TC Mover
Mover

Mansano: Vacinação é o estímulo da recuperação global

Postado por: TC Mover em 01/03/2021 às 17:27
vacinação

São Paulo, 1 de março – Os sinais de retomada da economia têm sido condicionados ao avanço do processo de vacinação da população, os quais já podem ser observados nos Estados Unidos, com os dados de vendas do varejo de janeiro, com aumento em 5,30% frente a dezembro e 7,43% no comparativo interanual, ambos acima das estimativas que eram entre 1,10% e 2,90%, respectivamente.

Corroborando com esse cenário, o Índice de Preços do Produtor, IPP, americano aumentou em 1,30% em janeiro no comparativo mensal, acima das estimativas que eram de 0,40%, e o índice de inflação PCE subiu 0,30% em janeiro frente a dezembro, o que traz preocupações com o caminho da inflação no país.

Por outro lado, o mercado de trabalho americano segue refletindo as medidas de isolamento social e avançam em ritmo moderado. Neste cenário, os dados de pedido de seguro-desemprego na semana passada continuam no patamar observado em novembro, aos 700 mil novos pedidos por semana.

Por esse motivo, oriento que o investidor esteja atento à divulgação do relatório de emprego Payroll, o principal indicador do mercado de trabalho americano, no qual espera-se a criação de 200 mil vagas de emprego em fevereiro.

Neste contexto, dados positivos entre os setores, preocupação com a inflação frente o avanço nos títulos de 10 anos do Tesouro dos Estados Unidos para 1,41% na semana passada e a retomada moderada do mercado de trabalho, o meu cenário para o início do aumento de juros nos Estados Unidos deverá ocorrer no segundo semestre de 2022, ante estimativas do mercado até então então direcionadas para 2023.

Por fim, ao meu ver, o que deve ser observado nas próximas semanas é a necessidade de estímulos econômicos para a economia americana, dos quais estarão alinhados ao avanço da vacinação da população e a velocidade da retomada das atividades.

Arte: Carlos Matos / TC Mover

DISCLAIMER: As informações disponibilizadas na coluna são meramente opiniões da COLUNISTA na data em que foram expressas e não declarações de fatos ou recomendações para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários, ou ainda, qualquer recomendação de investimento.


Leia também

Bradesco (BBDC4) cria vice-presidência de clientes em movimento para cuidar da base

Assaí (ASAI3) dispara em estreia na B3 com forte interesse do investidor

Vieira: PEC Emergencial traz mecanismos de ajuste fiscal diluídos no tempo

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais