Relatórios Integrados: geração de valor para os acionistas

Você já ouviu falar dos Relatórios Integrados?
A divulgação dos relatórios financeiros e relatórios de sustentabilidade, de forma apartada em oposição aos relatórios integrados, ampliaram o volume de informações disponíveis nos mercados.
Contudo, esse volume de informações disponíveis não necessariamente necessariamente ampliou a transparência corporativa e a compreensão sobre o processo de geração de valor nas empresas.
Entenda o conceito de Relatórios Integrados e integração de relatórios financeiros e de sustentabilidade
A utilização de relatórios integrados está alterando o panorama de divulgação de informações e tem como objetivo chave atender de forma mais adequada as necessidades informacionais do mercado.
Neste sentido, estão emergindo diferentes formas de integração dos relatórios financeiros e de sustentabilidade, entre as quais o relato integrado tem se destacado no panorama internacional.
Iniciativas para a divulgação integrada
Órgãos reguladores, ONGs e o mercado em geral têm incentivado e buscado identificar os possíveis resultados relacionados a esta alteração na forma de divulgação de informações.
Entre estas iniciativas pode-se destacar:
1) Concept Release emitido pela SEC, que questiona:
“Quão importante para os investidores é a divulgação integrada de relatórios, em oposição à divulgação em separado dos relatórios financeiros e de sustentabilidade?” (SEC, 2016, p. 214)
2) O lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), em que a meta 12.6 está diretamente relacionada à elaboração de relatórios corporativos mais abrangentes (Adams, 2017)
O item 12.6 diz o seguinte: Incentivar as empresas, especialmente as grandes empresas e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios.
3) A carta anual do presidente da BlackRock, maior empresa de gestão de ativos do mundo, em 2018.
Esta carta enfatiza a importância da adoção de um formato de evidenciação corporativa de forma holística, incluindo a evidenciação de um processo de geração de valor de longo prazo (Blackrock, 2019).
A divulgação integrada cria valor para o acionista de fato? Como?
Diante do interesse do mercado em compreender o impacto da adoção de relatórios integrados, desenvolvi a minha tese de doutorado buscando analisar qual é a relação entre a divulgação de relatórios integrados e a criação de valor para os acionistas.
Para isso, no período entre os anos de 2011 e 2018 foram analisados três efeitos:
- Redução da assimetria informacional (lucro por ação projetado x lucro por ação real)
- Redução da sincronicidade dos retornos (capacidade da ação incorporar informações específicas da companhia)
- Ampliação da previsibilidade dos resultados (lucros menos voláteis).
Mas, os efeitos citados acima são esperados dado que, por um lado, a ampliação da compreensão dos acionistas sobre o desempenho presente e futuro das empresas possibilita projeções mais precisas e incorporação de informações específicas no valor de mercado das companhias.
Além disso, a integração de informações auxilia no processo interno de tomada de decisão, o que pode resultar em performances menos voláteis, característica buscada no mercado pelos investidores (IIRC, 2017; BlackRock, 2019).
A divulgação de relatórios integrados ajuda no processo de geração de valor aos acionistas?
Adicionalmente ao que já foi citado anteriormente, analisou-se se a adoção de um framework específico para a integração de relatórios corporativos, o formato proposto pelo IIRC, apresentou relações mais pronunciadas destes efeitos.
Os resultados demonstram que após a adoção da divulgação de relatórios integrados houve uma adição de valor aos acionistas a partir das três perspectivas analisadas.
Este efeito que não foi observado na mesma proporção quando se analisou somente aquelas empresas que adotaram o modelo do IIRC, uma vez que nessa amostra somente se verificou a redução da assimetria informacional.
Portanto, para se gerar valor aos acionistas, não é necessária a adoção de um formato específico de divulgação.
Contudo, é preciso a implementação de um arranjo informacional integrando informações financeiras e não financeiras.
Assim, a adoção de relatórios integrados não se limita a um símbolo de legitimação das companhias perante o público, pois atua como um instrumento que melhora a qualidade informacional dos mercados.
Ainda, o uso dos relatórios integrados possibilita a incorporação de um maior volume de informações específicas nos preços das ações.
Dessa forma, esse tipo de informação pode nos auxiliar na tomada de decisão interna. De forma, a refletir em resultados mais previsíveis pelos investidores e demais usuários da informação financeira (ou não).
Acesse clicando aqui um exemplo de relatório integrado do Itaú.

Atuou como analista de risco de crédito no segmento corporate no Citibank e HSBC. Tem doutorado em Finanças e, atualmente, atua como professora no Departamento de Administração da UFPB
É investidor com base em análise fundamentalista.
Contribui com textos educativos para o TC School

E-BOOK
Análise Fundamentalista
Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.
Artigos relacionados
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.