TC Mover
Mover

Mansano: Quais setores podem se beneficiar com a inflação?

Postado por: TC Mover em 26/05/2021 às 16:03
Fernanda Mansano aponta setores que devem ser beneficiados pela inflação

Embora a probabilidade de que a inflação saia do controle seja baixa, a pandemia de Covid-19 foi marcada por uma forte desaceleração da atividade econômica mundial, a qual exigiu, por parte dos governos, grandes estímulos econômicos com o objetivo de minimizar a recessão. Diante deste cenário, as preocupações com um cenário de inflação começam a voltar às análises quando o tema é investimento.

Entretanto, diferente de outros períodos no Brasil em que observamos a taxa de inflação acima dos dois dígitos e um ambiente econômico de recessão, o cenário parece se concretizar ao que chamamos de Reflação. O conceito remete à uma conjuntura de crescimento econômico após um período de recessão somada ao aumento geral de preços, ou seja, inflação. Não por menos, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15, IPCA-15, indicador prévio da inflação do mês, apresentou alta de 0,44% em maio frente ao mês anterior, acumulando em 12 meses 7,27%.


Projeções para inflação e outros indicadores

Arte: TC Mover


Contudo, os indicadores de atividade econômica referentes ao primeiro trimestre do ano mostraram recuperação acima da projetada para os setores da indústria e comércio varejista, por exemplo. Apesar das quedas registradas em março, o resultado veio superior ao observado em março de 2020, consolidando um primeiro trimestre positivo para a atividade. De acordo com os indicadores mensais de atividade econômica, como o IBC-Br do Banco Central e o Monitor do Produto Interno Bruto, PIB, da FGV, espera-se um crescimento do PIB de 2,30% e 1,70%, respectivamente, no primeiro trimestre de 2021 frente ao quarto trimestre de 2020, na série dessazonalizada.


Investimento x Inflação

No cenário econômico descrito, o investidor atento já pergunta quais setores que podem se beneficiar nos próximos anos e por isso elenco três deles: Infraestrutura, Consumo e Commodities.

Infraestrutura: este tem por característica ser composto por empresas cujos contratos possuem uma tendência de reajuste indexado a algum índice de inflação, como o IPCA ou o IGP-M, por exemplo, além de ser um segmento com baixa elasticidade em relação à demanda. Dentre as empresas podemos citar as de energia elétrica, e dentre elas estão as de geração, transmissão e distribuição, e as de concessões rodoviárias, assim como as de serviço de transporte.

Consumo: são empresas que operam em nichos de mercado e são capazes de aumentar seus ganhos devido às condições favoráveis ​​de oferta e demanda em seus próprios setores, dentre elas destacam-se: construção civil, varejo, vestuários, shoppings assim como as ligadas ao turismo, segmento que deverá retomar rapidamente com o avanço da vacinação.

Commodities: no cenário de retomada econômica, os programas de estímulo dos governos em todo o mundo, em especial os de infraestrutura, estão gerando uma significativa demanda por matérias-primas, a qual não vem apenas da China, mas em diversos países que estão procurando fazer melhorias estruturais após a pandemia. Dentre elas podem ser destacados os seguintes segmentos: petróleo e minério de ferro.


Principais conclusões

A inflação não é necessariamente uma má notícia, empresas podem se sair bem com a alta de preços somada ao cenário positivo de forte retomada das atividades econômicas. Além disso, empresas relacionadas às commodities historicamente tendem a ter um bom desempenho neste cenário.

Por fim, e tão importante quanto decidir seus investimentos sob a ótica macroeconômica, é fundamental analisar os fundamentos financeiros de cada empresa em que você vai investir, além das perspectivas com o objetivo de avaliar diferentes alternativas de investimento de um mesmo setor.

Arte: Vinícius Martins / TC Mover


DISCLAIMER: As informações disponibilizadas na coluna são meramente opiniões da COLUNISTA na data em que foram expressas e não declarações de fatos ou recomendações para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários, ou ainda, qualquer recomendação de investimento.


Leia também

China restringe vendas de produtos financeiros atrelados às commodities

Nogueira: Moeda do Banco Central não competirá com Bitcoin

Arthur Lira reafirma conclusão da Reforma Tributária em 2021

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais