Conheça a fórmula mágica de Greenblatt

Conheça a fórmula mágica de Greenblatt

Conheça a fórmula mágica de Greenblatt

Neste texto, abordaremos de forma simples a estratégia de seleção de ativos promovida por Joel Greenblatt. A fórmula mágica (Magic Formula) foi introduzida pelo autor no seu famoso livro The Little Book That Beats The Market.  Para facilitar o entendimento, o texto está dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Joel Greenblatt?
  • Estratégia de investimentos: qual a melhor?
  • Fórmula Mágica: aprenda a construir
  • Conclusão

Boa leitura!

Ilustração de mágico com a frase Conheça a fórmula mágica de Greenblat

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Quem é Joel Greenblatt?

Para quem ainda não conhece, Joel Greenblatt é um renomado gestor de fundos americano. Além disso, é acadêmico na universidade de Columbia e escritor, autor do livro “The Little Book That Beats the Market”. Nesse livro, Joel divulga uma fórmula mágica para seleção de ações, a qual fundamenta-se em encontrar empresas de qualidade e subavaliadas pelo mercado.

A ideia de Joel foi criar uma forma de seleção que fosse automatizada, e para isso, definiu dois filtros, o primeiro objetivando selecionar empresas de qualidade, e o segundo com o objetivo de selecionar ações com preços atrativos. O mais legal da sua trajetória é que Greenblatt, além de ser um notório acadêmico, possui larga experiência na área de investimentos, colocando em prática toda a teoria adquirida.

Estratégia de investimentos: qual a melhor?

Muitos investidores iniciantes no mercado de ações enfrentam dificuldade em saber escolher suas ações de forma eficiente. Eles se deparam com várias opções de empresas para investir, conhecê-las bem seria praticamente impossível. Atualmente, vivemos na era da superinformação e, com isso, muitas vezes o investidor se encontra confuso e sem saber ao certo qual estratégia deve seguir.

Além disso, as análises que são feitas e divulgadas para os investidores, são lotadas de vieses dos analistas e muitas vezes são tendenciosas. Dessa forma, a estratégia de Greenblatt, fornece ao investidor, um modo de seleção de boas ações, e o melhor, sem a necessidade de conhecer todas as empresas listadas na bolsa. Sem contar que a seleção se mostra livre dos recorrentes vieses emocionais.

A fórmula mágica (Magic Formula) de Greenblatt, foi pensada principalmente para sanar esse tipo de problema e confusão, visto que ela é pautada em apenas duas características para as empresas. Cabe salientar que qualquer investidor pode fazer o uso, inclusive no mercado brasileiro.

Assim, a fórmula representa uma estratégia de seleção de ações na bolsa de valores de simples e fácil aplicação. Os filtros escolhidos por Greenblatt, foram baseados na emblemática frase do famoso investidor Warren Buffett:

“É melhor comprar uma empresa maravilhosa a um preço justo do que comprar uma empresa justa a um preço maravilhoso”.

O que ele fez, foi encontrar um modelo de seleção que transformasse a lógica da frase de Buffett num parâmetro de filtro para escolher as ações. A estratégia de Greenblatt foi apresentada ao público em geral, por meio do livro The Little Book That Beats the Market”

Fórmula Mágica de Greenblatt: aprenda a construir

Tomando como base a frase do Buffett, Joel focou sua fórmula em duas palavras chaves da frase: “Empresa maravilhosa” e “preço justo”. Na visão do megainvestidor Buffett, uma empresa maravilhosa seria aquela que possui um bom retorno sobre o capital, sendo considerado por ele como a medida mais apropriada para medir a performance econômica de uma empresa.

Receiver Operating Characteristics (ROC)

Com isso, com o intuito de detectar as empresas que apresentem bons retornos sobre o capital, ou seja, encontrar uma empresa “maravilhosa”, Greenblatt estabeleceu o uso do múltiplo Receiver Operating Characteristics (ROC), expresso na seguinte fórmula:

ROC é igual Ebit dividido por Capital

Na fórmula, o Ebit faz referência ao que conhecemos como lucro ou resultado operacional extraído da demonstração do resultado do exercício (DRE). O denominador capital pode ser traduzido como os ativos fixos somado ao capital de giro da empresa. Com essa fórmula, Greenblatt estabelece um parâmetro para escolher boas empresas

Tabela com parâmetros para escolha de empresas

Fonte: site de relações com investidores do Banco ABC

Total Enterprise Value

Todavia, em se tratando da segunda palavra-chave na frase de Buffett, “Preço Justo”, Greenblatt utilizou o múltiplo chamado de Earning Yield (EY), conforme a fórmula a seguir:

EY igual ebit dividido por TEV

Nessa fórmula, o autor faz uma relação entre o lucro ou resultado operacional com um múltiplo chamado de Total Enterprise Value (TEV). O TEV nada mais é do que a somatório entre o valor de mercado da empresa com a dívida líquida. Esse número indica basicamente, qual seria o custo que alguém teria que arcar para adquirir uma empresa por completo.

Com base nessa relação entre o Ebit e o TEV, Greenblatt chegou na fórmula que representa o preço justo de uma empresa, o EY. Para testar a sua fórmula, Greenblatt utilizou dados da bolsa de valores americana, e criou um Ranking das melhores empresas.

Ranqueamento na prática

A partir de dados históricos, Greenblatt estudou qual seria a performance teórica de um investidor que teria utilizado a sua estratégia. A lógica é listar as empresas em relação ao múltiplo ROC e ao múltiplo EY. Assim, o ranking para o ROC funciona da seguinte forma:

Ilustração de duas empresas com número 1 e 2

A empresa com maior ROC, recebia o ranking 1, a segunda melhor recebia o ranking 2 e assim sucessivamente. Para o EY, também funcionava da mesma forma, exemplo: empresa A com EY= 4, e empresa B com EY= 8, quanto maior era o EY de uma empresa, menor a sua nota. No final, somava-se as duas notas:

Empresa A: ROC + EY = 5

Empresa B: ROC + EY = 10

Como resultado do seu teste, Greenblatt descobriu que sua estratégia teria resultado em um retorno anual composto de 23,8% ao ano, ao analisar o período entre 1988 e 2009. Ou seja, investindo $1.000 a essa taxa, em 20 anos atingiria a marca de $77.269.

Para fins de comparação, neste mesmo período o S&P 500 valorizou em média 9,4% ao ano. Assim, o mesmo $1.000 investido durante 20 anos, chegaria apenas a $ 6.725. Após a divulgação da sua estratégia por meio do seu livro, inúmeros acadêmicos se propuseram a testar a fórmula mágica de Greenblatt, com o intuito de validar a sua eficiência.

Apesar de não terem chegado ao mesmo resultado fantástico de Greenblatt, validaram a estratégia com retornos superiores aos mercados comparados. No Brasil, os testes realizados, obtiveram resultados surpreendentes, em todas as carteiras analisadas, os retornos superaram o retorno do Ibovespa no mesmo período.

Conclusão sobre a fórmula mágica de Greenblatt

Em suma, a estratégia de Greenblatt é notória e eficaz, podendo auxiliar os investidores a superarem a marca do mercado. Todavia, você conseguiu entender por que a fórmula mágica funciona tão bem?

A resposta é simples, a fórmula nos força a montar carteiras contendo apenas empresas de alta qualidade e que estão sendo negociadas a um baixo preço. De modo distinto, os índices de mercado, como por exemplo o Ibovespa, selecionam sua carteira com base em duas perspectivas, valor de mercado e liquidez.

Todavia, se pararmos para pensar um pouco, essas duas perspectivas, valor de mercado e de liquidez, não representam o desempenho operacional, qualidade, e muito menos o potencial de crescimento das empresas.

Quando você for aplicar a fórmula de Greenblatt, perceberá que geralmente não são as ações mais buscadas pelo público do mercado em geral. Isso explica um pouco a sua subavaliação pelo mercado, pois como são subestimadas, esse sentimento é refletido no seu preço, o que explica um preço inferior as demais. Entretanto, são empresas “maravilhosas”, por apresentarem um bom resultado para retorno sobre o capital.

Para saber mais detalhes, indico a leitura do livro do autor, o qual deixarei nas referências ao final do artigo.

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Referências

GREENBLATT, Joel. The little book that beats the market. John Wiley & Sons, 2006.

Colaboradora do TC School

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