Conheça a fórmula mágica de Greenblatt

Neste texto, abordaremos de forma simples a estratégia de seleção de ativos promovida por Joel Greenblatt. A fórmula mágica (Magic Formula) foi introduzida pelo autor no seu famoso livro “The Little Book That Beats The Market”. Para facilitar o entendimento, o texto está dividido nos seguintes tópicos:
- Quem é Joel Greenblatt?
- Estratégia de investimentos: qual a melhor?
- Fórmula Mágica: aprenda a construir
- Conclusão
Boa leitura!
Leia mais sobre análise fundamentalista:
- Aprenda a escolher as melhores empresas pagadoras de dividendos
- Valuation de instituições financeiras, conheça o passo a passo
- Entenda a alavancagem financeira
Quem é Joel Greenblatt?
Para quem ainda não conhece, Joel Greenblatt é um renomado gestor de fundos americano. Além disso, é acadêmico na universidade de Columbia e escritor, autor do livro “The Little Book That Beats the Market”. Nesse livro, Joel divulga uma fórmula mágica para seleção de ações, a qual fundamenta-se em encontrar empresas de qualidade e subavaliadas pelo mercado.
A ideia de Joel foi criar uma forma de seleção que fosse automatizada, e para isso, definiu dois filtros, o primeiro objetivando selecionar empresas de qualidade, e o segundo com o objetivo de selecionar ações com preços atrativos. O mais legal da sua trajetória é que Greenblatt, além de ser um notório acadêmico, possui larga experiência na área de investimentos, colocando em prática toda a teoria adquirida.
Estratégia de investimentos: qual a melhor?
Muitos investidores iniciantes no mercado de ações enfrentam dificuldade em saber escolher suas ações de forma eficiente. Eles se deparam com várias opções de empresas para investir, conhecê-las bem seria praticamente impossível. Atualmente, vivemos na era da superinformação e, com isso, muitas vezes o investidor se encontra confuso e sem saber ao certo qual estratégia deve seguir.
Além disso, as análises que são feitas e divulgadas para os investidores, são lotadas de vieses dos analistas e muitas vezes são tendenciosas. Dessa forma, a estratégia de Greenblatt, fornece ao investidor, um modo de seleção de boas ações, e o melhor, sem a necessidade de conhecer todas as empresas listadas na bolsa. Sem contar que a seleção se mostra livre dos recorrentes vieses emocionais.
A fórmula mágica (Magic Formula) de Greenblatt, foi pensada principalmente para sanar esse tipo de problema e confusão, visto que ela é pautada em apenas duas características para as empresas. Cabe salientar que qualquer investidor pode fazer o uso, inclusive no mercado brasileiro.
Assim, a fórmula representa uma estratégia de seleção de ações na bolsa de valores de simples e fácil aplicação. Os filtros escolhidos por Greenblatt, foram baseados na emblemática frase do famoso investidor Warren Buffett:
“É melhor comprar uma empresa maravilhosa a um preço justo do que comprar uma empresa justa a um preço maravilhoso”.
O que ele fez, foi encontrar um modelo de seleção que transformasse a lógica da frase de Buffett num parâmetro de filtro para escolher as ações. A estratégia de Greenblatt foi apresentada ao público em geral, por meio do livro The Little Book That Beats the Market”
Fórmula Mágica de Greenblatt: aprenda a construir
Tomando como base a frase do Buffett, Joel focou sua fórmula em duas palavras chaves da frase: “Empresa maravilhosa” e “preço justo”. Na visão do megainvestidor Buffett, uma empresa maravilhosa seria aquela que possui um bom retorno sobre o capital, sendo considerado por ele como a medida mais apropriada para medir a performance econômica de uma empresa.
Receiver Operating Characteristics (ROC)
Com isso, com o intuito de detectar as empresas que apresentem bons retornos sobre o capital, ou seja, encontrar uma empresa “maravilhosa”, Greenblatt estabeleceu o uso do múltiplo Receiver Operating Characteristics (ROC), expresso na seguinte fórmula:
Na fórmula, o Ebit faz referência ao que conhecemos como lucro ou resultado operacional extraído da demonstração do resultado do exercício (DRE). O denominador capital pode ser traduzido como os ativos fixos somado ao capital de giro da empresa. Com essa fórmula, Greenblatt estabelece um parâmetro para escolher boas empresas

Fonte: site de relações com investidores do Banco ABC
Total Enterprise Value
Todavia, em se tratando da segunda palavra-chave na frase de Buffett, “Preço Justo”, Greenblatt utilizou o múltiplo chamado de Earning Yield (EY), conforme a fórmula a seguir:
Nessa fórmula, o autor faz uma relação entre o lucro ou resultado operacional com um múltiplo chamado de Total Enterprise Value (TEV). O TEV nada mais é do que a somatório entre o valor de mercado da empresa com a dívida líquida. Esse número indica basicamente, qual seria o custo que alguém teria que arcar para adquirir uma empresa por completo.
Com base nessa relação entre o Ebit e o TEV, Greenblatt chegou na fórmula que representa o preço justo de uma empresa, o EY. Para testar a sua fórmula, Greenblatt utilizou dados da bolsa de valores americana, e criou um Ranking das melhores empresas.
Ranqueamento na prática
A partir de dados históricos, Greenblatt estudou qual seria a performance teórica de um investidor que teria utilizado a sua estratégia. A lógica é listar as empresas em relação ao múltiplo ROC e ao múltiplo EY. Assim, o ranking para o ROC funciona da seguinte forma:
A empresa com maior ROC, recebia o ranking 1, a segunda melhor recebia o ranking 2 e assim sucessivamente. Para o EY, também funcionava da mesma forma, exemplo: empresa A com EY= 4, e empresa B com EY= 8, quanto maior era o EY de uma empresa, menor a sua nota. No final, somava-se as duas notas:
Empresa A: ROC + EY = 5
Empresa B: ROC + EY = 10
Como resultado do seu teste, Greenblatt descobriu que sua estratégia teria resultado em um retorno anual composto de 23,8% ao ano, ao analisar o período entre 1988 e 2009. Ou seja, investindo $1.000 a essa taxa, em 20 anos atingiria a marca de $77.269.
Para fins de comparação, neste mesmo período o S&P 500 valorizou em média 9,4% ao ano. Assim, o mesmo $1.000 investido durante 20 anos, chegaria apenas a $ 6.725. Após a divulgação da sua estratégia por meio do seu livro, inúmeros acadêmicos se propuseram a testar a fórmula mágica de Greenblatt, com o intuito de validar a sua eficiência.
Apesar de não terem chegado ao mesmo resultado fantástico de Greenblatt, validaram a estratégia com retornos superiores aos mercados comparados. No Brasil, os testes realizados, obtiveram resultados surpreendentes, em todas as carteiras analisadas, os retornos superaram o retorno do Ibovespa no mesmo período.
Conclusão sobre a fórmula mágica de Greenblatt
Em suma, a estratégia de Greenblatt é notória e eficaz, podendo auxiliar os investidores a superarem a marca do mercado. Todavia, você conseguiu entender por que a fórmula mágica funciona tão bem?
A resposta é simples, a fórmula nos força a montar carteiras contendo apenas empresas de alta qualidade e que estão sendo negociadas a um baixo preço. De modo distinto, os índices de mercado, como por exemplo o Ibovespa, selecionam sua carteira com base em duas perspectivas, valor de mercado e liquidez.
Todavia, se pararmos para pensar um pouco, essas duas perspectivas, valor de mercado e de liquidez, não representam o desempenho operacional, qualidade, e muito menos o potencial de crescimento das empresas.
Quando você for aplicar a fórmula de Greenblatt, perceberá que geralmente não são as ações mais buscadas pelo público do mercado em geral. Isso explica um pouco a sua subavaliação pelo mercado, pois como são subestimadas, esse sentimento é refletido no seu preço, o que explica um preço inferior as demais. Entretanto, são empresas “maravilhosas”, por apresentarem um bom resultado para retorno sobre o capital.
Para saber mais detalhes, indico a leitura do livro do autor, o qual deixarei nas referências ao final do artigo.
TC School no YouTube
Assista a seguir, aula especial do TC Start sobre “Valuation por Fluxo de Caixa Descontado“, com os professores Arlindo Souza e André Musso:
Viu como estudar e conhecer mais sobre análise fundamentalista pode ser esclarecedor e vantajoso para os seus investimentos?
O canal no Youtube do TC School tem conteúdo para você aprender, de forma fácil e rápido, tudo o que você precisa saber antes de começar a investir.
Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok! Segue a gente lá!
Referências
GREENBLATT, Joel. The little book that beats the market. John Wiley & Sons, 2006.

E-BOOK
Análise Fundamentalista
Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.
Artigos relacionados
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.