assim o 9.1 de venda. Assim, será ativado com a perda da mínima e colocado o stop logo acima de sua máxima. O mesmo é conduzido pela MME 9, onde, quando ela vira para cima, posicionamos o stop acima da máxima do candle que fez essa mudança.

O conceito dos centavos e ticks continuam o mesmo, e em relação a anulação do setup também. Ou seja, caso o candle seguinte não consiga ativar, a entrada continua válida. Isso desde que a MME9 continue virada para baixo, sendo anulado a partir do momento que ela apontar para cima novamente.

Podemos ver um exemplo de Setup 9.1 de venda no gráfico da Vale (VALE3) na imagem logo abaixo:

Fonte: TradingView

Concluindo

Se você prestou bastante atenção no que foi dito no artigo, conseguiu perceber uma peculiaridade desse setup: A todo momento você estará posicionado!

Isso mesmo! Porque o stop de uma posição é o start de outra. Ou seja, caso você esteja com uma posição montada na ponta da compra, a partir do momento em que um candle consegue virar a MME9 para baixo, o stop será acionado na perda da mínima. Ao mesmo tempo, será acionado o Setup 9.1 de venda, dando início a uma nova operação, mas desta vez na ponta da venda.

No mais, é isso! Espero que com essa nova ferramenta em seu arsenal você consiga atingir novos patamares em suas operações, buscando sempre a melhor relação risco x retorno nos seus investimentos.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Graduando em Ciências Econômicas pela UFPB | Estagiário de Análise Técnica do TC

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.