Mover

Banco Central cético com atividade sinaliza normalização gradual

Postado por: TC Mover em 17/12/2020 às 20:01

São Paulo, 17 de dezembro – A leve redução na projeção de crescimento do Produto Interno Bruto em 2021 que o Banco Central anunciou hoje indica que a autoridade monetária permanece cautelosa com a retomada da atividade. Se somamos a isso a previsão de inflação abaixo da meta para preços livres em 2021, de 2,6%, é plausível achar que o BC quer anunciar aos mercados que a trajetória de normalização gradual da taxa básica de juros Selic será gradual.

As pressões para uma alta de juros crescem entre os investidores, mas o BC não parece muito inclinado a ceder. O diretor de política econômica da autarquia, Fábio Kanczuk, disse agora em coletiva que não vê fechamento disseminado de empresas e negócios, que o comercio não voltou ainda aos níveis pré-pandemia e que a vacinação em massa contra a Covid-19 somente deve melhorar a economia no médio prazo. 

Não sendo esta uma recomendação nem uma meta técnica, vemos mais chances de a Selic deva começar a subir entre o final do segundo trimestre e o início do terceiro, em pequenas doses de 25 pontos-base cada uma, com altas nas quais o comunicado transluzirá um BC paciente e cuidados com a retomada da atividade.

Há risco de um início mais precoce do ciclo de normalização monetária? Sim. Esse cenário deverá ser pautado, na nossa visão, pelas questões persistentes sobre a sustentabilidade fiscal de médio prazo e a gestão de estabilidade financeira.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais