Precificação de opções: entenda a grega Rho

Precificação de opções: entenda a grega Rho

tcschool

21 OUT

2 MIN

Precificação de opções: entenda a grega Rho

A grega Rho é uma das cinco gregas utilizadas na precificação de opções. Em textos anteriores, respondemos perguntas “o que é Gama em opções?” e “O que é Vega opções?”. Entretanto, se você ainda se pergunta o que são as gregas, deixarei os links para os textos no final, vamos focar na Rho agora.

  • O que é a grega Rho?
  • Rho: como mensurar?

Porém, se você ainda está perdido no mundo das opções não deixe de conferir nosso guia Mercado de opções – um guia completo do zero ao lucro.

Rho

O que é a grega Rho?

A taxa de juros é um dos pilares essenciais da precificação das opções. Contudo, nas últimas décadas, o sistema econômico brasileiro amadureceu e a condução da política monetária se tornou mais previsível.

A grega Rho é a menos conhecida dos traders. Essa grega mede a taxa de mudança do valor do ativo em relação a taxa de juros. Nesse contexto, ela mede a sensibilidade do valor de uma mudança na taxa de juros quando os outros fatores se mantêm constantes.

Para entender como o Rho afeta a precificação das opções é simples: com taxas de juros mais altas, o valor futuro (valor de mercado acrescido da taxa de juros) da ação sobe. Assim, todas as opções de compra se tornam mais atrativas e as de venda, menos atrativas.

Portanto, o Rho impacta positivamente o preço das calls e negativamente o preço das puts.

Entretanto, antes de continuarmos, baixe a nossa planilha para precificação de opções. Abordamos tanto o modelo Black & Scholes, quanto o modelo binomial, uma verdadeira ajuda para você que deseja ser bem sucedido no mundo das opções!


Rho: como mensurar?

O Rho é medido como a variação estimada no preço da opção dada uma mudança mínima na taxa de juros projetada entre o dia atual e a data de vencimento da opção. Ou seja, o Rho normalmente é apresentado como a variação estimada no preço da opção dada uma mudança de 1% na taxa de juros projetada entre o dia atual e a data de vencimento da opção.

Hoje, no Brasil, as taxas de juros estão razoavelmente estabilizadas e baixas. Nesse sentido, a observação do Rho adotou um caráter secundário em relação as demais gregas. Por fim, aqui estão os textos sobre as gregas que prometi deixar no início:

Além disso, considerando que a grande maioria das opções negociadas no Brasil são de prazos curtos ou curtíssimos, também não faz sentido atentar tanto para o Rho dessas opções. No entanto, no caso de opções mais longas, pode ser um ponto interessante para se observar.

Referências

HULL, John C. Opções, futuros e outros derivativos. Bookman Editora, 2016

Mário de Avelar, CFA
Mário de Avelar, CFA
Certificações CFA e CGA. Gestor de fundo de investimento profissional. Mais de 15 anos de experiência em bancos, corretoras e assets. Atuou como gestor de fundo de investimento multimercado e de ações. Desenvolveu estratégias de investimento quantitativas no mercado de ações e de derivativos. Tem experiência como formador de mercado e atualmente é Head Trader de opções.

A sua escola como investidor

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.