Mansano, Vieira: Vacinação determinará se prevalecerá fiscal ou estímulos

O caminho mais curto para garantir a sustentabilidade da dívida, a preservação do Teto de Gastos e a recuperação da atividade econômica é a vacinação nacional eficiente contra a Covid-19, sob um plano de imunização no qual, além de proteger os grupos de risco e profissionais de saúde, sejam priorizados públicos da População Economicamente Ativa, PEA, capazes de aumentar o retorno às atividades, como experimentado, longe dos holofotes, por países como Indonésia e Israel.
Isso porque, ainda que haja continuidade de estímulos econômicos ou que sejam realizadas reformas fiscais, esses não resolverão o problema do contágio da doença, e, quanto maior a demora, mais lenta será a reabertura das atividades, em especial o setor de serviços. Em 2019, ele correspondeu a mais de 65% do Produto Interno Bruto, PIB, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, IBGE, e foi o que mais sentiu as medidas de isolamento social. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD, revelou que o setor pesou especialmente na taxa de desemprego, que soma mais de 14 milhões de pessoas.
Apesar disso, o foco nos grupos de risco, anunciado nas primeiras três fases do plano de imunização do governo, pouco impacta na atividade, e, ao retirar das próximas fases os professores e não inserir os jovens, até a reabertura das escolas e instituições de ensino superior poderão ficar em xeque. Nestes casos, é alta a probabilidade de que um calendário de retomada presencial das aulas acabe novamente inviabilizado por resistências de pais e responsáveis.
Para completar, levantamento do UOL, publicado no dia 21 de janeiro, apontou que não havia doses da Coronavac suficientes para alcançar toda a população-alvo da primeira fase do plano. Embora outras soluções estejam a caminho, a capacidade gerencial precária e a politização até aqui segue a suscitar desconfianças. Nas duas Casas do Legislativo começou a se discutir uma Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, para investigar a falta de oxigênio em Manaus e outros problemas da Saúde. O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, STF, autorizou abertura de inquérito contra o ministro Eduardo Pazuello.
Também quanto mais lenta for a imunização, maior a chance da aprovação do governo e do presidente Jair Bolsonaro caírem, conjugando maior risco do Teto de Gastos ser rompido, porque aumenta a perspectiva de medidas emergenciais serem reintroduzidas e o país naufragar em uma paralisia política que adie as reformas econômicas e fiscais. Sete em cada dez brasileiros avaliam que a situação econômica apenas vai melhorar após a vacinação ser concluída, trouxe uma pesquisa realizada pelo Datafolha.

Por isso, no final de semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que o Brasil está atrás de comprar todas as vacinas disponíveis e que a imunização em massa é decisiva para a recuperação nacional. Em linha com a ata da reunião do Comitê de Política Monetária, Copom, divulgada nesta terça-feira, que prevê uma possibilidade de “reversão temporária” da retomada na atividade econômica neste ano, a depender do cenário da pandemia e do efeito do fim do chamado coronavoucher.
Apesar de Bolsonaro ter dito na segunda-feira que o benefício é emergencial, e não “duradouro” ou “vitalício”, e que não será retomado devido à pouca capacidade de endividamento do país, na sexta, secretários de Fazenda de 18 estados enviaram carta ao Congresso pedindo a renovação do auxílio emergencial, da calamidade pública e do Orçamento de Guerra por seis meses.
Para governadores (e prefeitos), este pacote significa maior alívio no pagamento de prestações de dívidas e injeção de recursos na atividade para recompor a arrecadação e estimular o consumo, como vistas à sucessão que ocorrerá também em nível estadual, com impacto sobre as novas bancadas do Congresso e na sucessão de Bolsonaro, em 2022.
Na disputa pelo comando do Congresso, os postulantes mais competitivos têm se equilibrado em três pilares: as promessas de responsabilidade fiscal, vacinação ampla e prolongar estímulos e ajudas. Em médio prazo, a eficiência da vacinação determinará se prevalecerá o primeiro ou o terceiro.
Arte: Vinícius Martins
DISCLAIMER: As informações disponibilizadas na coluna são meramente opiniões do COLUNISTA na data em que foram expressas e não declarações de fatos ou recomendações para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários, ou ainda, qualquer recomendação de investimento.

Queda do Bitcoin coincidiu com vencimento de opções da criptomoeda
Cotação do Bitcoin chegou à mínima de US$47,5 mil ao mesmo tempo em que opções no mercado futuro venciam, indicando uma possível correlação

Entrevista exclusiva: Relator dos Correios fará ampla consulta antes de parecer
Apesar de já tramitar em regime de urgência, projeto de privatização dos Correios deve atrasar um pouco, disse relator à TC Mover. Confira!

Usiminas bate consensos com maior volume de aço desde 2014
A alta demanda por aço no mercado interno, com maior volume de vendas desde 2014, levou a Usiminas a superar os consensos. Confira!