Banco Central cético com atividade sinaliza normalização gradual

São Paulo, 17 de dezembro – A leve redução na projeção de crescimento do Produto Interno Bruto em 2021 que o Banco Central anunciou hoje indica que a autoridade monetária permanece cautelosa com a retomada da atividade. Se somamos a isso a previsão de inflação abaixo da meta para preços livres em 2021, de 2,6%, é plausível achar que o BC quer anunciar aos mercados que a trajetória de normalização gradual da taxa básica de juros Selic será gradual.
As pressões para uma alta de juros crescem entre os investidores, mas o BC não parece muito inclinado a ceder. O diretor de política econômica da autarquia, Fábio Kanczuk, disse agora em coletiva que não vê fechamento disseminado de empresas e negócios, que o comercio não voltou ainda aos níveis pré-pandemia e que a vacinação em massa contra a Covid-19 somente deve melhorar a economia no médio prazo.
Não sendo esta uma recomendação nem uma meta técnica, vemos mais chances de a Selic deva começar a subir entre o final do segundo trimestre e o início do terceiro, em pequenas doses de 25 pontos-base cada uma, com altas nas quais o comunicado transluzirá um BC paciente e cuidados com a retomada da atividade.
Há risco de um início mais precoce do ciclo de normalização monetária? Sim. Esse cenário deverá ser pautado, na nossa visão, pelas questões persistentes sobre a sustentabilidade fiscal de médio prazo e a gestão de estabilidade financeira.

Ricardo Barros vê privatização dos Correios, MP da Eletrobras perto de análise
MP da Eletrobras estará pronta para ser votada em poucos dias, disse o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros. Confira!

Balanço corporativo guia exterior negativo; no radar, acordo do Orçamento antes do feriado: Espresso
Sem indicadores decisivos nos EUA, o dia, que começa com volatilidade no exterior, deve ser guiado pelo balanço corporativo. Confira!

Calendário Econômico: IPO, leilão, balanços
O Calendário Econômico desta terça-feira destaca precificações de IPOs, leilão do Tesouro Nacional e balanços corporativos nos EUA. Confira!