Análise técnica: aprenda a operar o padrão de três métodos

Análise técnica: aprenda a operar o padrão de três métodos

tcschool

28 MAI

2 MIN

Análise técnica: aprenda a operar o padrão de três métodos

Neste texto, falaremos sobre o padrão dos três métodos, auxiliando-o em suas análises práticas. Ele é um dos padrões de continuidade com maior nível de segurança em mercados mais calmos e tendenciosos, facilitando o tempo de entrada e mostrando confirmação de movimentos.

Aqui está um sumário dos Candles de Reversão que serão vistos neste texto:

  • Três métodos de alta
  • Três métodos de baixa

 Boa leitura!

Análise técnica

Veja nossos textos sobre análise técnica:

Padrão de três Métodos de Alta (Rising Three Methods)

Antes de tudo, o padrão de três métodos de alta é um padrão gráfico que está atrelado a alta. Ele é composto por um candle longo de alta, seguido por três candles de baixa envolvidos completamente pelo corpo do primeiro candle.

Nesse sentido, o último candle é de alta e apresenta um fechamento acima do fechamento do primeiro período. Ele consiste em uma pequena correção de um movimento de alta e caracteriza-se como um padrão de continuação altista de alta confiabilidade.

Dessa forma, primeiro candle longo e de alta indica um certo exagero na disposição dos compradores em empurrar o preço do ativo para cima durante uma tendência de alta pré-estabelecida.

Análise técnica

Vejamos na prática: Hypera Pharma (HYPE3)

Hypera Pharma (HYPE3)

Fonte: Tradingview

Conforme o exemplo acima, é possível observar que o mercado já vinha mostrando uma tendência de alta. Além disso, em certo momento, é possível observar claramente a formação dos três métodos de alta. Nesse exemplo, o mercado estava pouco volátil, mostrando tendência. Assim, essa operação poderia ser feita após o fechamento do 5º candle do padrão. O stop deveria ser colocado no 3º candle negativo do padrão.

Três Métodos de Queda (Falling Three Methods)

Por outro lado, o padrão de três métodos de queda, possui o mesmo princípio do explicado anteriormente. Entretanto, esse é utiizado quando o mercado vem em queda. Ele é caracterizado por possuir o primeiro candle longo de baixa, seguido por três candles de alta envolvidos completamente pelo corpo do primeiro candle. O último candle do padrão é de baixa, e apresenta um fechametno abaixo do fechamento do primeiro período.

Análise técnica

Vamos a outro exemplo prático: Banco Bradesco (BBDC3)

Banco Bradesco (BBDC3)

Fonte: Tradingview

Conforme podemos observar nesse exemplo, verificamos mais uma vez como esse padrão funciona bem quando está em um contexto de tendência com pouca volatilidade. Nesse exemplo, a entrada seria no fechamento do 5° candle do padrão e o stop poderia ser na mínima dele já que podemos observar que ele já mostrou uma barra cheia e com GAP em relação à anterior, ou poderíamos colocar o stop no topo anterior, para dar mais espaço para o mercado se movimentar.

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

A sua escola como investidor

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.